Ícone do site Tribuna de Minas

Cinco coisas que você precisa saber antes de iniciar um curso intensivo

capa 5

post

Ecila Werneck, que cursou espanhol e inglês no Sistema 3, aproveita todas as oportunidades que tem para praticar os idiomas e confirma a eficiência do ensino intensivo

PUBLICIDADE

Como já vimos nesta coluna, o desejo de falar uma nova língua pode ser realizado em qualquer momento da vida, sobretudo na idade adulta. Quem tem pressa pode contar com metodologias de ensino intensivo, como a do Sistema 3, escola de idiomas que oferta cursos de inglês, espanhol e francês, com nove horas de aula por semana e duração de seis meses. Mas, antes de iniciar essa jornada, é importante ter em mente estes cinco fatores:

1 – Não cultive crenças limitantes
Se alguma experiência anterior foi frustrada, a tendência é desacreditar nas próximas tentativas. “Não tenho idade para isso” e “não levo jeito” são frases comuns que alimentam o medo e a falta de coragem. Essas crenças limitantes tanto podem partir de você quanto de pessoas ao seu redor, que te desencorajam a inovar. Ao aprender um idioma, a pessoa terá dúvidas, cometerá erros e terá que corrigi-los. Mas os tropeços que acontecem não podem ser encarados como incapacidade, mas sim uma oportunidade para ressignificar e seguir em frente.

2 – Vença o mito de que “só serei fluente se morar fora”
Viajar traz inúmeras lições, mas condicionar a fluência a uma experiência no exterior pode ser um grande equívoco. É possível ter um excelente nível de inglês, espanhol ou francês, por exemplo, sem nunca ter visitado um país onde essas línguas são o idioma oficial. Com todos os recursos disponíveis em músicas, filmes, vídeos, arte e noticiários internacionais, conhecer um outro país não significa ter que, necessariamente, estar lá fisicamente.

PUBLICIDADE

3 – Na primeira oportunidade de exercitar, ficar na defensiva
Falar um novo idioma é desafiante e pode desencadear quadros de nervosismo e insegurança. Por isso, o processo de estudo deve ser positivo para que o aluno vá ganhando confiança. Se o aluno estiver rodeado de pessoas que têm uma atitude positiva, que entendam que errar faz parte do processo, ele se sentirá muito mais confiante e corajoso para se arriscar. Falar “certo” ou falar “direito” é um mito, porque isso varia muito de pessoa para pessoa. Lembre-se: cada um tem um jeito próprio de se expressar e a sua fala reflete mais do que quem você é, também reflete quem você está se tornando a todo instante.

4 – Crie uma rotina de estudos com disciplina
Seja qual for a língua, para ser fluente, é preciso ter contato frequente com ela. Sai na frente quem é proativo e estimula a memória com atividade que complementam as aulas. Não espere a língua bater na sua porta, dê o primeiro passo, inicie conversas, comente em sites, interaja anonimamente, participe de jogos on-line. Isto é uma forma de exercitar e perder a timidez.

5 – Olhar para produtos artísticos estrangeiros além do entretenimento
A arte é feita para emocionar e, também, para desafiar. Quando se aprende uma nova língua, músicas, filmes, documentários e leituras são ótimos aliados. Tente entender um refrão difícil daquela canção, assista filmes sem legenda, leia notícias em sites internacionais. Esses esforços permitem melhorar a compreensão, o vocabulário e a estrutura das frases. Estudar um idioma estrangeiro significa que você está inserido num mundo totalmente globalizado, onde as possibilidades de intercâmbio cultural ou profissional estão presentes em todo instante.

PUBLICIDADE

Site: www.sistema3.com.br
Endereço: Rua Barbosa Lima, 278, Centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 22h e sábado das 9h às 16h
Telefone: (32) 3212-6496
Whatsapp: (32) 98824-1025
Facebook: /sistema3
Instagram: @sistema3

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile