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Relacionamento com o cliente: inovação também se faz pelo preço

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Fabiano Coelho explicou porque, às vezes, o aumento de preço vem acompanhado do aumento de vendas (Fotos: Juliane Sarandy)
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Estamos vivendo um período de grandes oportunidades para que as empresas inventem novas maneiras de explorar o mercado. A constatação é do professor e coordenador da Fundação Getulio Vargas (FGV), Fabiano Coelho, autor do livro ‘Formação de preço de produtos e serviços’, que esteve em Juiz de Fora nesta semana para palestra de lançamento no Núcleo FGV/Vianna Júnior. “Ainda são poucas as empresas que têm um departamento específico, ou mesmo entre as menores, um comitê, que pense no preço de forma independente, não pelo viés financeiro, de marketing ou comercial”, observou Fabiano, ao encantar a plateia com exemplos de empresas que transformaram o jeito de fazer negócio no mundo, alterando a prática de precificação.

É o caso emblemático da Netflix que faz o mesmo que as quase extintas locadoras de filmes, mas cobrando um valor mensal em vez do aluguel por unidade, valendo-se das vantagens da internet como ponto de venda. “Os serviços de mensalidade são ótimos exemplos de inovação pelo preço. Hoje, temos o clube do vinho, o clube da cerveja em que se paga uma mensalidade em troca de uma série de serviços. Isso tem muito a ver com tecnologia. O próprio preço dinâmico do Uber só é possível em função do mapeamento do cliente”, explicou o professor da FGV que integra o corpo docente do MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria que começa no próximo dia 13 de abril, no Núcleo FGV/Vianna Júnior.

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Para dominar a ferramenta preço, no entanto, as empresas precisam dominar outras, como a financeira, a mercadológica e a estratégica. “Se fizerem isso, mesmo em um período de crise, conseguem até cobrar um preço mais alto”, afirmou.As razões para isso passam pelo conhecimento em neuromarketing, ciência integrante dos cursos relacionados à administração, que aborda a forma como o cérebro humano toma decisões. “Às vezes quando uma empresa aumenta o preço passa a vender mais, porque o cliente enxerga aquilo como um produto de melhor qualidade. O mesmo vale para o inverso. Baixa o preço e não vende mais, porque o cliente pensa que não deve ter qualidade”.

Isto porque a relação entre a emoção do consumidor e o preço é total. Quando desembolsa dinheiro em espécie para o pagamento por um produto ou serviço, por exemplo, o consumidor experimenta uma sensação de dor. Já ao pagar por meio eletrônico ou por cartão de crédito, o sentimento é totalmente diferente. Por isso que as empresas mais atentas à sensibilidade do cliente conseguem resultados melhores. “O relacionamento com o consumidor é a maior falha hoje em dia. Há um grande esforço de venda, mas para muitos o relacionamento acaba aí. Deixa-se de vender um portfólio de produtos agregados, e mais, se a venda se repetir em alguns anos, um novo processo se inicia do zero. É preciso compreender que o preço é a forma de criar relacionamento”, concluiu Fabiano.

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Pós ADM é a melhor opção para quem busca formação robusta em gestão de empresas

A teoria de excelência produzida pela Fundação Getulio Vargas (FGV) estrategicamente alinhada com a prática dos mercados local e global é um dos diferenciais da Pós- Graduação em Administração de Empresas (Pós ADM), curso de especialização latu sensu que será oferecido pelo Núcleo FGV/Vianna Júnior a partir do próximo dia 4 de abril em Juiz de Fora.  “Esse curso foi desenhado para quem quer aprimorar as características gerenciais. É uma metodologia única que alia teoria e prática o tempo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para o mundo corporativo”, explica a gestora de processos acadêmicos, Marcelle Tristão Larcher que considera a opção essencial para quem busca posicionamento no mercado de trabalho.

Ideal para recém-formados no ensino superior, para os que buscam novas colocações, para mulheres que estão voltando ao mercado de trabalho e, ainda para empreendedores que precisam de formação robusta em gestão, o Pós ADM apresenta uma série de vantagens. Devido à grande heterogeneidade na formação das turmas, que reúne perfis das mais diversas áreas do conhecimento, o curso proporciona ampla oportunidade para troca de experiências, network e para o desenvolvimento do trabalho em equipes multidisciplinares. “Além disso, aliar teoria e pratica foi uma maneira inteligente para colocar ao mesmo tempo dois professores em sala de aula. De um lado, o professor autor que são os PhD’s das escolas de administração da Fundação, dando aulas diretamente dos estúdios da FGV. De outro, presente em sala de aula, está o professor executivo, que é referência em sua área de atuação”, acrescenta Marcelle. “Esses diferenciais aproximam muito o aluno do mercado de trabalho, principalmente a partir do estudo de casos”. Sem contar a parceria com a empresa de recrutamento e seleção, Vagas.com.

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Dividido em 17 disciplinas organizadas em semestres letivos, as aulas do Pós ADM são realizadas quinzenalmente, às quartas e quintas-feiras. Módulos Internacionais foram desenhados exclusivamente para quem deseja enriquecer o currículo e ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, além de adquirir vivência, aprendizado intercultural e a possibilidade de extensão da rede de contatos.

Outro diferencial do curso está na flexibilidade e mobilidade. Como são mais de 50 conveniadas FGV, oferecendo a mesma opção simultaneamente em outras cidades brasileiras, o aluno que, em função da atividade que exerce for transferido para outra localidade ou que está em viagem, pode frequentar as aulas em qualquer outra unidade. “Ao concluir o Pós ADM, o aluno estará com a formação solidificada, podendo encarar um MBA na área que realmente deseja e com possibilidade de eliminar em até 50% tanto o tempo de duração, quanto o valor do investimento”, finaliza a gestora de processos acadêmicos do Núcleo FGV/Vianna Jr.

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