Ícone do site Tribuna de Minas

Fome emocional: método ensina como criar uma boa relação com a comida

foto vinicius soares.jpgcapa
PUBLICIDADE

Quantas vezes você já usou a comida para se recompensar depois de um dia estressante e cansativo? Se isso tem se tornado algo recorrente, saiba que você pode estar sofrendo de “fome emocional”, um problema muito comum que pode afetar a saúde e atrapalhar quem deseja emagrecer. Para reverter este quadro e mostrar que as pessoas podem manter uma boa relação com a comida, o farmacêutico clínico Vinícius Soares desenvolveu uma metodologia que tem promovido uma verdadeira mudança no estilo de vida de seus pacientes, tornando a alimentação algo mais prazeroso, flexível, sustentável e sem restrições.

“As pessoas estão “comendo” suas emoções. Comem porque estão felizes, tristes, chateadas, irritadas ou estressadas. O principal fator da fome emocional é a ansiedade do dia a dia, e o objetivo é priorizar o cuidado com a saúde mental do paciente, para que ele elimine a fome emocional, quebrando esse ciclo vicioso que leva as pessoas a comerem cada vez mais”, ressalta o profissional, que possui especialização em Farmacologia Clínica e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Mudando o estilo de vida

O protocolo desenvolvido pelo farmacêutico e sua equipe é baseado nas três principais ciências do emagrecimento: psicologia, neurociências e farmacologia. “Como o emagrecimento é multifatorial, ensinamos os pacientes como mudar, gradativamente, seu estilo de vida. O resultado ocorre depois de um processo e não de fórmulas milagrosas que prometem ‘secar em 21 dias’”, explica.

PUBLICIDADE
Casos antes e depois do acompanhamento na Clínica Dr. Vinícius Soares

Ele acredita que, quando se cria essa consciência, casos de rebote do peso, como o famoso “efeito sanfona”, deixam de existir. “Nós usamos técnicas da psicologia e neurociência em nosso protocolo para que o paciente comece a mudar seu mindset em relação ao alimento.  Também prescrevo facilitadores do processo de emagrecimento de acordo com a necessidade e individualidade de cada um.

Esses facilitadores são fitoterápicos e ortomoleculares, ou seja, medicamentos completamente naturais que ajudam no processo, como, por exemplo, controlando a ansiedade, aumentando a saciedade e energia, acelerando o metabolismo etc.”

Ao mudar o estilo de vida, o paciente melhora a sua autoestima, seus relacionamentos, a maneira de olhar a vida, além de obter ganhos significativos para a saúde do corpo, com mais energia, disposição e bem-estar. “Se a pessoa muda seu estilo de vida, ela jamais voltará a ser aquela pessoa de antes. Ela se transforma por completo, tanto fisicamente quanto psicologicamente”, aponta.

PUBLICIDADE

Monitoramento dos resultados

A equipe de trabalho liderada pelo farmacêutico realiza toda a assistência ao paciente desde o primeiro contato. As consultas presenciais são realizadas uma vez ao mês, e, nos demais dias, todo o suporte ocorre por meio do Whatsapp. “Os pacientes participam dos nossos grupos exclusivos, onde passamos todas as técnicas e informações necessárias para um bom progresso do protocolo”, destaca.

Pessoas de todas as idades e gêneros podem se beneficiar com o método, porém existem exceções como grávidas, lactantes, pacientes renais graves, portadores de hepatite não controlada e pessoas que já tiveram algum problema como AVC ou infarto do miocárdio. (B.R.)

PUBLICIDADE

Av. Rio Branco, 2.555, sala 1408, Centro, Juiz de Fora (MG)
Informações e agendamento de consultas pelo telefone ou WhatsApp (32) 98853-5254 E-mail:

Facebook: /drviniciusemagrecimento
Instagram: @dr.vinicius.soares
E-mail: viniciushen@gmail.com

 

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile