Ícone do site Tribuna de Minas

Itanhandu: Sabor e herança de família para a sua casa

Queijo Itanhandu fernando priamo 11destacada
14.08.2020 06.08.49 h Queijo Itanhandu fernando priamo 22
Parmesão Itanhandu se destaca pelo sabor e tradição de mais de 50 anos (Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

O parmesão é um dos queijos mais democráticos que existe. Ele atende desde receitas extremamente elaboradas até as mais triviais, como uma boa macarronada. O parmesão também vai bem como tira-gosto, naquele happy hour com a família e amigos. E parmesão com sabor, textura e qualidade tem nome e tradição: Itanhandu, uma empresa que há 54 anos fornece queijos maturados e cortes especiais.
A origem do Itanhandu foi em 1966, quando Paulo Darcy, fundador da empresa, mudou-se do Sul de Minas para Juiz de Fora. O propósito dele era oferecer à população da cidade e região o que sua terra natal tinha de melhor: o queijo. Foi então que Paulo iniciou a distribuição dos melhores exemplares de parmesão do Brasil. Famoso pela qualidade e sabor, o produto logo conquistou o paladar dos juiz-foranos, principalmente em relação ao queijo – verdadeiramente – ralado, espesso, e não moído ou triturado, o que proporciona uma textura incomparável.
“Para a nossa família, o queijo é vida. Nosso produto é fruto da dedicação do meu avô, que passou o legado aos meus pais, Fernando e Penha, que sempre gerenciaram e mantiveram o padrão de qualidade da empresa. Hoje, à frente da administração, aplico os conhecimentos adquiridos com a experiência deles, além dos ensinamentos da faculdade de administração”, destaca o diretor da Itanhandu, Ricardo Modesto.
Mesmo com processos aprimorados e novas tecnologias ao longo de cinco décadas de atividade, a Itanhandu manteve a sua originalidade e essência, que é trabalhar com os melhores fornecedores de queijo da Serra da Mantiqueira, garantindo, assim, a qualidade do produto final. “Desde a sua fundação, a empresa opera no mesmo local, mas isso não nos impediu de trazer novos processos de beneficiamento. Os mesmos passaram por grandes mudanças, inclusive o de empacotamento é totalmente automatizado, sem contato manual, seguindo rigoroso padrão de qualidade”, explica o diretor.

Queijo é ralado e embalado na empresa, que distribui para diversos pontos de venda

Processo de maturação

Sede da empresa Queijos Itanhandu, no Bairro Santa Catarina (Foto: Fernando Priamo)

Fatores como a altitude das montanhas da Serra da Mantiqueira, o frescor do ar e da água e o tipo de pastagem são o segredo para que o Queijo Itanhandu seja um produto de sabor único e inigualável. Contudo, o toque final, e que faz toda a diferença, fica por conta do processo de maturação, que é rigorosamente controlado e que pode chegar a até seis meses. “A maturação faz o queijo chegar à consistência ideal para ser ralado, empacotado e distribuído para os mercados”, ressalta Ricardo. O processo de maturação, ou cura, como também é conhecido, é feito em prateleiras de madeira, um recurso que realça ainda mais o sabor e aguça o paladar.
Nos supermercados, o produto Itanhandu disponível para compra é o parmesão tradicional, que pode ser encontrado em peças fracionadas e também ralado, em pacotes de 50 gramas. A empresa ainda fornece peças inteiras do queijo parmesão, pesando um quilo ou cinco quilos. Outra linha, limitada e exclusiva, é comercializada diretamente na loja. São o parmesão defumado, o parmesão ao vinho, o temperado e o quatro sabores.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

Endereço: Rua Moraes Sarmento, 21, Santa Catarina
Telefone: (32) 3215-9146
Site: queijoparmesaoitanhandu.com.br

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile