Nesta edição do Saúde em Dia, a Santa Casa compartilha com seus leitores alguns dos principais fatos que marcaram a sua história mais recente, registrados nos últimos 10 anos.
Jornada Médica aborda a Covid-19
Há mais de 20 anos, a Jornada Médica é um evento que faz parte da agenda comemorativa do aniversário da Santa Casa. Em 2020, o encontro ocorreu de forma on-line, nos dias 12 e 13 de agosto, em duas lives pelo YouTube. Para discutir o tema deste ano, sobre a Covid-19, a 22ª edição da jornada contou com a participação da Dra. Amanda Francisco Martins, da Santa Casa de São Paulo, além de outros médicos e profissionais da saúde que relataram sobre as ações de enfrentamento e de tratamento à doença.
O propósito da Jornada Médica é primar pela educação continuada, reafirmando ainda mais a vocação da Santa Casa de Juiz de Fora na formação de profissionais da saúde, abrindo espaço para o debate e a troca de experiências, de modo a construir abordagens e condutas relativas à saúde e aos pacientes.
Destaques na última década
2012
Novos apartamentos para os clientes do Plasc
Ao longo de sua trajetória, a Santa Casa não mediu esforços para proporcionar melhorias aos seus pacientes, tanto aqueles atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) quanto pelo Plasc, plano de saúde da Santa Casa. Para os clientes assistidos pelo plano, a Santa Casa realizou uma reforma nestes leitos, localizados em dois andares do hospital (11º e 12º).
Os apartamentos passaram por reformas e tiveram seu mobiliário substituídos por opções ergonômicas. O armário principal de cada quarto reúne diversas funcionalidades, como espaço para higienização das mãos, frigobar, mesa de refeições para o acompanhante e espaço para organizar objetos de uso pessoal do paciente. A setorização permite o melhor aproveitamento do espaço com muito mais conforto.
O revestimento escolhido para o piso – manta vinílica – possui alta tecnologia voltada para ambientes hospitalares. Com fungicida incorporado à sua massa, o piso garante maior resistência contra fungos e bactérias. As cortinas em PVC são de fácil manutenção e foram projetadas dentro de caixas que evitam a passagem de luz, permitindo blecaute total do quarto. Mas, caso o paciente queira utilizar luz natural, a cortina pode ser totalmente suspensa. As poltronas e os sofás são forrados com tecidos náuticos, que conferem mais facilidade na higienização.
Outro recurso inovador foi a disposição da iluminação. A orientação é que seja ligada apenas a sanca em LED. Desta forma, o médico pode entrar no quarto e higienizar as mãos apenas com o foco de LED acima da cuba, sem incomodar o paciente. Já a régua de luz direta focada no paciente pode ser utilizada para a leitura. Todos os quartos são equipados com ar-condicionado split, e as novas esquadrias possuem vãos adequados para privilegiar a ventilação e luz natural.
2013
Santa Casa é certificada como Hospital de Ensino
A conquista veio para reforçar a vocação da instituição como hospital escola, já que, desde 1968, possui o Programa de Residência Médica, responsável por formar profissionais nas mais diversas especialidades médicas e da saúde. São dez programas de especialização profissional, entre eles anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, endocrinologia/metabologia, ginecologia/obstetrícia, nefrologia, ortopedia/traumatologia, pediatria, e neonatologia, inserida no programa de 2017, devido à grande procura.
Além da excelente infraestrutura, o programa conta com preceptores do mais alto nível de formação, como mestres, doutores e especialistas, sobretudo ligados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que proporciona aos residentes um excelente campo de treinamento e aprendizado.
Ser considerada um Hospital de Ensino significa que a Santa Casa possui diretrizes curriculares voltadas para a formação de profissionais que contemplam o sistema de saúde vigente no país, priorizando o trabalho em equipe e com ênfase no SUS. Deste modo, o ensino colabora ativamente na constituição de uma rede de cuidados progressivos à saúde, garantindo mecanismos de participação e controle social no hospital, além de melhoria contínua na capacitação e na qualidade dos serviços prestados.
2016
Melhorias estruturais para os colaboradores
A Santa Casa acredita que a excelência e a qualidade no atendimento começa de dentro para fora. Ou seja, dando todo suporte e estrutura para que os colaboradores possam atuar com mais conforto e segurança. Para isso, a partir de 2016, a instituição iniciou investimentos na área de arquitetura hospitalar, reformulando e adequando os espaços, sobretudo aqueles de uso comum pelas equipes.
Um desses trabalhos aconteceu nos vestiários, tanto feminino quanto masculino, que foram equipados com armários e chuveiro aquecido com energia solar. Outra reforma foi registrada na sala de descanso. Foram instaladas TV , banheiros, filtro de água e espreguiçadeiras em polipropileno, que são de alta resistência e ideais para momentos de repouso, seja em horários de almoço ou intervalos.
O salão administrativo também passou por reformas, melhorando o desempenho das equipes durante treinamentos e reuniões, a comunicação e processos internos. Ainda na área de arquitetura hospitalar, a Santa Casa realizou investimentos na área de circulação e nas alas de internação, trabalhando em cores e pontos de referência para criar uma identidade em cada ambiente, fornecendo pistas de orientação e locais memoráveis para otimizar a rotina das equipes.
2018
Manutenção do título de Hospital Amigo da Criança
2020
Inauguração da nova portaria e ampliação de leitos de CTI
Nesta ano, a Santa Casa concluiu duas importantes obras. A mais recente foi a nova portaria, inaugurada no dia 11, após a benção realizada pelo arcebispo Dom Gil Antônio, e que começou a operar na última segunda-feira (17). O novo espaço busca aprimorar o principal acesso ao hospital, com melhoria do fluxo de pessoas e acessibilidade. O projeto de ampliação da portaria é assinado pela Arto Arquitetura, que destaca a iluminação natural e o jardim vertical, deixando o ambiente ainda mais acolhedor e humanizado. Outra novidade é a tecnologia de reconhecimento facial, uma inovação que reforça a segurança.
O novo espaço abriga os serviços essenciais do hospital: Recepção, Internação, Pré-agendamento e Informações. Além disso, agrega os setores de apoio como Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Serviço Social.
Outra obra finalizada pela Santa Casa foram os novos leitos de terapia intensiva, que dobrou a capacidade da UTI. Desde então, esses leitos estão sendo usados por pacientes em tratamento da Covid-19. O CTI, ainda mais moderno e confortável, conta com leitos e apartamentos com monitor multiparâmetros, bomba de infusão, ventiladores e instalação para hemodiálise. As camas do novo CTI priorizam a segurança do paciente, para isso, abaixam em até 20cm do chão, para que não se utilizem escadas, reduzindo o risco de queda. O colchão é especial para não produzir lesões. O ar-condicionado do ambiente possui filtro HEPA, que evita contaminação.
Nos apartamentos, as portas de vidro possuem persiana embutida, que, além de dar privacidade ao paciente, evita contaminação. O ambiente do CTI é humanizado, com TVs para os pacientes e janelas amplas. Em alguns casos, após a pandemia, os acompanhantes poderão ficar junto ao paciente. Para isso, terão sofás, mesa para refeições e armário no quarto.
Telefone: 3229-2222
Site: www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf