A Associação dos Municípios da Microrregião do Vale Paraibuna (AMPAR) e a Leandro Morilhas Soluções Educacionais (LMSE) se uniram para implantar a Universidade Corporativa AMPAR (UniAmpar). O projeto tem como objetivo ampliar a oferta de serviços, e também contribuir para melhorias na administração pública, sobretudo dos municípios da área de abrangência da instituição de fomento ao desenvolvimento regional.
“A LMSE é uma startup voltada para o setor educacional que visa trabalhar o conceito da educação 4,0, em que o aluno aprende, colocando a mão na massa. Umas das grandes preocupações nossas é que o modelo tradicional de educação oferece muita teoria. Porém, quando o aluno se forma, não sabe o que fazer na prática. A ideia da LMSE é que ele tenha acesso ao conteúdo que realmente vai precisar na vida profissional. A UniAmpar é fruto de um trabalho em conjunto exatamente para trazer esse conceito para a nossa região” explica o coordenador da UniAmpar e professor parceiro da LMSE, Rovilson Gonçalves.
Segundo ele, trata-se de um projeto pioneiro, afinal, não existe nenhuma outra associação de municípios que tenha criado uma universidade para atender às necessidades regionais e particulares de cada município. O curso oferecido pela UniAmpar é o superior de Tecnologia em Gestão Pública que apresenta oportunidades para os servidores municipais se desenvolverem ainda mais na gestão de prefeituras, secretarias e demais órgãos públicos.
“É um curso voltado para funcionários públicos que já atuam dentro das prefeituras e das câmaras municipais. Mas ele também é aberto para as pessoas que queiram ingressar, por exemplo, no setor público, ou até mesmo para políticos que queiram se reciclar. Além disso, pessoas interessadas na gestão pública também podem fazer. Ou seja, é aberto para todos os interessados”, acrescenta Rovilson.
Com duração de dois anos, o curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota cinco. É uma iniciativa bem avaliada, com gestores de alto gabarito que conhecem toda a estrutura da administração pública, observa o coordenador da UniAmpar. Na modalidade EAD, as aulas ficam gravadas, para que o aluno estude no horário e local que preferir. Aos sábados, a aula é ao vivo para o esclarecimento de dúvidas.
Foco na prática
O curso de Tecnologia em Gestão Pública tem conteúdo sob medida para as prefeituras da área de abrangência da AMPAR. Conta com suporte tecnológico, pedagógico e acadêmico 24 horas, durante sete dias por semana. Os conteúdos são transformados em projetos práticos, integrando teoria e prática.
“Ao final de cada semestre o aluno terá que apresentar um projeto baseado no que aprendeu e que tenha relação com seu trabalho. Por exemplo, se for funcionário de uma prefeitura, ele fará um projeto para melhorar a gestão do município. É um curso bastante amplo, que aborda desde liderança na gestão de pessoas, passando por direito administrativo, licitação em contratos, orçamento público e controladoria e auditoria dentro dos municípios e câmaras municipais”, explica o coordenador.
Após a formação, o profissional será capaz de diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão pública; desenvolver e aplicar inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão pública, e planejar, implantar, supervisionar e avaliar projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional.
O aluno também desenvolverá habilidades, para aplicar metodologias inovadoras de gestão, baseadas nos princípios da administração pública, da legislação vigente, das tecnologias gerenciais, dos aspectos ambientais e da ética profissional, assim como planejar e implantar ações vinculadas à prestação de serviços públicos que se relacionam aos setores e segmentos dos processos de gestão.
Para ser um associado
Acesse: https://amparzonadamata.org.br