Reconhecida por sua alta performance, a Santa Casa foi agraciada na 8ª edição do Prêmio Excelência em Saúde, do Grupo Mídia, responsável pela Revista Healthcare Management. A instituição foi premiada ao lado de outros hospitais de renome como o Sírio-Libanês, em São Paulo e Moinhos de Vento, de Porto Alegre. Foram 39 instituições ganhadoras de todo o país.
Nesta edição, o Prêmio Excelência da Saúde reconheceu as instituições com base em suas atuações no decorrer da última década, e não só num ano, tornando o reconhecimento ainda mais especial. A escolha de todos os ganhadores foi feita através de análise do conselho editorial do Grupo, que leva em conta pesquisa de mercado e análises de “cases”.
Para o presidente da Santa Casa, Dr. Renato Loures, o reconhecimento significa a prestação de um serviço de qualidade à população da cidade e da região, especialmente, àqueles que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). “É um estímulo para a melhoria contínua dentro da Santa Casa. Saber que o hospital foi considerado um dos melhores do país vem ao encontro daquilo que propusemos há dez anos, quando assumimos a direção”.
Ele reforça que a instituição se tornou um dos maiores hospitais filantrópicos do país e um dos maiores hospitais brasileiros, contando com certificações e acreditações relevantes no cenário nacional e internacional. “Nos últimos 10 anos, conseguimos investir em melhorias de equipamentos e infraestrutura e hoje temos uma instituição moderna, que presta serviços relevantes, com uma gestão que tem objetivos claros e metas definidas”, destaca Loures.
Tradicionalmente, o evento acontece no mesmo fim de semana do Fórum Healthcare Business. Porém, em 2020, a premiação seguiu formato digital e aconteceu em outubro.
Colaboradores da Santa Casa são essenciais para reconhecimento
Obstinada por qualidade e processos, a Santa Casa encontrou em seus colaboradores o caminho para grandes ganhos e eficácia em seus resultados. A busca por certificações de excelência norteia o caminhar da instituição, que conta com 2.400 colaboradores e 850 médicos, já integram a lista as certificações conquistadas na Organização Nacional de Acreditação (ONA Nível 3, ISO 9001 versão 2015), além da Certificação de Hospital de Ensino por ter investido, também, na área da educação, ofertando 21 vagas para residência em dez especialidades médicas. A entidade segue trabalhando porém, para o reconhecimento internacional, com a conquista da Acreditação Internacional Dias Niaho.
A Santa Casa já acumula o título de Hospital Amigo da Criança, por ter o serviço referenciado de maternidade de alto risco e por ser comprometida com o melhor atendimento ao recém-nascido. “Transformamos um hospital que era velho, antigo, em um hospital moderno, capaz de realizar todo o atendimento altamente especializado e que possa dar uma contribuição a toda a população de Juiz de Fora”, afirma o presidente da Santa Casa. A unidade hoje ocupa a décima posição entre os transplantadores de rins do país, sendo a primeira no Estado de Minas Gerais.
Investimento no ser humano
Para Dr. Renato Loures, o maior investimento, ao longo da última década, foi em recursos humanos. Há uma preocupação com treinamentos e melhorias contínuas para os colaboradores, para que se possa, cada vez mais, oferecer acolhimento e humanização. “Essas são as nossas prioridades hoje. Quem nos procura chega em um momento de grande fragilidade e precisamos acolher com carinho e amor.” Até 2023, a Santa Casa de Juiz de Fora pretende se tornar referência nacional através de um novo modelo de gestão.
“Saber que o hospital foi considerado um dos melhores do país vem ao encontro daquilo que propusemos há dez anos, quando assumimos a direção”
Dr. Renato Loures
Presidente da Santa Casa
Santa Casa: Hospital vocacionado em cuidar
Cuidar de pessoas: está é a principal vocação da Santa Casa. Por isso, é impossível não atribuir o Prêmio Excelência da Saúde aos profissionais que compõem o quadro da entidade. Em 2009, a Santa Casa implementou a Comissão de Humanização, cuja finalidade é educar seus colaboradores para o atendimento. Desde aquele que recebe o paciente na portaria até quem o conduz à porta de saída tem a consciência de que deve atuar com técnica, arte e amor. “Antes de ser um excelente profissional, há de ser um bom ser humano. Cabe ao profissional, seja o porteiro ou o médico de alta complexidade, dar o consolo, o abraço, o aperto de mão”, destaca o Padre José Leles da Silva, diretor-secretário da Santa Casa e presidente da Comissão de Humanização.
A entidade oferece também, em caráter pioneiro, os serviços de Psicologia Hospitalar e Ouvidoria. Semanalmente, o grupo realiza reuniões com temas levantados a partir da demanda de seus pacientes, sejam elas positivas ou negativas, sobretudo, com a preocupação com quem vai ser cuidado e também com o cuidador.
Com mais esse prêmio na prateleira, a gestão da Santa Casa não mede esforços em busca de mais conquistas e melhorias para seus pacientes. Para o próximo período, já trabalha para aprimorar o atendimento a familiares de pacientes internados, com intuito de abrigar os acompanhantes sem condições de hospedagem.
Leia também: Sepse: Saiba mais sobre uma das doenças que mais matam no Brasil
Telefone: 3229-2222
www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf