Ícone do site Tribuna de Minas

Ensino médio integral gratuito no Jesuítas: Inscrições abertas

destaque 18
PUBLICIDADE

Dar um estudo de qualidade para os filhos é o desejo da maioria dos pais, por isso muitos se desdobram para oferecer a eles uma educação de excelência. Estudar, por exemplo, em uma escola particular é o sonho de muitos estudantes, mas o valor da mensalidade acaba sendo um empecilho para jovens em vulnerabilidade socioeconômica. Mas, para contemplar esse grupo, o ensino médio integral é uma realidade no Colégio dos Jesuítas.

Por isso, o Colégio dos Jesuítas renova seu compromisso filantrópico com a comunidade e abre inscrições, entre os dias 23 e 26 de novembro, exclusivamente no site da instituição, para a 1ª série do Ensino Médio Integral, curso totalmente gratuito, para jovens de 14 a 17 anos, cuja família se encontra em vulnerabilidade social.

PUBLICIDADE

Através das bolsas, os estudantes ganham uniforme, livros didáticos, almoço, dois lanches diários e vale-transporte (neste caso, mediante a análise da necessidade, considerando-se o local de residência da família). Além disso, o Colégio dispõe de uma estrutura para o acompanhamento do educando como forma de garantir a adaptação e a tranquilidade durante o Ensino Médio.

PUBLICIDADE
(Foto: Fernando Priamo)

 

 

PUBLICIDADE

“A grande questão é apostar na formação integral do indivíduo, não só no horário de aula”

Welerson Spada
Coordenador da Unidade III do Colégio dos Jesuítas

 

PUBLICIDADE

 

Segundo o coordenador da Unidade III (8º ano à 3ª série/Médio) do Colégio dos Jesuítas, Welerson Spada, faz parte da essência apostólica da instituição oferecer educação de qualidade e inclusiva. “A grande questão é apostar na formação integral do indivíduo, não só no horário de aula. Isso significa desenvolver competências e habilidades das mais diferentes esferas. O estudante precisa ser consciente, competente, compassivo e comprometido, consigo e com o outro. Isso tudo faz parte da essência e toda essa caminhada foi fruto de muita conversa com a parte pedagógica da escola, os estudantes e professores”, destaca.

“O retorno destes estudantes é impressionante, são queridos na escola por todos, dos professores aos funcionários da biblioteca e o pessoal da limpeza. O que eles demonstram, em termos de gratidão e empenho, é espantoso”, ressalta o coordenador.

PUBLICIDADE

Durante os três anos de aprendizagem, esses estudantes possuem acompanhamento com objetivo de apoiá-los em todas as demandas, fazendo, inclusive, a ponte entre a escola e a família, que vivenciam juntas todo esse processo. “Nós temos os orientadores de aprendizagem. Eles acompanham esses meninos durante as aulas e nas orientações de estudo. Ajudam a planejar o horário de estudo fora da escola. Se surgir uma questão de natureza particular, nossa equipe acolhe e ajuda no encaminhamento aos profissionais especializados sempre que necessário”, afirma Welerson.

Sonho perto de ser realizado

A estudante Larissa Rezende Celestino, de 17 anos, na terceira série do Ensino Médio Integral, sonha ser veterinária e, através do Colégio dos Jesuítas, vê esse sonho cada vez mais perto de ser realizado. Desde o primeiro ano no Ensino Médio Integral, a jovem passou a se dedicar, integralmente, a inúmeras atividades que mudaram suas perspectivas de futuro.

(Foto: Fernando Priamo)

“A base que eu aprendi aqui vou levar para o resto da vida”

Larissa Celestino
Estudante da 3ª série do Ensino Médio Integral

PUBLICIDADE

Ela, que veio de escola pública, sabe das dificuldades que encontraria se não tivesse essa oportunidade. “Eu acho muito diferente a dinâmica que eles usam com a gente, nos ensinam a ser cidadão. O processo, desde o início, foi muito tranquilo. Nossos professores nos acalmam em relação ao vestibular, eles preparam a gente muito bem”, conta. “Eu amadureci muito como pessoa depois que entrei para o Colégio. Eles possuem uma dinâmica de coletividade muito interessante, isso ajuda muito no nosso autoconhecimento. A base que eu aprendi aqui vou levar para o resto da vida”, destaca Larissa.

Gratidão e responsabilidade

No caso do antigo aluno Victor Augusto de Almeida Tirapani, o sentimento de gratidão está estampado em seu rosto. Morador do Linhares, Região Leste da cidade, o estudante de 18 anos passou em história na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e se viu contemplado por toda a aprendizagem adquirida no Colégio dos Jesuítas no Ensino Médio Integral.

(Foto: Fernando Priamo)

“O Colégio forma seres humanos conscientes, competentes. A formação humana aqui é extraordinária”

Victor Tirapani
Antigo aluno do Ensino Médio Integral

“O colégio sempre foi um sonho muito distante, então foi tudo muito novo e isso também assustou um pouco. Porque eu via a minha responsabilidade de não perder a oportunidade, por isso me empenhei demais”, afirma. “Eu costumo dizer que existiu um Victor antes do Colégio dos Jesuítas, e hoje existe outro. Porque o Colégio forma seres humanos conscientes, competentes, compassivos, no sentido de ter compaixão pelo próximo e pelo mundo. Forma cidadãos globais mesmo. A gente tem um compromisso com a natureza e com a vida acadêmica. A formação humana aqui é extraordinária.”

Victor deixou uma mensagem para todos os estudantes que, futuramente, vão participar desta experiência: “Que se entreguem mesmo e confiem nos professores, confiem no Colégio, na competência de formar academicamente e humanamente. Essa é uma oportunidade para a vida inteira”.

Proposta completa 10 anos

Novo espaço para as aulas oferece salas com disposição diferenciada das mesas e cadeiras (Foto: Fernando Priamo)

Iniciada em 2011, a proposta é qualificada ano após ano. Começou com a transferência das aulas do período noturno para o vespertino a partir de 2016. Em 2017, ampliou o currículo para 40 horas semanais, com foco em oficinas de aprendizagem, aulas de teatro e a inclusão da educação física.

Este ano, um novo prédio foi reformulado para receber com mais conforto as turmas do Ensino Médio Integral, qualificando a aprendizagem. Nas salas de aula, por exemplo, além de projetor e quadro interativos, as paredes foram preparadas com materiais que permitem a estudantes e educadores escreverem, ampliando as possibilidades pedagógicas. Outros recursos que favorecem a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe são a disposição diferenciada das mesas e cadeiras nas salas, além de um importante suporte tecnológico, que possibilita a efetivação de propostas de aulas híbridas e multimodais.

Endereço: Av. Presidente Itamar Franco, 1600
Telefone: (32) 2101-5700
Site: colegiodosjesuitas.com.br
Facebook: /colegiodosjesuitas
Instagram: @colegiodosjesuitas
Twitter: /JesuitasJF
E-mail: contato@coljes.com.br

Sair da versão mobile