Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que cerca de 66 mil novos episódios da doença sejam diagnosticados no Brasil até o final de 2020. Apesar de boa chance de cura em estágio inicial, pesa o preconceito e a falta de autocuidado.
Sabendo da importância do cuidado masculino para frear a evolução da doença e fortalecendo o compromisso de cuidar da saúde de seus pacientes, o Hospital Albert Sabin oferece consultas eletivas, dentre elas no Ambulatório de Urologia ao longo da semana.
Câncer de próstata: Uma doença silenciosa
A próstata é uma glândula do sistema genital masculino, localizada embaixo da bexiga. Por ela passa parte do canal da urina e alguns homens sentem dificuldade de urinar quando a próstata cresce. Isso é o crescimento benigno e não se transforma em câncer.
“No câncer da próstata inicial, pode não haver sintomas, e por isso deve-se fazer a busca ativa através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue”, explica Eduardo Valle.
Para a maioria dos homens, recomenda-se que a avaliação seja iniciada aos 50 anos e repetidas anualmente. Os negros e aqueles com parentes de primeiro grau com histórico da doença (pai e irmãos) devem começar a monitorar a próstata a partir 40/45 anos de idade. “É uma doença extremamente rara abaixo dos 40 anos. A incidência começa a aumentar a partir dos 50 anos. Dois em cada três pacientes com essa doença têm mais que 65 anos quando recebem o diagnóstico”, informa o médico.
Um em cada dez homens desenvolve a doença no decorrer da vida, mas do ponto de vista individual há muito mais chance de sobreviver à doença do que sucumbir a ela. Apesar da alta incidência, os tratamentos oferecem muita oportunidade de cura e longa sobrevida, principalmente se o tumor é de menor risco e diagnosticado mais precocemente.
Os tumores de próstata, na maioria das vezes, crescem lentamente e por isto dão chance ao paciente de ter o seu diagnóstico precoce. É nisso que temos que nos apegar. Alguns são tão indolentes que não necessitarão de tratamento invasivo, outros poderão necessitar de uma intervenção. Alguns poderão submeter-se a tratamentos minimamente invasivos. Não há uma receita única. Cada caso é um caso. O paciente e o seu médico de confiança é que vão definir a melhor estratégia para o problema. Juiz de Fora possui excelentes urologistas, oncologistas e radioterapeutas, todos habilitados a tratar esta doença de uma forma multidisciplinar, em conjunto, de acordo com as necessidades de cada paciente.
Vida saudável e boa alimentação
Mesmo não havendo consenso, alguns estudos sugerem que dietas pobres em gordura e carnes vermelhas, mas ricas em grãos, cereais, frutas e vegetais podem proteger contra o aparecimento do câncer de próstata. “Alguns estudos sugerem que dietas hipercalóricas, ricas em gorduras e pobres em fibras, frutas e vegetais aumentam o risco, mas o tema é controverso.”
Acreditação nacional
Referência em saúde na cidade de Juiz de Fora e região, o Hospital Albert Sabin conquistou, em 2019, nível máximo de acreditação na Organização Nacional de Acreditação (ONA) e, em 2020, se manteve com a certificação de Excelência- Nível 3. A avaliação da qualidade dos serviços é fundamental, especialmente como referência para os pacientes, que buscam as melhores opções de tratamento e cuidado.
Câncer de próstata
Fatores de risco
• Ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade de desenvolver a doença. O risco é maior quando o parente afetado é um irmão e quando há vários casos na família
• Homens negros correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos
• É possível que homens obesos corram mais risco
• Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias químicas, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata
Leia também: Albert Sabin: Referência e tecnologia no atendimento do AVC
Urologia Albert Sabin
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ª feira _ 12h às 15h
4ª feira _ 8h às 9h30 e 12h às 15h
5ª feira _ 14h às 16h
6ª feira _ 10h às 12h
Endereço: Rua Dr. Edgar Carlos Pereira, 600, Santa Tereza
Telefone: (32) 3249-7000
Site: www.sabinjf.com.br
Facebook: /sabinjf