Profissionais interessados em ampliar seus conhecimentos na área de arquitetura e urbanismo passam a contar, a partir deste semestre, em Juiz de Fora, com quatro novas especializações na área, oferecidas pelo Instituto de Especialização e Extensão (IESPE). Os cursos de pós-graduação são presenciais e voltados não só para arquitetos recém-formados ou já experientes no mercado mas também para graduados em áreas que dialogam entre si, como as engenharias e o design. As inscrições estão abertas, e as aulas começam já no próximo mês.
“A arquitetura é multidisciplinar, por isso, todas as áreas são bem-vindas para criar diversidade e produzir um conhecimento sólido por meio das trocas de experiências. Nosso objetivo é ampliar a discussão, ensinar e interpretar informações, criando uma comunidade de arquitetura, fomentada não só pelos cursos de pós-graduação, como cursos de extensão e eventos que também promovemos”, destaca a supervisora da pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do IESPE, Aline Gouvêa Leite.
Há oito anos em atividade na cidade, o IESPE sempre buscou ofertar cursos de especialização em áreas descobertas na cidade, como a nutrição e a enfermagem, por exemplo. “Seguindo esse raciocínio, foi assim com a arquitetura também, que só tinha o stricto sensu, o mestrado. Por outro lado, há muitas faculdades de graduação em arquitetura e urbanismo, logo, percebemos a oportunidade de oferecer a especialização a esses alunos. Assim, buscamos formações inovadoras, baseadas em tecnologia e mercado de trabalho, ou seja, coisas que agregassem mais à vida profissional do arquiteto”, explica o diretor do IESPE, Walbet Vianna Jr.
Temas atuais e urgentes
Os quatro temas escolhidos pelo IESPE, segundo a supervisora, permeiam áreas de formação inéditas na cidade. “Na arquitetura temos um campo de conhecimento e de atuação muito vasto, logo, procuramos estabelecer quatro cursos distintos que pudessem fomentar esse profissional dentro de cada área escolhida. As pós-graduações misturam teoria, prática e aplicação”, explica. Todos os cursos têm a duração de um ano e meio e as aulas acontecem em encontros mensais, aos sábados e aos domingos.
Como coordenadora da pós-graduação em Sustentabilidade e Tecnologias na Arquitetura, Design e Paisagismo, Aline destaca que o curso vai explorar os recursos disponíveis dentro da arquitetura para subsidiar a sustentabilidade em um projeto. “Envolve o conhecimento de ferramentas e técnicas que trazem mais conforto ao ambiente e melhor aproveitamento dos recursos naturais, como luz, água, energia. Neste curso contamos com docentes de outras áreas, como a psicologia da arquitetura, por exemplo.”
Para quem quer se especializar e renovar seus conhecimentos dentro das ferramentas aplicadas na elaboração de projetos, pode investir na pós em Técnicas Projetuais e BIM. “A inovação e a tecnologia estão revolucionando a atuação do engenheiro, do arquiteto e do técnico dentro da obra. A proposta é mostrar técnicas atuais e tendências em disciplinas que envolvem software, drones, big data, realidade virtual e aumentada e internet das coisas. Também vamos abranger assuntos pouco explorados na graduação, como o marketing na arquitetura e o gerenciamento de escritórios”, pontua o coordenador do curso, José Ricardo Munch.
Os campos da conservação, intervenções e restauração do patrimônio serão os temas da pós em Restauro, Conservação e Intervenções em Bens Culturais Edificados. Conforme a coordenadora da formação, Thais Filgueiras, o objetivo é aprofundar a visão crítica dos profissionais neste segmento. “Para isso, buscamos ter em nosso corpo docente professores multidisciplinares, como turismólogos e historiadores, que estão diretamente envolvidos em questões voltadas para o patrimônio. É uma demanda que sempre existiu, e a formação vai auxiliar o profissional a reintegrar esse patrimônio à sociedade. Serão trabalhadas disciplinas que envolvem legislação vigente, técnicas de planejamento e de projeto, consultorias e acompanhamento de obras.”
Por fim, quem se interessa pelo planejamento urbanístico das cidades pode cursar a pós em Planejamento e Gestão Urbana Municipal. A especialização vai trabalhar ferramentas para entendimento, organização e monitoramento do território, capacitando o profissional para lidar com políticas públicas urbanas atualizadas. “Preenche uma lacuna pouco estudada na graduação e que muitos profissionais acabam aprendendo na prática. Existe uma série de municípios na região que precisa de uma capacitação técnica nesta área, logo, profissionais que se interessam no planejamento urbano podem explorar este campo”, comenta o coordenador da pós, Raphael Rodrigues.
O corpo docente da formação em arquitetura conta com profissionais renomados e reconhecidos no setor, como Nikola Arsenic, Cláudio Mafra, Rogério Mascarenhas, Bruno Fernandes, Márcia Lanna, Regina Coeli Mendes Valadão, Lina Malta Stephan, Claudio Forte Maiolino, Wagner Barboza Rufino, Frederico Riani e Claudia Barbosa Veloso Souto.
Outras áreas de atuação
Além dos cursos na área de arquitetura e urbanismo, o IESPE oferta formações em educação, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, gastronomia, gestão, medicina, nutrição e psicologia. São cursos de pós-graduação, extensão e imersão. A novidade será a utilização da nova sala de aula preparada para metodologias de aprendizagem ativa. Sala idealizada em parceria com a Buena arquitetura e Thiago Almeida da Escola Hub. Os cursos do IESPE também são realizados em outras cidades do país, além de Juiz de Fora. Outras informações, bem como mensalidades e inscrições, estão disponíveis no site www.iespe.com.br ou no telefone (32) 3216-1224.
O IESPE fica na Avenida Rio Branco, 3.480/ 3° andar, Alto dos Passos.