Ícone do site Tribuna de Minas

Orgulho de ser mineira: cervejaria conquista prêmios no Brasil e no mundo

CAPA nikita
PUBLICIDADE

A primeira década da Cervejaria Antuérpia está sendo comemorada em grande estilo. Neste ano, a marca juiz-forana foi destaque na competição anual de cervejas mais importante do mundo: a World Beer Awards, realizada em Londres, com dois rótulos premiados. O primeiro foi a Quintal Jabuticaba, uma Catharina Sour, estilo reconhecido pelo Beer Judge Certification Program (BJCP) como genuinamente brasileiro, que ficou com a medalha de bronze em sua categoria. O segundo, que recebeu a medalha de ouro, foi a Nikita Cherry Hickey, uma Russian Imperial Stout com lactose, cacau e cereja, que harmoniza perfeitamente com sobremesas e é a grande aposta da cervejaria dentro deste segmento.

“Para nós, essa foi, disparada, a maior conquista da Antuérpia, já que era a primeira vez que participávamos do World Beer Awards. “Nunca passou pela nossa cabeça que um dia chegaríamos a esse patamar. Quando criamos a cervejaria, o objetivo era atender nosso restaurante, entregando um produto diferente ao consumidor. Dez anos depois, sermos condecorados com tantos títulos é motivo de muito orgulho”, destaca o diretor comercial, Saulo Oliveira.

PUBLICIDADE
Nikita Cherry Hickey recebeu medalha de ouro no World Beer Awards, sua sexta medalha (Foto: Sérgio Gotthard)

A recente conquista da Nikita Cherry Hickey alçou a cerveja ao posto das mais premiadas da Antuérpia, com seis medalhas. Em 2019, o rótulo foi medalha de ouro no Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau, e ganhou outras duas medalhas internacionais: o bronze no Australian International Beer Awards (AIBA); e a medalha de platina, destinada a melhor cerveja do concurso, no Mondial de La Bière São Paulo. Este foi o segundo título dentro desta competição, já que, em 2018, foi premiada com a mesma honraria no Mondial de La Bière Rio. Ainda no mesmo ano, foi medalha de prata na Copa Cervezas de Americas, realizada no Chile.

“A Nikita ganhou todos os prêmios que disputou. E foram esses mesmos prêmios que a consolidam e a colocam em um outro patamar quando a gente fala em cerveja premiada. A Nikita é uma cerveja escura, forte, bem adocicada, e ótima para harmonizar com sobremesas. Existe hoje uma tendência em ter cervejas para sobremesas, logo, a Nikita atende bem a esse estilo”, explica Saulo Oliveira.

Sabores inusitados e premiados

Neste ano, outro rótulo que chama atenção é a Quintal Jabuticaba, que, além do bronze conquistado no World Beer Awards, em Londres, foi prata no AIBA, na Austrália. A Quintal Jabuticaba é uma das três variações do estilo Catharina Sour produzidas pela Antuérpia. O grande atrativo dessa cerveja, segundo Saulo, é a jabuticaba. “A presença da fruta chama muito a atenção. É uma cerveja ácida, refrescante e muito saborosa.”

PUBLICIDADE
Além da prata no AIBA, Quintal Jabuticaba é bronze no World Beer Awards (Foto: Sérgio Gotthard)

A recém-lançada Rock me Baby, uma American Barley Wine, forte, escura, com coco queimado e baunilha, envelhecida em barril de Bourbon, já conquistou medalha de ouro no Mondial de La Bière de São Paulo e do Rio de Janeiro deste ano. A cerveja, que será feita em litragem limitada, teve os seus primeiros 500 litros totalmente esgotados. O próximo lote do rótulo está previsto para janeiro de 2020. “Estamos com a ideia de fazer lançamentos de cervejas mais conceituais em lotes menores e focar neste segmento de cervejas diferentes, de forma a provocar um público que busca novidade e está sempre querendo inovação”, comenta o diretor comercial.

 

PUBLICIDADE
A recém-lançada Rock me Baby já conquistou duas medalhas de ouro no Mondial de La Bière deste ano (Thiago Britto)

Criar cervejas para enviar a competições nunca foi uma pretensão da cervejaria, porém, foi algo que aconteceu naturalmente. As primeiras conquistas vieram em 2016, mas, a partir do segundo semestre de 2018, as medalhas começaram a aparecer em competições que a Antuérpia não havia imaginado. “Uma delas foi o World Beer Awards em Londres. Nesta trajetória a gente entendeu que esses resultados foram frutos de muito trabalho, pesquisa, teste, experimentação, suor e dedicação.”, aponta Saulo. Para o Mestre Cervejeiro Giancarlo Vitale, “As premiações esse ano, é o resultado de trabalho em conjunto, meu sentimento é de reconhecimento e gratidão. Gratidão muito grande e uma sensação de dever cumprido. Os prêmios para nós são um reconhecimento que motivam ainda mais a criar novos produtos, a trabalhar com mais empenho, a dar o melhor nos nossos processos. Então, reconhecimento e gratidão são as palavras chave que expressam o meu sentimento em relação às premiações desse ano.”

Atualmente, a Antuérpia possui 27 premiações, sendo 13 apenas em 2019. “A conquista dos prêmios desse ano, consolida todo empenho e dedicação da equipe da Cervejaria Antuérpia em todos os setores. Da criação a elaboração das receitas, da produção do produto e de todas as suas fases. Todos os setores foram importantes para entregar um produto de qualidade. Esses resultados, trouxeram amadurecimento para a equipe. Eles entendem que seu esforço trás essas conquistas, e quando falo isso é para que todos se sintam valorizados e parte desse prêmio. Temos buscado melhorias o tempo todo, essa evolução vai aprimorando cada vez mais as técnicas, as condutas e todo esforço de cada um dos colaboradores para desenvolver, conduzir e finalizar um produto campeão. Então, esse prêmio é para toda a equipe. Eu, como um dos cervejeiros da Antuérpia vejo esse prêmio como um trabalho de muita dedicação e empenho.”, ressalta o Cervejeiro João Cleber Gonçalves.

Sobre a cervejaria

A Cervejaria Antuérpia possui, atualmente, 23 estilos diferentes de cerveja, que são divididos em linhas que atendem aos consumidores tradicionais que estão começando a apreciar as cervejas artesanais, como Premium Lager, Weissbier, Munich Dunkel, Irish Red Ale, Belgian Tripel e American IPA, e também aqueles que gostam de estilos mais conceituais, entre eles Vienna Lager, Russian Imperial Stout, Witbier, Barley Wine, NE DIPA e NE APA, Catharina Sour e cervejas sazonais. Todas as cervejas são criadas pelo mestre-cervejeiro Giancarlo Vitale e o cervejeiro João Cleber Gonçalves. A marca possui uma capacidade produtiva para 200 mil litros dos mais diversos estilos. A qualidade dos produtos Antuérpia está na inteligência industrial da fábrica, que possui um mapeamento de processos bem definido e alinhado à inovação e à pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A fábrica opera hoje com 70% do seu potencial produtivo, que é dedicado aos rótulos próprios (140 mil litros/mês), sendo o restante utilizado pelas principais marcas ciganas do Rio.

PUBLICIDADE

www.cervejariaantuerpia.com.br
Rodovia BR 040, km 800, nº 45, Av. Empresarial Park Sul, Matias Barbosa (MG)
Telefone: (32) 3273-1046

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile