Ícone do site Tribuna de Minas

Albert Sabin investe em arquitetura hospitalar para maior acolhimento

imagem destacada 14
imagem editada1 2
Nova arquitetura hospitalar influencia no bem-estar tanto do paciente quanto do acompanhante
PUBLICIDADE

A arquitetura mistura arte e técnica que vão muito além da estética. O propósito é organizar espaços e criar ambientes de modo a abrigarem as mais diversas atividades, sejam elas em residências, empresas, escritórios e, porque não dizer, em unidades de saúde. Desde a sua fundação, o Hospital Albert Sabin preza por oferecer a seus pacientes espaços e acomodações ainda mais confortáveis, pois entende que, ao integrar o paciente no seu ambiente, cria-se uma atmosfera de acolhimento e proximidade.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, o Sabin vem realizando novas adequações em sua estrutura física, tanto interna quanto interna. Estão sendo feitas reformulações nos ambientes de atendimento, de internação e de recepção, banheiros e, também, obras para a construção do novo centro cirúrgico, que será ampliado em números de salas de cirurgia e em áreas para dar todo o auxílio e o suporte às equipes durante os procedimentos.

PUBLICIDADE

“Estudos já comprovam que a boa arquitetura tem influência direta na recuperação dos pacientes, tanto é que a arquitetura hospitalar é uma especialidade que tem crescido no mundo inteiro, com conceitos a serem adaptados dentro de cada realidade. O que fazemos no Albert Sabin é tornar o ambiente o mais familiar e agradável possível.

Por meio da mistura entre cores sóbrias e quentes – colocadas de forma pontual nas adesivações – e materiais como a madeira, presente no mobiliário, conseguimos promover mais conforto visual, acústico e térmico, detalhes que influenciam no bem-estar tanto do paciente quanto do acompanhante, já que ambos se sentem bem acolhidos e, principalmente, bem assistidos”, explica Reinaldo Almeida, arquiteto responsável pelas obras no Sabin desde 2013.

PUBLICIDADE

Outro diferencial do Albert Sabin que contribuiu para todo esse contexto, segundo Reinaldo, é o posicionamento do prédio, o que favoreceu o uso de iluminação e ventilação natural que trazem muitos benefícios para o ambiente, como a renovação constantemente o ar, redução de luminosidade artificial excessiva e ar-condicionado muito forte. “Foi possível aproveitar tudo isso ao máximo, sobretudo na utilização de portas e janelas amplas, que dão uma ambientação especial aos cômodos. Sobre a iluminação nos tetos e nas paredes, utilizamos lâmpadas amarelas e brancas de forma alternada, o que nos permitiu criar ambientes agradáveis e elegantes”, ressalta.

Projeto da nova fachada do Hospital Albert Sabin

 

PUBLICIDADE

Rotina ainda mais organizada e humanizada

Mais do que recursos estéticos, os projetos arquitetônicos primam por trazer otimização para dentro de um ambiente. No caso de um hospital como o Albert Sabin, o objetivo é melhorar o aproveitamento dos espaços para que a rotina de trabalho seja ainda mais prática e funcional.

Reinaldo conta que, para a elaboração dos projetos, profissionais e colaboradores de cada setor foram ouvidos para que o arquiteto pudesse compreender melhor como são os processos e avaliar como a arquitetura poderia aperfeiçoar e aprimorar suas rotinas.

“Pensamos em trazer fluxos mais inteligentes, ambientes bem pensados, organizados, limpos, bem iluminados e decorados, fatores que impactam positivamente no rendimento do trabalho. Incluímos novos elevadores que têm melhorado e agilizado o tempo de circulação dentro do hospital. Além disso, os profissionais se sentem bem e mais valorizados. Na arquitetura hospitalar, os detalhes fazem muita diferença”, ressalta o arquiteto.

PUBLICIDADE

 

Hotelaria: Uso de madeira promove mais conforto visual, acústico e térmico
Nova lanchonete: ambiente agradável e familiar

 

Hotelaria: Acomodações confortáveis e humanizadas

As mudanças feitas na hotelaria do Sabin têm resultado em um atendimento ainda mais humanizado. Os apartamentos para internação, por exemplo, apresentam estética cuja função é tornar a estadia do paciente mais tranquila para a sua recuperação. As cores neutras combinadas à madeira presente nos móveis tornam essa experiência ainda mais positiva.

PUBLICIDADE

Outra medida é a valorização dos corredores por meio da iluminação, a partir da combinação de spots de iluminação indireta, e também a reforma da recepção, que ficou maior e mais confortável. “Nas próximas semanas, teremos uma nova cafeteria e lanchonete, mais ampla e com boa infraestrutura. Os banheiros também receberam revestimentos decorados com iluminação e ventilação natural, nos preocupamos muito com o design de interiores para promover um ambiente mais acolhedor.”

Novo centro cirúrgico: Espaços amplos e bem iluminados e ventilados

 

Novo centro cirúrgico: 10 salas e tecnologia de ponta

O novo centro cirúrgico do Albert Sabin, que será inaugurado em breve, terá, no total, dez salas totalmente equipadas com tecnologia de ponta, estativas de última geração, iluminação diferenciada e dimerizada, permitirá a realização de todos os tipos de cirurgias.

As salas também terão piso vinílico especial, sistema de portas automáticas, monitores de 60 polegadas com integração e lavabos com água quente, tudo pensado da melhor forma para os usuários, conforme orienta as normas específicas da Vigilância Sanitária (Visa).

Das dez salas, seis estão passando por ampliação para se tornarem salas de grande porte. A maior delas tem área de 52 metros quadrados. “Todas receberão novas áreas de apoio mais amplas e equipadas, como expurgo, DML, guarda de equipamentos, arsenal e CME. Novos vestiários foram construídos para trazer mais conforto aos médicos”, finaliza Reinaldo.

 

Sobre o projeto arquitetônico do Albert Sabin

O projeto arquitetônico original do Albert Sabin, bem como os seus conhecidos octógonos, foi concebido pelo engenheiro civil e arquiteto Jarbas Karman, especialista em arquitetura hospitalar, falecido em 2008. Anos mais tarde, o Sabin desenvolveu um plano diretor e de expansão do hospital. Para a execução dos mesmos, foram contratadas as arquitetas Giannini Medeiros e Virgínia Caetano, ambas de Belo Horizonte.

Para a realização do detalhamento dos projetos, alterações e acompanhamentos das obras, a direção do Sabin contratou Reinaldo Almeida, da Habite-se Arquitetura. Desde 2013, ele é o profissional responsável, juntamente com o Engenheiro Civil Roberto Arcuri, chefe da Engenharia, por realizar as recentes intervenções, como as obras do CTI Neurológico, Espaço de Parto Humanizado, Cafeteria, fachadas e de áreas onde funcionam as clínicas parceiras do hospital.

 

Estrutura e corpo clínico

O corpo clínico do Sabin é altamente capacitado e tem à disposição tecnologia de ponta para a realização dos atendimentos. As unidades de internação do hospital são divididas entre Apartamentos, Enfermaria, Centro Cirúrgico, CTI Adulto, CTI Neurológico e Unidade de AVC, CTI Cardiológico, UTI Neonatal e Infantil, Unidade da Mulher e da Criança, Berçário, Espaço de Parto Humanizado, Unidade de Terapia Infusional.

O Albert Sabin possui Pronto Atendimento 24 horas nas especialidades de clínica médica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e também recebe casos de cardiologia das 10h às 22h. Em 2019, recebeu a certificação de Acreditação Excelência – Nível 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), o que reforça seu principal foco, que é no respeito e no compromisso de cuidar da saúde dos pacientes de Juiz de Fora e região.

Atendimento 24 horas
Endereço: Rua Dr. Edgar Carlos Pereira, 600, Santa Tereza
Telefone: (32) 3249-7000
Site: www.sabinjf.com.br
Facebook: www.facebook.com/sabinjf

 

Sair da versão mobile