Firmar parcerias de sucesso está no DNA do Monte Sinai. “Há quase 25 anos, buscamos investir não só na tecnologia e estrutura, mas em parcerias com profissionais de extrema competência para ofertar uma Medicina de ponta aos pacientes da cidade e região. Esta é a principal matriz do desenvolvimento da estrutura que se transformou no Complexo Hospitalar Monte Sinai”, destaca o diretor adjunto de Projetos do Monte Sinai, Gustavo Ramalho que ajudou a costurar esta parceria. “E para o apoio diagnóstico, o que é fundamental a um Centro de Oncologia que almeja ser referência na abordagem sistêmica do câncer, já dispomos de completo centro diagnóstico, com parte instalado no Hospital e parte nos dois prédios do Centro Médico Monte Sinai. Todos estes laços visam oferecer a melhor assistência ao paciente e já estão sendo amarrados com especialistas das mais diversas áreas.
No time do Monte Sinai, além de todo o suporte multidisciplinar na assistência direta – Enfermagem especializada, Psicologia, Nutrição, Fisio e Fonoaudiologia -, há um aporte multiespecialidade para apoio diagnóstico e terapêutico nas mais diversas áreas associadas ao câncer. A equipe terá apoio de cardio-oncologista, dentista, dermatologista, cirurgiões plásticos, patologistas, radioterapeutas e radiologistas intervencionistas, dentre outros, além do pioneiro suporte da Oncogenética. Esta rede de apoio vai permitir agilidade no diagnóstico e no estabelecimento de uma linha de cuidados de fluxo contínuo como o embrião do Diagnóstico Rápido do Câncer de Mama, que está sendo ampliado e aperfeiçoado a partir do primeiro ano de projeto piloto.
Tecnologia a serviço do paciente
No mais moderno Centro Cirúrgico da região, a área de cirurgia oncológica começa a desenhar – com incentivo da direção do Hospital – a ampliação dos serviços já prestados, como a quimioterapia intraoperatória hipertérmica e, futuramente, o suporte da cirurgia robótica. O Serviço de Quimioterapia e Hematologia do Monte Sinai passa a atuar com maior sintonia com especialidades relacionadas outras unidades afins. Terapias como a Plasmaférese – ainda a única disponível na região -, e procedimentos como a transfusão de sangue ambulatorial, ficam mais alinhados como solução terapêutica entre a Agência Transfusional do Hospital e o Centro de Transplante de Medula Óssea e Terapia Celular do Monte Sinai para o suporte assistencial dos pacientes oncológicos, ampliando o espectro de cuidados.
Expertises e bagagem
Com o crescimento das estatísticas em torno do câncer, nada mais importante que experiência e conhecimento dos tipos e patologias relacionadas para garantir o fomento desta rede de apoio e o tratamento quimioterápico. A área clínica da Oncologia no novo Centro conta com médicos experientes e trabalha para agregar muitas novas parcerias.
Além de tudo o que já desenvolveram em sua história na Centerq, a equipe vai encontrar no Monte Sinai um potencial avançado na parte de gestão, processos e programas de qualidade, uma cultura da segurança do paciente amadurecida e gestão ertificada. Além da acreditação nacional em nível máximo pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e certificações internacionais, caso da ISO 9001:2015, sendo ainda Hospital referenciado pelo modelo americano National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – NIAHO®, O Monte Sinai é associado titular à Anahp (Associação Nacional da de Hospitais Privados) e faz parte da Rede Sentinela da Anvisa.
Equipamentos de última geração para profissionais com alta qualificação
Na assistência direta, o Monte Sinai dispõe de apoio diferenciado na medicação por via intravenosa de longo período, fundamental em muitas terapias oncológicas. Neste sentido, o hospital conta com um Time de Acesso Vascular e Terapia Infusional, formado por uma equipe de seis profissionais de Enfermagem, além do equipamento, ainda inédito em Minas, para introdução de cateter PICC guiado por ultrassom com a tecnologia 3CG (Sherlock).
Na investigação diagnóstica, o Centro Médico abriga o único PET-CT da região. A tecnologia une os recursos diagnósticos da Medicina Nuclear e da Radiologia. Não invasivo, é um dos mais sofisticados, completos e precisos procedimentos com indicações para avaliação de vários tipos de câncer. Na estrutura do complexo, ainda os mais modernos tomógrafos e aparelhos de ressonância de última geração e o Hospital está sempre avançando em investimentos de aporte tecnológico. O seu Corpo Clínico é referência em cirurgias de alta complexidade, inclusive em cardiocirurgia e transplantes, como o hepático, contando com Centro Cirúrgico de ponta, além de um suporte de Terapia Intensiva de referência em toda a região.