Ícone do site Tribuna de Minas

Santa Casa: Hospital vocacionado para o ensino há mais de 50 anos

PUBLICIDADE

A Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora é uma instituição centenária, que se destaca na história de Juiz de Fora. Além de todo o acolhimento feito aos pacientes residentes na macrorregião de Juiz de Fora, a instituição é reconhecida nacionalmente pelo seu Programa de Residência Médica, que existe desde 1968. “O hospital tem excelente infraestrutura de serviços nas várias áreas da medicina e preceptores do mais alto nível: professores mestres, doutores e especialistas, muitos deles atuando como docentes na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Isso propicia um vasto campo de treinamento e aprendizado”, destaca o vice-diretor de Ensino da Santa Casa, Dr. Áureo Delgado.

Residentes podem optar entre dez especialidades médicas

Formatura de Residência 2019 (Foto: Ney Ladeira)

O Programa de Residência Médica da Santa Casa oferece a médicos curso de especialização, com treinamento em serviço em regime de dedicação exclusiva, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Atualmente, o programa possui dez formações, todas avaliadas pela Comissão Nacional de Residências Médicas com excelentes conceitos, totalizando 28 vagas anuais.

PUBLICIDADE

A cada ano, o Programa de Residência Médica da Santa Casa registra recorde de inscritos. Em 2017 e 2018, por exemplo, foram 841 e 970 candidatos, respectivamente. A biblioteca utilizada nos cursos passou por grande reforma em sua estrutura, recebendo novos móveis e equipamentos. O amplo acervo é frequentemente atualizado com periódicos de todas as áreas e assinatura de jornais. Na biblioteca, os residentes têm acesso livre ao UpToDate em todos os computadores.

PUBLICIDADE

“Por ser um hospital geral, a Santa Casa permite ao aluno ter conhecimento abrangente em quatro áreas básicas da medicina: clínica médica, cirurgia, pediatria e ginecologia e obstetrícia. Valorizamos quem estamos formando, por isso, nos últimos anos, tem sido frequente o aproveitamento de nossos egressos nos vários serviços médicos da Santa Casa”, ressalta Áureo.

As residências nas áreas básicas da saúde duram, em média, de dois a três anos: Clínica médica, dois anos; e Pediatria, Cirurgia e Ginecologia e obstetrícia, três anos. Nas demais áreas, o tempo de formação segue a mesma média: Anestesiologia e Ortopedia, três anos; Cardiologia, Endocrinologia, Nefrologia e Neonatologia, dois anos. Atualmente, a Santa Casa possui 49 médicos residentes.

PUBLICIDADE

Hospital de ensino certificado pelo MEC

A Santa Casa de Juiz de Fora, além ser um dos maiores hospitais gerais da região, é filiada à Associação de Apoio Residência Médica (AREMG), organizadora dos concursos para a residência médica em Minas Gerais.

Outra importante conquista, que veio para reforçar a vocação da instituição como hospital escola, aconteceu em 2013, quando foi certificada pelos ministérios da Saúde e da Educação como Hospital de Ensino, tornando-se formalmente campo para a prática de atividades curriculares na área da saúde. O selo foi renovado nos anos seguintes: 2016 e 2018. Atualmente existem apenas 193 Hospitais de Ensino certificados no país.

PUBLICIDADE

Ser considerada um Hospital de Ensino significa que a Santa Casa possui diretrizes curriculares voltadas para a formação de profissionais que contemplam o sistema de saúde vigente no Brasil, priorizando o trabalho em equipe e com ênfase no SUS. Deste modo, o ensino oferecido pela instituição colabora ativamente na constituição de uma rede de cuidados progressivos à saúde, garantindo mecanismos de participação e controle social no hospital e melhoria contínua na capacitação e na qualidade dos serviços prestados.

O que também torna a Santa Casa um hospital de referência para os futuros especialistas é o fato de estarem inseridos em uma instituição certificada pela ONA e pela ISO 9001:2015. Alcançar o nível máximo da Acreditação Nacional, o ONA Excelência, significa que o hospital possui “excelência em gestão”, atendendo aos níveis 1 (segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais) e nível 2 (critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos que ocorreram de maneira fluida em plena comunicação entre as atividades), além dos requisitos específicos de nível 3.

Já a norma ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização, que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada. Tem como objetivo identificar e atender as necessidades dos clientes. A Santa Casa já possuía a versão 2008 da norma e, em novembro de 2017, conquistou o upgrade para a versão 2015, em auditoria de manutenção, realizada em novembro de 2018.

PUBLICIDADE
Santa Casa promove palestras como o II Fórum de Discussão da Sepse (Foto: Aline Bastos)

Jornadas médicas, cursos e capacitações

Dr. Vinicius Sardão, Dra. Simone Pifano, Dra. Cristiane Marcos, Dr. Áureo Delgado, Dra. Aline Cristina Pavani e Dr Sergio Pontes na abertura da Jornada Médica 2020 (Foto: Aline Bastos)
Dra. Amanda Francisco Martins participou da Jornada Médica 2020 de forma remota (Foto: Reprodução)

A Santa Casa segue investindo na qualidade de ensino e estrutura para seus residentes e acadêmicos, com educação continuada em diversas áreas. Uma dessas frentes é a Jornada Médica, evento anual e já consolidado entre médicos e acadêmicos, que faz parte da agenda comemorativa do aniversário da instituição. Todos os anos, o evento traz conteúdos voltados para as principais especialidades da saúde. Em 2020, em razão da pandemia, o evento aconteceu de forma on-line e abordou a Covid-19.
Ainda na edição deste ano, houve homenagens especiais aos 30 anos da Residência em Clínica Médica, com presença de preceptores fundadores e médicos que pertenceram à primeira turma.

Jornada médica 2020, realizada 100% com transmissão ao vivo pelo YouTube (Foto: Aline Bastos)

No campo das jornadas médicas específicas para as especialidades, a Santa Casa se faz presente em muitas parcerias com outras entidades da saúde. Um dos exemplos foi a Jornada de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) – Regional Zona da Mata, realizada em 2017, com o tema “Neoplasias Endócrinas Múltiplas”, para endocrinologistas, cirurgiões, gastroenterologistas, residentes e membros de ligas acadêmicas de Endocrinologia.

A Santa Casa também promove, paralelamente, eventos que discutem e capacitam profissionais da saúde, estreitando o diálogo entre a pesquisa e a prática clínica. Um deles é o Curso Anual de Emergências em Clínica Médica, que atende as necessidades internas da residência médica da especialidade e, ao mesmo tempo, cumpre uma exigência do MEC. As aulas são organizadas para promover, por meio de profissionais renomados, o conhecimento do manejo de emergências em Clínica Médica.
Outra abordagem é o Curso Anual de Cardiologia, que proporciona aos médicos, médicos residentes e acadêmicos, conteúdo sobre emergências cardiológicas, cardiometabolismo e cardiopatias estruturais.

PUBLICIDADE

Um assunto que a Santa Casa preza em atualizar é sobre bioética e ética. Inclusive, o tema já foi abordado em um curso recente, realizado para médicos residentes e médicos em atividade. As aulas apresentaram temas como publicidade médica e mídias sociais, sigilo médico e dignidade do paciente em tratamento paliativo.

Congressos, encontros científicos, fóruns e palestras também fazem parte da rotina educacional da Santa Casa não só para profissionais da área médica, mas também para pacientes e a população em geral. Dentre os temas já abordados estão: atualização nos cuidados aos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), segurança do paciente, sepse  no ambiente hospitalar, humanização, cuidados paliativos, pessoas com deficiência visual, doação de órgãos, diabetes, doença renal crônica e parto humanizado.

Dr. Ribamar Branco participou do 2º Congresso para Segurança do Paciente – 2019 (Foto: Aline Bastos)

 

Avenida Rio Branco, 3.353, Passos
Telefone: 3229-2222
www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf

Sair da versão mobile