
A segurança do paciente é o motivo principal para o início gradativo das operações do novo Hospital Unimed Juiz de Fora com a realização de procedimentos de baixa complexidade em diversas especialidades. Aberta ao público na última semana, a unidade hospitalar que integra o ecossistema da saúde da cooperativa – formado por diversos serviços complementares -, oferece aos clientes exames laboratoriais, diagnóstico por imagem e cirurgias que demandam a estrutura de um hospital-dia, em ambiente acolhedor por natureza. O novo dispositivo amplia o atendimento aos mais de 100 mil beneficiários, para reforçar o Jeito de Cuidar Unimed, além de disponibilizar condições excepcionais para a prática médica, no crescente propósito de humanizar a saúde.
“Nosso único objetivo com a adoção do modelo de faseamento por complexidade no início de operação do hospital é a segurança do paciente. Tudo gira em torno disso. Estamos recompensados, porque o sucesso dos primeiros procedimentos comprova a assertividade dos processos, a qualidade total do atendimento e a eficiência dos equipamentos de última geração. A abertura da unidade ao público é resultante de um rigoroso planejamento”, comemora a diretora de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora, Nathércia Abrão, ao destacar o profissionalismo e o comprometimento de todos os envolvidos em meses de preparação. À medida em que os processos se tornarem cada vez mais seguros, a direção do hospital ampliará o atendimento para os casos mais complexos.
“O diferencial desse hospital será a emoção. O diferencial desse hospital será cuidar da vida, porque cuidar da vida é uma arte e arte inexiste sem sentimento. Temos tecnologia de ponta e vamos nos valer disso não como um fim em si mesmo, mas para praticar a medicina humanizada, individualizada, favorecida pela proximidade que os avanços tecnológicos nos permitem. É assim, ao lado das pessoas, acolhendo-as em todas as suas necessidades de saúde, que queremos não apenas ser referência, como sermos reconhecidos”, completa o presidente da Unimed Juiz de Fora, Hugo Borges, que fez questão de acompanhar os primeiros procedimentos no espaço do centro cirúrgico.
Responsável por realizar a primeira cirurgia no novo hospital, o ginecologista e mastologista Elidio Lana, que também integra o Conselho de Administração, sintetizou em uma frase sua emoção com o marco histórico. “Não havia outro lugar no mundo em que eu mais gostaria de estar naquele momento”.
Preocupação com a qualidade em todo ecossistema de saúde marca início e fim dos processos
Comandante da equipe responsável por colocar o Hospital Unimed em operação, o diretor Técnico, Marcos Oliveira, destaca que o faseamento por complexidade é uma estratégia bem-sucedida, já adotada por várias cooperativas do Sistema Unimed em todo o Brasil, entre outras, por favorecer o rigoroso controle da qualidade indispensável à segurança do paciente. A troca de experiências entre os hospitais Unimed é, inclusive, um grande trunfo que a Cooperativa de Juiz de Fora dispõe, para reduzir risco de erros e acelerar o tempo de funcionamento integral do hospital.
“É muito compensador vê o hospital funcionando de maneira correta, do modo como planejamos e treinamos exaustivamente. A experiência bem-sucedida reforça o modelo de gestão que iniciamos fruto de muito estudo e trabalho árduo de toda equipe. Estamos começando da melhor forma possível, porque o grupo já entendeu que a qualidade na gestão assegura mais tranquilidade, eficiência e organização ao trabalho. Por isso, somos obsessivos com isso. A qualidade nunca pode ser um fim. É um meio, um caminho para termos, como profissionais, ainda mais satisfação no nobre propósito de ajudar uma pessoa”, explica o diretor.
Responsável Técnica pela Enfermagem no Hospital Unimed Juiz de Fora, Rose Mesquita observa que a meta é satisfazer todos os que passarem pelo hospital, para que se sintam bem, dentro do contexto de saúde de cada um. “A cirurgia é apenas uma parte do tratamento a que os pacientes são submetidos. Todos os que passaram pelo hospital nesta semana também experimentaram a internação e tudo o que envolve sua permanência. Temos que zelar pela satisfação de todos até o momento da alta. E, mais ainda, em toda a experiência com os demais serviços que utilizam ou vierem a utilizar e que compõem o ecossistema da saúde da Unimed Juiz de Fora”, observa a enfermeira. “Essa integração também é tarefa do hospital”.
Para o diretor de Relacionamento e Mercado, Glauco Corrêa de Araújo, os primeiros procedimentos são sempre mais difíceis, ainda que menos complexos, porque vêm, naturalmente, cercados de muita expectativa, não apenas dos funcionários, como dos médicos cooperados envolvidos direta ou indiretamente no procedimento. “O hospital não é um serviço à parte. Pelo contrário. Ele integra uma ampla rede de assistência que agora se completa, para deixar evidente aos nossos clientes o Jeito de Cuidar Unimed”, enfatiza Glauco Araújo.
“Participar do projeto de viabilidade financeira e econômica de uma obra deste porte, como é o Hospital Unimed, nos permitiu ter segurança para levar adiante esse desafio. E presenciar o início com as primeiras cirurgias é motivo de satisfação e orgulho. Temos que compartilhar e agradecer às esquipes assistencial e administrativa, que foram muito importantes para obtenção desse resultado”, completa o diretor Administrativo-Financeiro, Darlam Kneipp.