O Centro de Educação Profissional do Senac em Juiz de Fora está com inscrições abertas para cursos de profissionalização voltados para o setor de gastronomia. As qualificações são gratuitas e as vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas na sede da instituição na Avenida Barão do Rio Branco 3330, no Centro. Para esclarecimentos de dúvidas ou maiores informações, é possível entrar em contato com o Senac pelo telefone (32) 3690-4700.
De acordo com o instrutor do Senac Pedro Nass, as matrículas abertas são para diversos cursos do segmento, entre eles: técnicas de recepção para bares e restaurantes; organização de estoques para bares e restaurantes; serviços em alimentos e bebidas; gestão de custos e logísticas em alimentos e bebidas; sommelier de vinhos; e técnicas para garçom de bares. O curso de técnicas de recepção para bares e restaurantes, por exemplo, é voltado para o atendimento em estabelecimentos do tipo.
“Além disso, estabelecer procedimentos operacionais padrão para que todas as pessoas que vão a esses estabelecimentos tenham aquele acolhimento padronizado, para que você não vá hoje em um hotel ou restaurante e seja recebido de um modo, e volte amanhã e seja recebido de forma totalmente diferente por outra pessoa”, explica Nass. “Muitas vezes, a primeira impressão é a que fica, e o atendimento que começa ali naquele primeiro contato faz toda a diferença.”
Por outro lado, o curso de serviços em alimentos e bebidas é voltado para os diferentes tipos de atendimento, como à francesa, inglês direto ou indireto, à la carte, entre outros, a fim de atender a padronização de cada estabelecimento.
Ainda segundo Nass, o curso de sommelier de vinhos, por exemplo, é um dos ofertados que atende diferentes tipos de público, sendo também uma área com poucas pessoas com formação em Juiz de Fora. As aulas são procuradas por profissionais da área como também por amantes da bebida que querem se aprofundar no universo enogastronômico.
Escassez de profissionais no mercado
Os cursos oferecidos pelo Senac buscam atender setores com carência de profissionais com formação técnica, de acordo com o instrutor Pedro Nass. “Nós temos pessoas que executam essas funções, porém, são raros os profissionais disponíveis no mercado com formação, que fazem aquilo com propriedade e que realmente têm o conhecimento necessário. Então, está aí uma grande oportunidade para quem quer se aprimorar.”
O setor gastronômico é um dos que mais se destaca em Juiz de Fora, desta forma, a qualificação na área se apresenta como oportunidade para atender este mercado que cada vez mais cresce no município. “Me arrisco a dizer que, praticamente, não há um quarteirão da região central de Juiz de Fora que não tenha um bar ou um restaurante. Então, com certeza, é um setor muito em alta aqui na nossa região.”
As vagas abertas para os cursos do setor gastronômico são limitadas a 20 pessoas. Como destacado por Nass, muitas já estão se esgotando. “Este é um programa de Minas Gerais, que é o Senac+. Este programa visa levar profissionalização a pessoas, a empresários e a empreendimentos. É um programa para que os donos de estabelecimentos mandem seus colaboradores para se aprimorarem conosco de forma gratuita”, explica. “Todos os cursos voltados a profissionais da área de alimentos e bebidas e diversas outras áreas que nós temos também, voltados à profissionalização de quem quer se aprimorar, são 100% gratuitos. Além do Senac+, nós temos o Programa Senac de Gratuidade, que tem uma vasta cartela de cursos 100% gratuitos também.”