Ícone do site Tribuna de Minas

Energisa investe em projetos para reduzir emissão de gases de efeito estufa

PUBLICIDADE

Caracterizadas por transformações a longo prazo das condições de temperatura e clima, as mudanças climáticas estão sendo cada vez mais sentidas, como o calor excessivo dos últimos dias no Brasil. O planeta está cerca de 1,1 °C mais quente do que no final do século XIX, sendo que a última década (2011-2020) registrou a maior elevação na história. Como consequências deste aquecimento seguem escassez de água, secas intensas, incêndios severos e declínio da biodiversidade, dentre outros, como aponta a Organização das Nações Unidas (ONU). Por isso, iniciativas que buscam mitigar danos ao ecossistema ganham importância vital, a exemplo do Programa de Eficiência Energética da Energisa.

Assista ao vídeo Energisa: Projeto Nossa Energia 

Maior grupo empresarial privado do setor elétrico com capital 100% nacional, empregando 16 mil colaboradores próprios para atender a mais de 20 milhões de clientes no país, a empresa está investindo, neste ano, cerca de R$ 3 milhões no programa, para beneficiar 36 cidades da área de concessão da Energisa Minas Rio, como Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Ubá e Manhuaçu. A iniciativa proporciona a redução do desperdício de energia e, por consequência, a redução dos gases de efeito estufa associados a esse consumo.

PUBLICIDADE
O principal objetivo é estimular boas práticas de consumo consciente e o combate ao desperdício. O “Nossa Energia” atende clientes cadastrados na Tarifa Social e residentes em comunidades vulneráveis. Em uma segunda frente de trabalho, Energisa desenvolve projetos de eficientização energética em espaços públicos, por meio da substituição de equipamentos por outros mais eficientes, incluindo a iluminação pública.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), o Programa de Eficiência Energética da Energisa tem como principal objetivo estimular boas práticas de consumo consciente e o combate ao desperdício em duas grandes linhas de ação. A primeira delas é o “Nossa Energia”, voltado ao atendimento de clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica e residentes em comunidades de vulnerabilidade social. A segunda envolve projetos de eficientização energética em espaços públicos, por meio da substituição de equipamentos por outros mais eficientes.

PUBLICIDADE

Iniciativa promove troca de lâmpadas e geladeiras

O “Nossa Energia” realiza a troca de equipamentos ineficientes, como lâmpadas e refrigeradores, por outros de melhor desempenho, assim como promove ações educacionais em comunidades e escolas para a mudança de comportamento e criação de hábitos racionais quanto ao uso da energia elétrica. O projeto conta com uma Unidade Móvel Educacional (UME) dotada de equipamentos interativos que proporcionam um aprendizado lúdico e digital. A cada mês, as equipes da Energisa visitam quatro cidades.

Até meados de novembro, o “Nossa Energia” já contemplou 25 munícipios da área de concessão da Energisa Minas Rio, atendendo cerca de 6.500 clientes. Foram trocadas mais de 24 mil lâmpadas para LED e 190 geladeiras. Trinta e cinco escolas da rede pública de ensino receberam palestras sobre o uso eficiente de energia elétrica, com público aproximado de 6.600 estudantes. Só neste ano também, já foram realizados 23 eventos abertos ao público, com sessão de cinema e distribuição de pipoca e algodão doce.

PUBLICIDADE

A Escola Municipal Prefeito José Esteves, em Cataguases, o CAIC, em Leopoldina, o CAIC, em Manhuaçu, o CEMEI Santo Antônio, em Muriaé, e a Escola Municipal Jose Campomizzi Filho, em Ubá, foram beneficiados com a substituição de mais de 1.900 pontos de iluminação para LED, 11 refrigeradores, 10 freezers e 18 aparelhos de ar-condicionado antigos por equipamentos mais eficientes.

PUBLICIDADE

Para o prefeito de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, as ações da Energisa têm grande alcance social. “Muitos bairros foram beneficiados e precisamos dar continuidade a esta iniciativa que traz resultados imediatos. Entendo que política só vale a pena quando melhora a vida das pessoas, sobretudo, das mais vulneráveis”, observa, ao destacar também que a empresa tem participação relevante na cidade e, por meio de iniciativas como esta e outras de caráter cultural, responde aos anseios da comunidade.

Espaços públicos mais seguros e sustentáveis

As iniciativas da Energisa de eficientização energética em espaços públicos visam difundir o uso eficiente da energia elétrica, por meio de projetos inovadores. Entre eles, a promoção do consumo consciente em instalações do poder público, em hospitais, instituições de ensino, organizações sociais e na iluminação pública.

Neste ano, 14 projetos de 13 cidades mineiras da área de concessão da Energisa Minas Rio foram contemplados e receberam investimento superior a R$ 1,6 milhão. Desses, 11 estão relacionados a iluminação pública em Tabuleiro, Leopoldina, Dona Euzébia, Tocantins, Piraúba, Guidoval, Rodeiro, Guarani, São Geraldo, Visconde do Rio Branco e Santo Antônio do Aventureiro. Em Ubá, o programa da Energisa beneficiou o Hospital São Vicente de Paulo e cinco escolas públicas. Já em Mercês, a iniciativa contemplou o Paço Municipal.

PUBLICIDADE

Serão ao todo mais de 1.600 lâmpadas de iluminação públicas substituídas, com economia superior a 875 MWh/ano, evitando a emissão de 37,28t de CO2. Também haverá substituição de 20 aparelhos de ar-condicionado no hospital e 57 projetores de LED nas escolas municipais de Ubá, assim como 14 lâmpadas fluorescentes para LED, além de implantação de sistema fotovoltaico com capacidade de geração anual de 31,54kWp, no Paço Municipal.

“Mesmo a iluminação pública sendo de responsabilidade das prefeituras municipais, regulamentada por lei, entendemos que essa iniciativa traz mais segurança para circulação da população à noite, bem como uma iluminação mais adequada. Além disso, contribuímos com a economia de energia de locais públicos importantes. Essas iniciativas vão em direção à sustentabilidade, pilar fundamental dentro do Grupo Energisa”, finaliza o diretor-presidente da Energisa Minas Rio, Eduardo Mantovani.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile