Ícone do site Tribuna de Minas

Eletrofitness: 20 minutos para cuidar de você

monise 2
Monise Glatzl acompanha a fonoaudióloga Ana Beatriz durante seção de eletrofitness (Fotos: Studio Photo Aluizio)
PUBLICIDADE

Na sua rotina de cuidados com a saúde, que tal dispor de 20 minutos para fazer alguma atividade física? Não estamos falando de caminhada ou corrida, mas de um protocolo inovador, que mistura corrente elétrica e exercícios de alta intensidade. Essa técnica, criada na Alemanha, é conhecida mundialmente como eletrofitness e, em Juiz de Fora, está disponível no Monise Glatzl Studio Fitness.

Em busca de mais qualidade de vida, a fonoaudióloga Ana Beatriz Mescolin Kelmer, 47 anos, encontrou na modalidade uma forma de reunir tudo aquilo que sonhava para selar, de vez, a paz com a balança. “Encontrei no espaço da Monise um olhar diferenciado, principalmente por oferecer um treino direcionado, com resultado, agilidade e tecnologia. Meu objetivo era melhorar o condicionamento físico e deixar meus músculos mais tonificados. Era um desejo, até porque sofro com o efeito sanfona. Hoje percebo grandes mudanças no meu corpo, na textura da minha pele e na minha saúde de modo geral, além do prazer de ir às aulas e curtir um ambiente tranquilo e agradável”, conta.

PUBLICIDADE

Conforme explica a educadora física Monise Glatzl, a eletrofitness é uma ótima aliada para quem busca melhorias em vários aspectos, indo muito além de questões estéticas. “O excesso de peso é a principal queixa, mas também recebemos muitas pessoas que querem tratar de dores no corpo que chegam com a idade, ou que buscam o fortalecimento e tônus muscular, mais disposição, mobilidade e qualidade de vida”, ressalta.

No studio, inclusive, há protocolos específicos para tratar de doenças crônicas e promover o envelhecimento saudável, pois tudo é baseado em uma abordagem individualizada e personalizada. “Da década de 1980 pra cá, a Educação Física passou a ganhar mais credibilidade frente à área médica, pois muitas descobertas mostraram que a atividade física era capaz de tratar, prevenir e curar doenças. Por isso digo que o exercício físico é mágico, pois ajuda a combater ansiedade depressão, obesidade, hipertensão, cardiopatias, diabetes, insuficiência renal, entre outros quadros de saúde”, aponta a educadora física.

Eletrofitness na prática

O método aplicado por Monise em seu espaço oferece um novo conceito em atividade física, combinando a eletroestimulação muscular com o High Intensity Interval Training (HIIT), conhecidos como treinamentos intervalados de altíssima intensidade. Assim, é possível otimizar os resultados, a performance e o tempo gasto. Nesta modalidade, cerca de 350 músculos são movimentados ao mesmo tempo, o que torna os exercícios ainda mais abrangentes. Assim, 20 minutos de eletrofitness equivalem a uma hora de musculação convencional.

PUBLICIDADE

Durante a aula, impulsos elétricos são transmitidos aos músculos por meio de eletrodos dispostos no macacão vestido pelo aluno. Essa corrente elétrica de baixa frequência é a responsável por contrair os músculos, funcionando como se fossem os pesos colocados em aparelhos comuns. Vale lembrar que não se trata de uma estimulação passiva, logo o aluno precisa realizar os movimentos mecânicos normalmente, conforme o seu protocolo e objetivos, pois cada pessoa possui a sua identidade biológica.

“Nas aulas, o professor fica à disposição do aluno para orientá-lo quanto aos exercícios e avaliar o que pode ser intensificado e melhorado”, afirma Monise. A eletroestimulação pode ser feita de uma a três vezes por semana, contudo a frequência é estabelecida de acordo com os objetivos, os hábitos, a disponibilidade e a rotina de cada pessoa.

PUBLICIDADE

Monise Glatzl Studio Fitness

Endereço: Avenida Rio Branco, 3.594 – Alto dos Passos
Telefone: (32) 3026-7188
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 20h e sábado das 8h às 12h
Facebook: /moniseglatzlstudiofitness
Instagram: @moniseglatzlstudiofitness

Sair da versão mobile