Segundo a coordenadora de enfermagem da Santa Casa, Patrícia Rodrigues Martins, Maria José foi atendida pelo Serviço de Urgência Especializada (SUE) para o coronavírus, no dia 20 de junho, sendo encaminhada à unidade de isolamento para pacientes Covid-19, onde realizou o teste que confirmou a Covid-19. A enfermeira relata que a paciente apresentou muitos dos sintomas associados à doença, como tosse seca, dor de cabeça, coriza, prostração, perda de apetite, mialgia e dor torácica. Outro agravante foi o fato de Maria José ser hipertensa.
Para a família, os dias na unidade de internação foram angustiantes, começando pelo susto, quando receberam a notícia de que ela havia sido infectada. “A primeira semana de internação foi a mais difícil, pois neste período os sintomas ficaram mais fortes, como dores e febre”, lembra a aposentada Lucia Helena Coelho, 57, uma das filhas da paciente. Já na segunda semana de internação, o quadro de saúde de Maria José foi evoluindo de forma positiva, e toda a família começou a ter mais esperanças. “Durante toda a internação, minha mãe recebeu muito carinho e atenção por parte dos médicos e dos enfermeiros. Acredito que esse acolhimento foi muito importante para a sua recuperação, além da nossa fé, claro. Hoje, já em casa, minha mãe está ótima e muito grata pelas pessoas e pelos filhos. Quer voltar à rotina dela, fazer as coisinhas dela. Nem parece que ela esteve doente”, conta Lúcia.
“Os profissionais de saúde da Santa Casa estão preparados para receber e cuidar daqueles que nos procuram em busca de tratamento”
Dr. Renato Loures
Médico da Santa Casa de Juiz de Fora
Assistência multidisciplinar capacitada
Desde o começo da pandemia, a Santa Casa de Juiz de Fora não tem medido esforços para enfrentar os casos da doença. Para isso, vem disponibilizando, de forma frequente, treinamentos e capacitações para a sua equipe médica e multidisciplinar, de modo que o trabalho ocorra de forma criteriosa e com extrema dedicação, visando à prevenção de complicações e recuperação dos pacientes.
“Com o passar do tempo e do enfrentamento à pandemia, a Santa Casa foi se aprimorando a cada dia, aprendendo e aperfeiçoando as condutas e melhores práticas para tratar daquelas pessoas que contraíram o vírus e desenvolveram a doença. Hoje, quase quatro meses depois do registro dos primeiros casos de Covid-19 na nossa cidade, os profissionais de saúde da Santa Casa estão preparados para receber e cuidar daqueles que nos procuram em busca de tratamento com segurança, tranquilidade, profissionalismo e transparência”, destaca Dr. Renato Loures, médico da Santa Casa de Juiz de Fora.
Comitê avalia diariamente ações de enfrentamento à Covid-19
Uma das atitudes mais importantes tomadas pela Santa Casa de Juiz de Fora, logo no começo da pandemia, foi a criação de um comitê multidisciplinar para traçar estratégias e ações de enfrentamento contra a Covid-19. O grupo é formado por membros fixos e eventuais, que participam como convidados conforme o assunto a ser abordado. O comitê se reúne todos os dias para analisar questões administrativas, assistenciais, de suprimentos, demandas de órgãos externos e de outras unidades hospitalares.
“Todos os colaboradores da Santa Casa têm acesso irrestrito ao Comitê, encaminhando dúvidas, demandas e tudo que for relacionado à doença, podendo também, caso seja de seu interesse, agendar participação na reunião. O Comitê se atualiza diariamente com todas as resoluções, orientações e normativas técnicas e clínicas referentes à pandemia, proporcionando embasamento, agilidade e dinamismo nas decisões”, ressalta a superintendente adjunta da Santa Casa e membro do comitê, Claudia Ribeiro.
Outra atuação importante, conforme a superintendente, foi o trabalho feito em conjunto com a assessoria de comunicação da Santa Casa, que desempenha um papel de extrema importância na divulgação, orientação e promoção das ações definidas pelo Comitê. Inclusive, para manter a população mais bem informada e levar esperança a todos, o Comitê de Enfrentamento à Covid- 19 mudou o boletim diário, que é divulgado pelas redes sociais da entidade. Além dos casos confirmados e óbitos pela doença, a Santa Casa incluiu informações a respeito do número de pacientes suspeitos internados que aguardam investigação, total de atendimentos realizados no setor de urgência, total de pacientes suspeitos na urgência durante a pandemia e total de altas hospitalares dos casos confirmados.
Além de Cláudia, são membros fixos do comitê o diretor clínico o Dr. Geraldo Antônio de Souza , a diretora médica técnica Dra. Eunice Dantas, a RT de enfermagem Mara Daldegan, a médica coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) Dra. Simone Pifano, a coordenadora do laboratório de análises clínicas Thaciana Dutra e uma representante do Setor de Qualidade da Santa Casa.
Endereço: Avenida Rio Branco, 3.353, Passos
Telefone: 3229-2222
Site: www.santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf