
O ano de 2019 está sendo cotado como o ano em que a economia brasileira vai voltar a crescer, pelo menos, na visão de quem conhece de perto a saúde financeira de muitas empresas, como o sócio-diretor da Tecol Consultoria Empresarial, Célio Faria de Paula. Para ele, tudo indica que o cenário tende a ser promissor. “Como contador, acabamos sendo um termômetro da economia e, por atender um número significativo de empresas, nos mais diversos setores, temos uma síntese das necessidades e da visão desses empreendedores. Observamos que, após as eleições, as empresas retomaram seus negócios, e aquela demanda que estava reprimida começou a ser, gradativamente, diluída”, aponta ele, ressaltando que isso ocorreria independentemente de quem vencesse as eleições, pois o que o empresariado buscava era uma direção a ser seguida.
Esse otimismo percebido por Célio começou a dar as caras no último trimestre de 2018, o que, segundo ele, sinalizou que 2019 viria a ser bastante diferente. No entanto, sócio-diretor da Tecol ressalta que é um momento para se ter responsabilidade, entendendo que se trata de um processo que ocorrerá de forma gradativa se as decisões tomadas no âmbito político e econômico forem favoráveis às empresas.
“O fato de existir um norte (a definição política do país) já justificou a retomada do posicionamento desses empresários. É preciso ser otimista e acreditar no seu negócio. No meu caso, antes de ser um prestador de serviço, eu também sou um empreendedor. Tenho uma empresa que emprega mais de 50 pessoas. Se tem uma coisa que eu aprendi ao longo da vida é que o melhor negócio do mundo é aquele que você exerce. Para mim, é a contabilidade”, comenta.
Rapidez, qualidade e eficiência
A segurança de Célio em afirmar que os ares deste ano trarão boas notícias para os negócios é resultado de um trabalho sólido e consciente realizado há mais de 40 anos à frente da Tecol. Nessas quatro décadas, a empresa sempre buscou a qualidade na prestação do serviço de contabilidade para que crescesse e se tornasse uma marca consolidada e reconhecida. Para isso, lançou mão da filosofia de que “não adianta você ter um serviço de boa qualidade se ninguém sabe o que você faz”.
Assim, além de buscar meios tecnológicos avançados e de qualificar seus colaboradores por meio de cursos e treinamentos que contribuem para a melhor execução do trabalho, a Tecol investe em ações de marketing para se posicionar no mercado e tornar uma referência. “O mercado é extremamente competitivo, e as empresas precisam estar em constante evolução dos seus negócios. A Tecol tem feito isso de forma muito efetiva para manter o nível de qualidade e de resultados econômico-financeiros dentro do negócio”, ressalta.
Paralelamente à presença nas redes sociais e na manutenção de um site (www.tecol.com.br) com notícias e artigos sobre o setor, a Tecol atua diretamente com seus clientes, realizando edições trimestrais do evento “Café com negócio”. “Nesta ação reunimos nossos clientes para discutir questões relativas às suas atividades e compartilhar suas dificuldades no desenvolvimento de suas empresas. Procuramos trazer palestrantes para ajudá-los a conduzir melhor os seus negócios. Como trabalhamos com empresas de vários segmentos, no encontro também promovemos um network, uma forma de os empresários firmarem parcerias entre eles.”
A Tecol também busca relacionamento com outras entidades de classe, por meio do Grupo Brasil de Empresas de Contabilidade, o GBrasil, formado por 39 empresas que prestam serviço de contabilidade em todo o país. Em encontros semestrais, os associados discutem questões relativas ao setor. “É uma forma de pensar no futuro. Hoje, a discussão principal é a evolução tecnológica dentro da nossa atividade”, explica o sócio-diretor.
História e serviços
Dentre as atividades, a Tecol oferta atendimento em contabilidade geral, consultoria empresarial, assessoria contábil, fiscal, tributária, previdenciária e trabalhista, planejamento tributário, dentre outros serviços. O grande diferencial é desenvolver todas as rotinas em tempo recorde, para que os clientes recebam balanços, relatórios e demonstrativos de resultado com antecedência, permitindo melhor planejamento de suas ações e seus investimentos.
Desde a sua fundação, em 1977, a Tecol sempre dispôs de equipamentos modernos para auxiliar nos trabalhos, inclusive, foi a primeira empresa do segmento em Juiz de Fora a possuir um computador de uso doméstico. A busca pela tecnologia é constante, sempre com a preocupação de facilitar a vida de seus clientes, de modo a oferecer um serviço rápido, eficiente e de qualidade. Atualmente, o software de contabilidade adotado pela empresa, o Questor, está entre os cinco melhores do país.
A Tecol funciona em um prédio de aproximadamente mil metros quadrados, com instalações modernas, na Rua Doutor João Pinheiro, 173, no Jardim Glória, e conta com instalações amplas e modernas.