
Um equipamento de alta tecnologia que simula todas as adversidades de tempo e condições de tráfego em uma via urbana ou rodovia. Na cabine, o motorista em teste precisa conduzir o veículo de forma defensiva, segura e econômica. O Simulador de Direção é uma das grandes apostas da Unidade Juiz de Fora SEST (Serviço Social do Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) para este ano de 2019, sendo adotado em todos os cursos voltados a motoristas de cargas, passageiros e escolares. São mais de 60 equipamentos distribuídos em Unidades Operacionais por todo o país.
O uso do Simulador de Direção na capacitação dos profissionais do volante permite avaliar a reação do motorista diante de situações que talvez ele ainda não tenha vivido, como neblina, chuva forte, avarias nos veículos, manobras arriscadas em subidas e descidas íngremes, estradas com e sem asfaltos, entre outras. A tecnologia ainda auxilia a empresa a selecionar profissionais capacitados para atuar em determinados trechos otimizando a logística. Esta alta tecnologia está em consonância com a responsabilidade socioambiental do SEST SENAT uma vez que não contribui para a emissão de gases poluentes.
“Com o uso da biometria, é possível avaliar corretamente o comportamento de todos os motoristas que passam pelo simulador. Ao final do curso, temos condições de saber o perfil de cada um e sua evolução em tempo real e, com isso, auxiliar o empresário a selecionar o profissional adequado para cada rota, de acordo com suas espeficidades. O motorista que dirige de forma mais adequada, há economia de combustível, menos gastos com manutenção e redução de custos operacionais” atesta a diretora da unidade de Juiz de Fora do SEST SENAT, Luciana Ferreira Mendonça. “Vamos usar o que temos de melhor em tecnologia para capacitar os motoristas.”
Conquista
A aquisição dos Simuladores de Direção nas unidades foi uma conquista do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Clésio Andrade, uma das principais lideranças do setor empresarial do Brasil. Fundador do SEST SENAT há 25 anos, ele é um dos criadores do vale-transporte e idealizador do maior programa ambiental em atividade hoje no Brasil, o Despoluir. O mineiro Clésio Andrade ainda implantou o Instituto de Transporte e Logística (ITL), que já capacitou mais 1.600 líderes de mais de 760 empresas de todos os modais do transporte.
Em março deste ano, Clésio passa a presidência da CNT a seu sucessor, o também mineiro Vander Costa, eleito por aclamação por todos os modais no dia 5 de dezembro do ano passado. Vander Costa já esteve à frente do Conselho Regional-MG, hoje presidido por Waldemar Araujo.
Educação e Saúde em primeiro lugar
Aumentar assistência na área de educação e saúde nas unidades SEST SENAT é outro objetivo a ser alcançado este ano. A meta nacional para 2019 é realizar mais 4,7 milhões de atendimentos na área do SENAT, e mais de 3 milhões de atendimentos no SEST. E para garantir que mais profissionais tenham acesso aos serviços e atendimentos, novas Unidades Operacionais serão entregues em todo país, além da melhoria e modernização das unidades já em funcionamento.
Os projetos voltados à promoção da saúde e qualidade de vida oferecidos de forma contínua e de graça na Unidade de Juiz de Fora serão reforçados com práticas de prevenção através das Campanhas Nacionais e atendimentos ofertados com excelência nas áreas de: Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Nutrição. Praticar atividades físicas e ter momentos de lazer também são ações essenciais para cultivar a vida saudável, ofertamos na Unidade de Juiz de Fora, aulas de natação, hidroginástica, treinamento funcional e uma área de lazer para os trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes.
Comprometido com o desenvolvimento do transporte no Brasil, o SEST SENAT oferece um programa educacional que contribui para a valorização cidadã, o desenvolvimento profissional, a qualidade de vida e a empregabilidade do trabalhador do transporte, por meio da oferta de diversos cursos que são ministrados na Unidade SEST SENAT de Juiz de Fora ou na sua empresa (cursos in company).
“Outro programa que estamos com bastante expectativa para 2019 é a Escola de Motorista Profissionais, que já existe e é padronizada em todas as Unidades ofertantes no Brasil. O objetivo geral dos cursos ofertados tanto em cargas como em passageiro é desenvolver os profissionais do setor de transporte, visando o aumento de sua empregabilidade, renda e produtividade. Nossa missão é fazer a diferença na vida de milhares de trabalhadores do transporte diariamente”, conclui Luciana.