Ícone do site Tribuna de Minas

Moderno Centro Cirúrgico do Hospital Unimed investe em salas inteligentes

unimed imagem destacada
PUBLICIDADE

 

Entre os diferenciais, Hospital Unimed Juiz de Fora conta com sala de Hemodinâmica dentro do Centro Cirúrgico, com todo suporte de serviços de diagnósticos e moderna UTI, onde paciente fica em apartamento exclusivo

 

PUBLICIDADE

Com o Centro Cirúrgico mais novo e um dos mais bem estruturados de Minas, o Hospital da Unimed Juiz de Fora está investindo em salas inteligentes para garantir aos médicos tecnologia de comunicação embarcada para a gravação e transmissão de cirurgias ao vivo. Além de possibilitar a troca de experiência, este sistema permite o uso do material captado em treinamentos e pesquisas. “É o Centro Cirúrgico que nos proporciona máxima segurança, pelos recursos que disponibiliza e, em especial, pela experiência das equipes de suporte”, afirmam os cirurgiões que experimentaram a unidade.  

PUBLICIDADE

Totalmente adaptado às recomendações de segurança do Ministério da Saúde para o enfrentamento do coronavírus e um Centro de Material e Esterilização que utiliza as tecnologias mais modernas nos cuidados, o Centro Cirúrgico do Hospital Unimed tem salas amplas e um conjunto completo de equipamentos e instrumentais que garante ao médico a realização de intervenção cirúrgica, das minimamente invasivas às mais complexas em todas as especialidades. Para garantir ainda mais segurança ao médico e paciente, a Hemodinâmica é integrada ao Centro Cirúrgico.

A unidade também está equipada com moderna aparelhagem para o diagnóstico preciso e tratamento de doenças cardíacas, neurológicas e vasculares e, sua disposição dentro do Centro Cirúrgico – um dos diferenciais do Hospital Unimed – facilita a remoção do paciente em casos de intercorrências. Em outro andar exclusivo do hospital, moderna Unidade de Terapia Intensiva dá total suporte ao Centro Cirúrgico na assistência a pacientes que requerem cuidados especiais e monitoramento 24 horas. Além de recursos de última geração, a UTI oferece apartamentos amplos e exclusivos com banheiro, iluminação natural e vista para o entorno verde do hospital. 

PUBLICIDADE

 Controle rigoroso no Centro de Material e Esterilização protege paciente da infecção hospitalar

Além da Hemodinâmica e do Centro de Recuperação Pós-Anestésica, o Centro Cirúrgico do Hospital da Unimed Juiz de Fora conta com o apoio de um diferenciado Centro de Material e Esterilização, responsável por rigoroso (muito rigoroso) processo de limpeza, desinfecção e de esterilização dos instrumentais e outros materiais hospitalares. Com o objetivo de assegurar qualidade da assistência médica, cirúrgica e de enfermagem e a segurança do paciente, a unidade de apoio ao Centro Cirúrgico opera com procedimentos modernos e padronizados, visando fornecer às equipes materiais livres de contaminação, e com um dos sistemas mais avançados de rastreabilidade de instrumentais do país.  

PUBLICIDADE

Referência pelas tecnologias e processos, o Centro de Material e Esterilização do Hospital Unimed opera com uma equipe de enfermeiros e técnicos de enfermagem experientes, com qualificações específicas e treinamento contínuo. Cumpridora das RDC 50 e 15 da Agência de Vigilância Sanitária, a unidade possui ambientes separados estruturalmente em sujo, limpo e estéril, o que garante um fluxo unidirecional sem o cruzamento desses materiais. O setor aplica as melhores práticas para o processamento dos materiais, a começar pela utilização de água de osmose, que é livre de qualquer agente contaminante.  

Além disso, todo o processo de limpeza, desinfecção e esterilização é automatizado. O CME utiliza equipamentos como lavadora ultrassônica, com água a 40°, lavadora termodesinfectadora, com água 80° pressurizada, aparelho vapor úmido em alta pressão (Steamer) e a lavadora desinfectadora, exclusiva para limpeza de aparelho de endoscopia. Dessa forma, elimina toda e qualquer sujidade e microorganismos, com o auxílio de detergentes enzimáticos e alcalinos de alta qualidade e eficácia.  

 

PUBLICIDADE
Todo automatizado, processo rigoroso de limpeza, desinfecção e esterilização de materiais conta com tecnologias de segurança inéditas na região

 

Tecnologia exclusiva amplia segurança

A secagem de todo material cirúrgico é feita com ar comprimido livre de agente contaminante em secadoras com fluxo de ar contínuo, sem que haja a recontaminação. Na sequência, os instrumentais são submetidos à alta temperatura nas autoclaves e estocados em contêineres, tendo a sua esterilidade garantida até um ano. Para o reforço da segurança, os instrumentais de terceiros, cirurgiões e empresas, também passam por todas as etapas de limpeza e desinfecção do Centro de Material e Esterilização do Hospital Unimed. O armazenamento, o controle e a distribuição dos materiais médicos são absolutamente criteriosos (na prática, inflexíveis), especialmente por empregar a rastreabilidade, outro grande diferencial do CME do Hospital da Unimed. Por meio do Datamatrix – avançado sistema tecnológico – é gerado um código de rastreio para cada instrumental. Com ele, é possível identificar quais os instrumentos foram utilizados em cada cirurgia, procedimento e paciente (tudo é codificado). Além da melhor gestão do arsenal de 17 mil itens, o Datamatrix completa o conjunto de recursos tecnológicos do CME para a garantia de uma cirurgia precisa e sem riscos de infecção hospitalar. 

PUBLICIDADE

Site: www.unimedjf.coop.br

Facebook: unimedbr/

Instagram: @unimedjuizdefora

Sair da versão mobile