Ícone do site Tribuna de Minas

Público PCD poderá adquirir o novo cartão Moov Gratuidade a partir do dia 18 de outubro

PUBLICIDADE

A distribuição do cartão Moov para os públicos com direito à gratuidade do serviço de transporte público em Juiz de Fora segue bem-sucedida. De acordo com a responsável pela Comunicação e pelo Marketing da empresa Ansal, Juliana Assis, ao todo já foram distribuídos mais de 10 mil cartões. Na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro, começa a chamada para que pessoas com deficiência (PCD) possam fazer a troca pelos novos. Para garantir a qualidade e a agilidade no atendimento, mais atendentes foram contratadas, assim como foi expandido o número de guichês na sede da Astransp.

“O público PCD será atendimento semanalmente, de acordo com as datas de aniversário. Os nascidos em janeiro e fevereiro, devem fazer a troca entre os dias 18 e 24 de outubro. Quem faz aniversário em março e abril, será atendido entre 25 e 31 de outubro. Já os nascidos em maio e junho, a troca será do dia 1º ao dia 7 de novembro. Quem faz aniversário em setembro e outubro deve efetuar a troca de 16 a 21 de novembro. E finalizando, os nascidos em novembro e dezembro serão atendidos de 22 a 28 de novembro”, explica Juliana.

PUBLICIDADE
A assessora de Comunicação e Marketing da Ansal, Juliana Assis, ressalta que não é necessário chegar cedo ao local de troca, uma vez que o atendimento é bastante ágil, sendo realizado em até três minutos. O funcionamento do posto de troca na sede Astransp segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para a aquisição do novo cartão Moov, o interessado precisa apresentar documento de identidade com foto e o cartão antigo de gratuidade do transporte público. A assessora da Ansal ressalta que não é necessário chegar cedo ao local de troca, uma vez que o atendimento está bastante ágil, sendo realizado em até três minutos. O funcionamento do posto de troca na sede Astransp segue de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O público idoso continua sendo atendido.

PUBLICIDADE

“Nós ampliamos o número de atendentes e estamos realizando também triagem e distribuição de senhas na fila. Optamos também por fazer o início do chamamento do público PDC um dia após o início para os idosos, para evitar a concentração de pessoas na sede da Astransp em um único dia. Além disso, aumentamos o número de atendentes em mais de 40%. Isso vai contribuir ainda mais na agilidade”, conta Juliana.

Público pagante será chamado para troca ainda neste ano

De acordo com o planejamento, até o final do ano, a etapa de troca de gratuidades já terá sido concluída. Ainda em 2023, também terá início o chamamento para o público pagante. Em entrevista à Rádio Transamérica, a assessora da Ansal, Juliana Assis, respondeu à dúvida de ouvinte que gostaria de saber se o cartão Moov Gratuidade para o público PCD precisará ser passado no validador localizado dentro dos ônibus. Ela garantiu que sim. Todas as pessoas que utilizam o transporte público precisam validar o cartão. Se o usuário tiver alguma dificuldade, basta pedir ajuda ao trocador ou ao motorista.

PUBLICIDADE

Ninguém precisa ter pressa para realizar a troca pelos novos cartões Moov, uma vez que o cartão antigo segue funcionando normalmente. “Se alguém não conseguir fazer a troca na data correta, não precisa se preocupar, porque vamos fazer novos planejamentos de datas. Agora estamos com a novidade da gratuidade do transporte público aos domingos e feriados, e muitas pessoas acham que não precisam passar pela roleta. Mas é necessário sim. Não se pode entrar pela porta lateral ou pela porta traseira. Tem que entrar pela frente e passar normalmente pela roleta”, conclui a assessora da Ansal.

PUBLICIDADE

SAIBA MAIS

Associação Profissional das Empresas de Transporte de Passageiros (Astransp)

Rua Espírito Santo, 296

PUBLICIDADE

Horário de atendimento: das 8h às 17h.

Sair da versão mobile