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Ansal busca melhoria operacional com implantação de telemetria na frota

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Sempre atenta aos avanços da tecnologia, a Ansal mais uma vez sai na frente e se torna a primeira empresa de transporte urbano de Juiz de Fora a implantar a telemetria em sua frota. Com o equipamento é possível monitorar toda a viagem do veículo, saber a hora em que ele esteve em cada local, em qual velocidade trafegou, se o motorista fez alguma frenagem brusca, dentre outras informações. “A segurança de nossos passageiros e colaboradores é uma prioridade para o Grupo CSC, que vem buscando implantar essa tecnologia em todas as suas unidades. E Juiz de Fora, é claro, não poderia ficar de fora”, declara o gerente geral da Ansal, Rodrigo Reis, ressaltando o sucesso alcançado em Pouso Alegre após a telemetria ser implantada na empresa do grupo naquele município. “O resultado foi bastante positivo. Conseguimos proporcionar mais segurança aos nossos passageiros.”

Profissionais da Ansal passam por treinamento para entender os recursos da telemetria (Foto: Divulgação)

A segurança exaltada por Rodrigo está no fato de a empresa acompanhar on-line toda a trajetória do ônibus e a condução do motorista, podendo alertá-lo no caso de uma falha na direção do veículo. “Um sistema computadorizado avisa imediatamente quando há algo incorreto. O equipamento nos alerta, por exemplo, se o motorista está dirigindo com o pé na embreagem, alerta para a necessidade de uma direção econômica ou adverte no caso de uma manobra não recomendada”, esclarece a gerente do Centro de Controle Operacional (CCO), Isabela Duarte. É no setor dela que estão os controladores que acompanham o rastreamento feito pela telemetria. “O aparelho registra tudo que ocorre do momento em que o motorista vira a chave até quando ele desliga o carro.”

Conforme Isabela, além do acompanhamento em tempo real feito pelos controladores do CCO, ao final da viagem, é emitido um relatório com todas as manobras feitas pelo motorista. “Sendo assim, é possível saber se ele excedeu na velocidade, se fez alguma freada brusca ou uma manobra arriscada. Se por acaso o motorista deixar o carro parado na rua com o motor ligado por um tempo acima do normal, nosso centro de controle recebe a informação na hora e assim é possível acioná-lo para saber o motivo.”

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A gerente do CCO aponta outra vantagem da telemetria: a possibilidade de personalizar o equipamento de acordo com as necessidades da empresa. “É possível determinar, por exemplo, a velocidade adequada para cada via do trajeto, e o aparelho alerta, emitindo um som, quando essa velocidade não for cumprida. Também é possível programar um bip de alerta para avisar quando o ônibus estiver parado com o motor ligado, quando o motorista estiver acelerando com uma marcha lenta, dentre outras atitudes que causam desgaste do veículo, desperdício de combustível e insegurança para o passageiro. Para cada caso, um sinal sonoro diferente é emitido. Ao ouvi-lo, os motoristas saberão qual desvio estão cometendo.”

Treinamento da equipe

Para entender todas as possibilidades dessa tecnologia e como usá-la a seu favor, os motoristas da Ansal estão passando por um intenso treinamento. São explicadas as regras, o que cada sinal sonoro informa e como o profissional deve proceder. O gerente geral Rodrigo Reis ressalta que o GPS, instalado há mais tempo nos ônibus, já registra a velocidade dos carros. A telemetria, no entanto, consegue aferir de maneira mais precisa não só o ritmo do veículo, mas toda conduta que provoque dano a ele ou risco ao passageiro

“Nossa proposta é analisar detalhadamente a direção de cada um de nossos motoristas, traçar um perfil individual e corrigir as falhas apontadas. Ao final de cada trimestre, vamos premiar os profissionais que obtiverem a melhor pontuação. É uma forma de incentivar nossos colaboradores a buscar sempre a qualidade no serviço prestado”, pontua o gerente.

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