Se de uma hora para outra a conta de água apresentar um valor fora do habitual, o motivo pode estar atrelado a um vazamento no sistema interno do imóvel. O alerta é feito pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), responsável por gerenciar todo o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Juiz de Fora. Mesmo trabalhando para garantir o pleno fornecimento de água, a companhia reforça o pedido para que os usuários estejam atentos ao seu consumo, criando uma rotina de cuidados.
O primeiro passo, conforme a Cesama, é verificar o comportamento da instalação hidráulica em todas as torneiras, chuveiros e válvulas de descarga, notando se estão dentro da normalidade. Outra medida é acompanhar o consumo registrado na conta mensalmente e, regularmente, providenciar uma verificação do sistema interno. A Cesama lembra que a conta de água é um documento muito importante, por isso, procure tê-la sempre em mãos em caso de esclarecimentos e/ou dúvidas sobre pagamentos, valores, datas de vencimento e outras informações.
Como proceder?
Dentre as ocorrências mais comuns envolvendo vazamentos visíveis estão aquelas relacionadas ao extravasor da caixa d’água (ladrão), às torneiras em geral e à caixa de descarga do vaso sanitário. No caso dos encanamentos em parede, o local pode apresentar umidade e até bolhas na pintura. Contudo, no vazamento subterrâneo, não há esse tipo de vestígio. Assim, é preciso apurar por meio de testes envolvendo a caixa d’água e o hidrômetro (ver arte). Em edifícios onde há somente um hidrômetro, todos pagam pelo desperdício, e, para identificar o vazamento, vale seguir as mesmas orientações.
Quem é responsável?
No caso de vazamentos internos (visíveis ou invisíveis), conforme a Resolução 40/2013 da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE/MG), a responsabilidade de realizar a vistoria é do usuário, que pode buscar auxílio de um bombeiro hidráulico. O profissional, após realizar o reparo, deve assinar uma declaração informando que o vazamento foi detectado e corrigido. Com este atestado e os números pretos que estiverem marcando no hidrômetro, o cliente pode entrar em contato pelo 115 e agendar seu atendimento na Agência da Cesama para negociar o parcelamento da conta que, em função do vazamento, registrou o aumento do consumo. Agora, se o problema for na caixa padrão, a Cesama deve ser comunicada, através do telefone 115, para apurar e consertar. A companhia também pode ser procurada caso o cliente tenha dúvidas em relação ao funcionamento do hidrômetro. Neste caso, ele pode solicitar à Cesama a aferição do equipamento para confirmar se a calibração do aparelho está lhe causando prejuízo. Se for comprovado que o aumento do consumo tem relação com esses dois casos, a companhia assume a responsabilidade pelo conserto e ressarcimento ao cliente. Vale ressaltar que a aferição do hidrômetro pode ser solicitada gratuitamente a cada três anos. Mas se o cliente pedir uma avaliação antes deste prazo e for constatado que o equipamento não apresenta defeito, ele será responsável pelo pagamento do serviço.
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 1.001, Centro
Telefone: 115
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 7h30 às 17h30
www.cesama.com.br