Eles foram feitos para fechar, vedar, isolar, mas quando se misturam a palavras, como solidariedade, empatia e sustentabilidade ganham sentido completamente oposto ao original, abrindo um mundo de possibilidades para quem gosta de fazer o bem. Não é por menos que a campanha “Eu ajudo na lata” está falando fundo no coração da pequena Valentina Oliveira Neves Pilato, 7 anos, moradora de Benfica, que usa estrategicamente a padaria do avô, como ponto para mobilizar vizinhos, clientes, funcionários e a própria família para a arrecadação dos lacres. “É impressionante ver uma criança dessa idade assumir com tanta responsabilidade um compromisso assim”, conta comovido José Oliveira, que incentivou a neta desde o primeiro momento. “Quando eu disse que era para comprar cadeira de rodas para uma criança ou adulto que precisa, ela logo se entusiasmou”, lembra.
Para a mãe, Lidiane de Oliveira, o incentivo que todos têm oferecido à filha, recolhendo os lacres, é a melhor forma de educar uma criança para a cidadania. “É a bagagem que podemos passar para ela. Olhar para as pessoas de uma forma mais caridosa e humana. O mundo está tão violento, que não devemos deixar de praticar o amor ao próximo, sensibilizando os pequenos para a ação. Também meu outro filho, Enzo, de três anos, já está entrando na onda”. Cliente da Unimed, empresa que realiza a campanha “Eu ajudo na lata”, em Juiz de Fora, Oliveira ressalta que a cooperativa foi muito feliz em propor essa iniciativa tão simples, mas de tanto alcance social.
É o que também acreditam as professoras do terceiro ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Laranjeiras, Ana Cláudia Pires Andrade e Rita de Cássia Moreira Rodrigues. Ao levarem a sugestão para a sala de aula, os 15 alunos logo se mobilizaram, até porque convivem com a amiga Mariah Xavier Dazini, que tem necessidade de usar equipamentos para locomoção e estava mesmo precisando de uma cadeira de rodas. Como a iniciativa da Unimed é voltada para o apoio a instituições e não para doações individuais, a família da menina conseguiu comprar o equipamento com a ajuda de uma “vaquinha” online. “Uma coisa puxou a outra”, explica Rita. “Todo esse movimento contribuiu para aumentar o desejo de ajudar ainda mais pessoas. Não é por menos que agora toda a escola está envolvida com a campanha”, acrescenta Ana Cláudia.
Foi graças a atitudes de pessoas, como Valentina, das professoras e dos alunos do Centro Educacional Laranjeiras, de funcionários da Unimed e de centenas de outros que, diariamente, depositam sua colaboração nas unidades de coleta que, neste ano, as APAE’s de Juiz de Fora e Santos Dumont receberam duas cadeiras de rodas cada uma, resultantes da arrecadação de 530 quilos de lacres na segunda edição da campanha. O volume é bem mais que o dobro do recolhido na primeira edição concluída em 2017 e que permitiu a doação de uma cadeira de rodas, um andador e um par de muletas para o Abrigo Santa Helena.
Empresas usam campanha para envolver colaboradores em ações internas
Coordenadora da campanha “Eu ajudo na lata”, a jornalista Cláudia Gentile Fonseca acredita que a simplicidade seja o ponto forte da iniciativa que acaba de entrar em sua terceira edição. “A expectativa é a melhor possível para o fechamento em 2019, porque as pessoas estão vendo o retorno do esforço que fazem”, observa a colaboradora da Unimed Juiz de Fora. Tanto que, além de pessoas físicas, também empresas estão aderindo à proposta e utilizando a campanha para ações internas.
É o caso da Thomson Reuters que aproveitou o embalo da Copa do Mundo de futebol e deu o pontapé na gincana “Copa Lacre” em cinco unidades que mantém em diferentes regiões do país. A iniciativa partiu de uma funcionária que já conhecia o trabalho da Unimed em Juiz de Fora. Encerrada em outubro, a ação premiou os escritórios de Juiz de Fora, São Paulo e Campinas que cumpriram a meta de arrecadação. “A campanha movimentou mais de 1.800 colaboradores e, neste período, foram arrecadados 32.500 lacres, distribuídos em 130 garrafas pet de 2 litros”, explica a vice-presidente de Recursos Humanos da Thomson Reuters América Latina, Andrea Ziravello Elias. O montante foi entregue às cooperativas das respectivas cidades.
“Esta campanha fortalece a importância de preservação do meio ambiente, por meio da conscientização do descarte correto e consciente do lixo, bem como as vantagens do seu reaproveitamento. A Thomson Reuters tem um compromisso firmado com a ONU em relação ao cumprimento do programa de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, a cada trimestre, são propostas iniciativas relacionadas a umODS específico”, completa a vice-presidente de RH.
E em se tratando de fazer o bem, a Unimed Juiz de Fora mostra que santo de casa também faz milagre e não são poucos os colaboradores que participam ativamente da “Eu ajudo na lata”. Engajada, a assistente de Liberação, Jacqueline França, ressalta ser muito motivador trabalhar em uma empresa que pratica e estimula a solidariedade. “É uma grande alegria também ver minha sobrinha, Anna Silva Carchedi, de 6 anos, tão empenhada em ajudar. É demais”.