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Ansal esclarece dúvidas sobre cartões Moov Gratuidade

Transporte público de Juiz de Fora já experimenta novo sistema de bilhetagem
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Desde o início da troca dos cartões de gratuidade do transporte coletivo público em Juiz de Fora, quase 30 mil unidades já foram substituídas. Em entrevista à Rádio Transamérica, a assessora de marketing da empresa, Juliana Assis, respondeu a diversas perguntas relativas a dúvidas dos usuários, além de falar sobre as novidades do novo sistema de bilhetagem eletrônica. Confira.

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 Como está a distribuição dos novos cartões Moov Gratuidade?

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Juliana Assis – Está indo bem. Já estamos próximos dos 30 mil cartões distribuídos. Até dezembro, teremos concluído todas as entregas dos cartões Moov Gratuidade.

 Muita gente perdeu a chamada para a troca. O que essas pessoas devem fazer agora?

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– Por enquanto, podem continuar usando o cartão antigo normalmente. Assim que concluirmos esse calendário, essa programação, vamos fazer um novo chamamento para quem perdeu o prazo.

 Foi criada uma estratégia para evitar o tumulto na sede da Astransp?

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Criamos sim, a equipe de atendimento da ASTRANSP foi duplicada e, consequentemente o número de guichês de atendimento. Além disso, estamos com distribuição de água gelada, distribuição de pipoca e algodão doce, além de uma triagem permanente para agilizar o atendimento nos momentos com fila. Mas as pessoas continuam indo muito cedo. Não precisa, porque nosso atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, o melhor horário para ir é após as 10h ou depois das 14h, porque não há filas e o atendimento é bem mais ágil.

 Quem tem o cartão amarelo de PCD e passa na roleta precisa trocar para o Moov Gratuidades?

– Esse cartão amarelo não precisa ser trocado. Não vai precisar ser trocado, porque é só uma identificação para a pessoa acessar o ônibus, mas ela não passa na roleta. São cerca de mil e oitocentos usuários que possuem esse cartão.

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 Se a pessoa não tiver esse cartão amarelo de PCD ela pode requisitar?

– Esse cartão é fornecido pela Prefeitura de Juiz de Fora. A pessoa tem que ter um laudo médico e passar por um processo, para que o cartão seja autorizado. Somente após a autorização, ela procura a Astransp.

Os créditos que o cidadão tem no cartão atual migram para o novo cartão Moov ou o usuário perde esse saldo?

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– Então, o usuário não perderá seus créditos nunca. Os passageiros podem continuar usando o seu cartão antigo normalmente. Depois iniciaremos a distribuição do novo Moov para pagantes e aí sim, nesse momento os usuários irão usar todos os créditos do seu cartão antigo para começar a usar o novo Moov.

 O benefício da integração continuará funcionando mesmo com o Moov?

– Continuará funcionando do mesmo jeito. Nada muda. Muitas coisas continuam iguais, por exemplo, o acesso aos ônibus. O novo sistema, porém, traz mais agilidade, porque é uma tecnologia melhor.

Quando começa a distribuição do novo cartão Moov para quem paga a passagem?

– A nossa previsão é entre o final de novembro e o início de dezembro para aqueles que recebem o cartão por meio da empresa onde trabalha. A troca pelo Moov desses pagantes depende de alguns testes que serão feitos nos próximos dias.

Um usuário que não possui vínculo com empresa, por exemplo, um profissional liberal, quando ele poderá realizar a troca?

– Por enquanto ainda não temos data para esses usuários. Provavelmente vamos fazer essa entrega primeiro por meio das empresas e depois vamos divulgar um calendário para quem é autônomo, quem já tem o seu cartão e para quem quiser adquirir o novo e ter essa facilidade na hora de acessar o ônibus.

 Qual a importância desse cronograma para a troca dos cartões?

– Ele é fundamental, porque permite a correção de algumas falhas que podem acontecer durante o processo. Quanto maior for o número de pessoas que já estiverem com o novo cartão, melhor. A facilidade na compra de crédito para abastecer o cartão será oferecida em breve e a pessoa não precisará mais ter que ir na Astransp e nem enfrentar fila.

 Quais são os benefícios do Moov?

É uma tecnologia de ponta. O embarque hoje, às vezes, atrasa e os usuários reclamam um pouco. Mas a intenção é mitigar isso, porque o validador do cartão é mais rápido, mais ágil. Tem também a questão do uso de dinheiro em espécie nos ônibus. O cartão reduz a circulação de dinheiro, aumentando a segurança para quem trabalha e para quem usa o transporte coletivo. Há também a facilidade na compra e no abastecimento desse cartão. Além disso, vamos utilizar o chatbot humanizado para atendimento e para esclarecer dúvidas. Se a pessoa tiver algum problema ou dificuldade, será atendida com facilidade através do celular. A recarga poderá ser feita pelo aplicativo do Moov com pagamento por cartão de crédito, de débito e, ainda, pelo Pix. Tudo isso na palma da mão, sem dificuldade.

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