Diferente da maior parte das crianças, a queda dos dentinhos de leite não representou para Shirlley um marco feliz de seu crescimento. Pelo contrário, sinalizou que havia algo diferente com ela, pois apenas os dois dentes superiores centrais foram trocados. Sem contar que estavam bastante separados um do outro. De origem humilde na cidade de Rio Pomba, a família da menina foi aconselhada a buscar ajuda especializada em Juiz de Fora. Porém, pouco havia a ser feito, uma vez que a melhor alternativa, os implantes dentários, só poderiam ser realizados depois que completasse 18 anos, em função do período natural de crescimento. “E você consegue imaginar o que é uma garota de 15 anos sem dente? Sofri muito com isso”, lembra entre lágrimas a universitária que cursa Matemática no campus do IF Sudeste.
A dor, porém, não foi maior que a vontade de mudar. Ao completar 18 anos, Shirlley procurou novamente, em Juiz de Fora, a odontopediatra, Juliana Damasceno, que a encaminhou à Pós-Odonto Suprema, onde Leonardo e Rodrigo são diretores. Os dois se interessaram em cuidar de cada etapa do tratamento dela no Centro de Odontologia Avançada sem cobrar nada por isso. Desde então, lá se vão dois anos de muita cumplicidade, generosidade, cooperação, esperança e trabalho, reunindo um grupo de profissionais, como clínicos, residentes, ortodontistas e especialistas em implantes.
“Todos estamos imbuídos do objetivo de devolver à Shirlley o que para nós é muito importante na vida de qualquer pessoa: a possibilidade de sorrir. No caso dela, é mais ainda do que isso. Estamos falando de convívio social, de se alimentar com facilidade, de falar adequadamente. São oportunidades como essas que Deus nos dá que fazem a vida ter tanto sentido”, observa Rodrigo. “É um caso tão delicado que até a colocação de uma prótese seria difícil. Mas toda vez que a gente contava a história para os colegas todo mundo se envolvia e queria ajudar”, acrescenta Leonardo, encantando com o alto astral que a menina sempre demonstrou mesmo com sua difícil condição.
Em maio deste ano, os dois realizaram o implante dos dentes da arcada inferior, juntamente com a cirurgia de enxerto ósseo na arcada superior. Shirlley já usa aparelho fixo ancorado em uma estrutura de resina há cerca de dois anos para juntar os dentes da frente e auxiliar no enquadramento da mordida. A previsão é que a partir de novembro, o implante dos dentes superiores já possa ser realizado. “Eles são meus anjos da guarda. Meu sonho está acontecendo e isso é incrível. São profissionais muito responsáveis, sempre disponíveis e isso me deixa muito tranquila. Está demorando, mas sei que estou em boas mãos. Desde o primeiro momento eles falaram que meu caso era mais pensar do que fazer. Não tinham noção de como iam montar meus dentes. Começaram do zero mesmo”, conta Shirlley com uma felicidade que dificilmente vai caber em milhares de sorrisos. Serão necessários muito mais.
Certificação da Qualidade
O caso de Shirlley ilustra bem o alcance do trabalho realizado no Centro de Odontologia Avançada que prima pela atenção integral ao paciente, identificando o melhor tratamento para cada caso, assim como gerenciando todas as etapas do cuidado que envolve diversos especialistas. “Nossa filosofia de trabalho é baseada no equilíbrio entre três fatores: competência profissional, valores do paciente e ciência”, observa Rodrigo. Para alcançar níveis cada vez mais elevados de excelência, a clínica deu início ao processo de certificação da qualidade, para obtenção de normas internacionais, como ONA e ISO. “Cada vez mais é a segurança do paciente que está em jogo. Por isso, decidimos investir no processo de certificação, até mesmo pela proteção dos dados de nossos clientes”, finaliza Leonardo.
Centro de Odontologia Avançada
Endereço: Av. Barão do Rio Branco, 2.406 – Sala 503
Telefones: (32) 3213-7040 e (32) 9999-1234
Site: centrodeodontologiavancada.com.br