Ícone do site Tribuna de Minas

O rosto e o coração da Zona Norte

moinho 3

Carolyne

PUBLICIDADE

Moinho Center JK. Este foi o nome escolhido por 49% dos que participaram da votação realizada pelo site e pelas redes sociais do projeto Moinho, já demonstrando uma forte ligação com o empreendimento cujo propósito é ser da Zona Norte para a Zona Norte.

Mas a ousadia não parou por aí. Ao invés de utilizar imagens de bancos de fotografias com modelos famosos ou convidar artistas consagrados para a campanha publicitária, o Moinho Center JK buscou rostos e figuras mais expressivas – os próprios moradores da região – para se apresentar à comunidade.

PUBLICIDADE

A campanha “Garoto-Propaganda”, disputada em quatro categorias – masculino, feminino, adolescente e criança – movimentou as redes sociais, nos últimos dois meses, e deu muito o que falar também nos encontros de família e nas rodas de conversa entre os vizinhos.

PUBLICIDADE

A participação e o envolvimento de sete mil pessoas entre candidatos e votantes tornaram a escolha acirrada. A definição dos 12 foi feita em duas etapas, com uma repescagem, na qual a comunidade, mais uma vez, decidiu ao votar e apontar os seus favoritos. O resultado é uma demonstração do cuidado e do zelo que os moradores têm por sua própria história.

Um vovô-garoto

Aos 81 anos, Sebastião Paula de Oliveira Filho ainda trabalha com a foice e a enxada – instrumentos que aprendeu a manusear desde a infância, em Oliveira Fortes (MG), trabalhando na roça. Foi da generosidade da terra que ele tirou o sustento e criou os cinco filhos, depois da mudança para Juiz de Fora. Seu Sebastião é muito conhecido em Francisco Bernardino, onde mora, ao participar de ações beneficentes e da equipe de louvor da igreja, cantando e tocando cavaquinho. Ele está aprendendo também a tocar sanfona.

PUBLICIDADE

Como não tem a mesma habilidade com o mundo digital, ele contou com a ajudinha da neta Bárbara para participar da campanha. “Decidi inscrevê-lo, meio na brincadeira. Montei a foto, escrevi o texto e postei. Dois dias depois, o administrador da página comentou. Queria saber mais sobre ele”, explica Bárbara. Segundo ela, a família está curtindo muito o fato de ter dois representantes selecionados para a campanha publicitária do Moinho. Helena, a netinha de Seu Sebastião, também foi escolhida.

Um toque de fada madrinha

Aos sete anos, Brenda Visoná Terra conjuga a fala articulada com a doçura e o sorriso, que logo se transforma em gargalhada, do jeitinho próprio de criança, ao falar sobre sua participação na campanha. “Minha mãe achava que eu era tímida [risos], por isso não fez a inscrição. Mas minha madrinha me inscreveu no último dia”, conta a menina que compareceu à sessão de fotos escoltada pela mãe Renata e pela dindinha Emanuelle.

PUBLICIDADE

A escolha de Brenda deixou a família muito feliz. Mas é poder acompanhar diariamente, de casa, o ritmo frenético das obras no Moinho que tem trazido ainda mais alegria. “É um sonho. Até outro dia era só um prédio abandonado que está se transformando diante dos nossos olhos”, afirma Renata, cuja história familiar está enraizada na Zona Norte. “Meu bisa construiu a nossa casa”, acrescenta Brenda. Aliás, João Visoná, o bisavô da menina, virou nome de rua no bairro Francisco Bernardino.

Um novo olhar

Foi a identificação com o slogan “Eu amo a Zona Norte” que fez a fotógrafa Jéssica Seghatti Magalhães, 26 anos, querer trocar de posição diante das lentes da câmera para se juntar ao grupo de divulgadores do Moinho Center JK. “Vi as imagens do projeto e achei perfeito. Imagina quando estiver pronto?”, avalia Jéssica que sempre enfrentou dificuldade com opções de lazer, comércio e serviços na região. “Temos que atravessar a cidade”.

A proposta do retrofit – construção que preserva as características arquitetônicas do prédio – também foi uma escolha acertada na opinião dela que é formada em Arquitetura e Urbanismo. “O Moinho faz parte da nossa memória, é um patrimônio que não vai ficar mais esquecido. Será frequentado pela cidade inteira”, comemora.

PUBLICIDADE

Um herói de verdade

Alan Roger, 27 anos, nascido e criado na Cidade do Sol é nutricionista, mestrando em Saúde Coletiva, faz Pedagogia na UFJF e também é escritor. No seu perfil no instagram, vamos encontrá-lo exercitando seu lado criativo ao compartilhar informações sobre nutrição de um jeito leve, lúdico, divertido e contagiante.

Seu livro “Salada Poética é “consumido” facilmente por públicos de todas as idades. Nas escolas, ele faz sucesso ao incorporar o verdinho “Major Absorção”, um simpático super-herói cujos poderes vêm da alimentação saudável. “A campanha do Moinho criou um senso de pertencimento e de identidade com as pessoas que passam os mesmos perrengues que a gente. O projeto abre outras perspectivas para a Zona Norte se ver e ser vista”, conclui.

Veja fotos dos 12 garotos-propaganda do Moinho Center JK:

PUBLICIDADE
<
>
Seu Sebastião e a neta Helena

Votação aberta

Você pode escolher os estabelecimentos comerciais que gostaria de ver instalados no Moinho Center JK. Participe da votação no site www.projetomoinho.com.br. 

Facebook
Instagram 

Informações
Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 900 – Francisco Bernardino
(32) 4141-9748

Sair da versão mobile