Assim como o vinho, a sidra é uma bebida que traz muitos benefícios à saúde. É rica em nutrientes, vitaminas e sais minerais, e possui propriedades antioxidantes e reguladores da flora intestinal. Tem ação diurética, prevenindo a formação de pedras nos rins. Por regular os níveis de pressão arterial, ajuda a combater o surgimento de doenças cardiovasculares. Mesmo com todas essas propriedades e tradicionalismos, a sidra ainda é uma bebida pouco consumida no Brasil por não haver uma produção forte. Contudo, a partir de 2020, esse cenário tende a mudar, pois a Cervejaria Antuérpia está ampliando seu mix de produtos e se tornando uma empresa de bebidas, agregando novos estilos e sabores. Nesta pegada, o primeiro lançamento é a Best Apple, uma linha de fermentados de maçã que propõem uma nova experiência no consumo de sidras artesanais no país.
A ideia é trazer para o mercado brasileiro um produto diferenciado e inédito, inspirado nas sidras que vêm sendo amplamente consumidas nos EUA, Canadá e Europa. A Best Apple é uma parceria da Cervejaria Antuérpia com especialistas na produção de sidras, como o microbiologista Carlos Henrique de Menezes e seu sócio, Alessandro Lins, uma dupla que marca presença em diversos festivais de sidras artesanais em várias partes do mundo e aprofunda nos estudos sobre a produção da bebida. A ideia da coprodução surgiu após uma visita de Carlos à fábrica, ocorrida em 2019. “Apresentamos as sidras que já vínhamos produzindo e o interesse em produzi-las foi mútuo, pois julgamos ser um produto de alta qualidade sensorial e que teríamos um grande público-alvo no Brasil: os apreciadores de cervejas artesanais, vinhos e destilados”, destaca Carlos, também sócio da marca Best Apple.
Para o mestre-cervejeiro da Antuérpia, Giancarlo Vitale, esse encontro foi um casamento perfeito, que chegou no momento certo e na hora certa. “O craft beer abriu muito a cabeça dos consumidores, fazendo com que eles experimentassem coisas novas não só relacionadas às cervejas artesanais, como outras bebidas também. A Antuérpia sempre esteve atenta ao comportamento do mercado, por isso, em 2018, decidimos que seríamos uma empresa de bebidas, e a sidra foi o nosso primeiro passo para esta expansão”, explica.
Um produto elegante e refrescante
A linha de sidras artesanais lançada pela Antuérpia é composta por três sabores: Dry Original, que consiste em ser uma sidra mais seca, com 6,5% de álcool; Semi-Sweet Original, com 5,5% de álcool e com um pouquinho de dulçor residual, mas sem ser doce; e a Semi-Sweet Rosé, cuja receita é idem à Semi-Sweet Original, porém, adicionada de extrato natural de hibisco, também com 5,5% de álcool.
Sua produção, segundo Carlos Henrique, segue o padrão de sidras artesanais canadenses e americanas, que são ligeiramente ácidas, causando um efeito de salivação sutil e agradável, com boa quantidade de taninos, que favorecem uma leve secura na boca, e boa carbonatação, gerando frescor e suavidade à bebida. “Por conta desse processo, a Best Apple propõe uma experiência diferente ao consumidor, se comparado ao que ocorre com as sidras mais populares e que todo mundo conhece, que é mais doce, feita de forma nada artesanal e sem a acidez e taninos adequados que toda sidra artesanal deve ter”, comenta.
Por conta desses processos de produção, os produtos Best Apple são muito refrescantes e a cara do verão, podendo ser apreciados na praia e na piscina, além de festas, restaurantes e bares. São versáteis por sua infinidade de harmonização com muitos alimentos, em especial as carnes bovinas, suínas e de aves, tanto assadas quanto grelhadas. O produto está sendo comercializado em latas 475 ml e em barris de chopp.
A expectativa sobre o produto no mercado, de acordo do Giancarlo, é enorme, pois trata-se de algo novo e sem concorrência. “Não existe outra empresa produzindo sidras artesanais em escala industrial no Brasil. E o foco é neste consumidor mente aberta, que já conhece os fermentados importados e agora têm a oportunidade de experimentar uma versão nacional com qualidade igual ou superior. Além disso, a sidra já é um produto estabelecido, sacramentado e bem aceito no exterior”, comenta o mestre cervejeiro.
O lançamento foi feito com chefs de cozinha, sommeliers e influenciadores cervejeiros, através das mídias sociais. Também contou com uma degustação guiada no Pub EAP em São Paulo e teve todo o seu estoque vendido. Agora, a Antuérpia trabalha na produção do segundo lote, que, em breve, estará disponível nos pontos de venda.
www.cervejariaantuerpia.com.br
Rodovia BR 040, km 800, nº 45, Av. Empresarial Park Sul,
Matias Barbosa (MG)
Telefone: (32) 3273-1046