Ícone do site Tribuna de Minas

Alimentação sem agrotóxicos em JF

destaque 28
08.12.2020 07.12
(Foto: Fernando Priamo)
PUBLICIDADE

Em meio à rotina corrida, ter uma alimentação sem agrotóxicos em JF é imprescindível para a saúde e o bem-estar. Além de ter mais disposição e energia, quem adota um cardápio equilibrado e com produtos naturais é menos suscetível a ter doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão, entre outras. Por issobo Sítio Matumbi é uma opção em Juiz de Fora que combina com o estilo de vida saudável e cuidado com o meio ambiente.

O proprietário do Sítio Matumbi e dono da Agroflora Paisagismo, Gustavo Wunderlich, está à frente do negócio há mais de 25 anos. Paisagista, ele herdou o local, que já está em sua terceira geração. Segundo o empresário, um dos diferenciais do espaço é o cultivo de produtos sem agrotóxicos e agroquímicos. “Trabalhamos com um sistema agroflorestal, com a produção do nosso próprio substrato, além das mudas de sementes de grande parte da nossa produção. Estamos em busca da autossuficiência, dependendo do mínimo de recursos externos, fechando ciclos dentro da própria estrutura”, ressalta.

PUBLICIDADE

Biodiversidade é o diferencial

<
>
(Foto: Fernando Priamo)

São mais de 120 variedades de plantas disponíveis na lista semanal e mais de 200 na coleção do Sítio para uma alimentação sem agrotóxicos em JF. São hortaliças convencionais, panc (planta alimentícia não convencional), vegetais, tubérculos, ervas exóticas, medicinais, flores comestíveis, geleias e temperos prontos. “Além do convencional e do exótico, ainda temos produtos exclusivos que não são encontrados nem nas grandes capitais. Flor comestível com gosto de ostra, erva com o sabor do tempero Knorr e mais de 15 variedades de flores comestíveis”, afirma Gustavo.

PUBLICIDADE

Entre os produtos diferenciados do Sítio, estão as mini folhas, micro verdes e flores comestíveis que são iguarias utilizadas por grandes chefes de cozinha. O Sítio Matumbi ainda envia para todo o Brasil geleias, temperos, conservas, pestos e chás desidratados.
Desde 2018, o Sítio Matumbi começou a produzir também verduras, hortaliças e frutas. O canteiro de morango, por exemplo, já conta com mais de 3.000 mudas. As vendas eram feitas em algumas feirinhas, aos sábados, na Agroflora. “Pessoas do Brasil inteiro nos procuram diariamente principalmente para receber nossas flores comestíveis”, destaca o empresário.

Delivery do Sítio e retirada dos produtos na Agroflora

O canteiro de morango já conta com mais de 3.000 mudas (Foto: Fernando Priamo)

Com a pandemia, provocada pelo coronavírus, o Sítio Matumbi adotou a entrega em casa, e foi um sucesso. Tudo para disponibilizar uma alimentação sem agrotóxicos em JF. Às terças e sextas – feiras, quem não pode receber em casa os produtos sem agrotóxicos do Sítio Matumbi pode retirá-los na Agroflora.

PUBLICIDADE

Tradição verde

Inicialmente o paisagista Gustavo Wunderlich trabalhava apenas com plantas ornamentais. Criado em Brasília, desde criança vivenciou o plantio em casa. Por ser de família alemã, eles já produziam muita diversidade. “No nosso pomar, havia mais de 40 variedades de fruta, então já venho dessa escola. Aqui em Juiz de Fora, são 25 anos trabalhando nesse sítio, um lugar deixado pelo meu avô. Não havia cultivos, então a gente começou esse trabalho, principalmente com alguns intercâmbios que tenho em Goiás, com a Embrapa, a Emater, alguns trabalhos conjuntos. Começamos a cultivar uma coleção de plantas mais exóticas. Depois disso, iniciamos o plantio de convencionais também. E estamos hoje com uma lista enorme de opções”, diz Gustavo.

 

PUBLICIDADE

Endereço: Avenida Presidente Costa e Silva, 2.354 – São Pedro

Telefone: (32) 3321-6857

WhatsApp: (32) 98411 3653

PUBLICIDADE

Site: agroflora-landscaper.negocio.site

Facebook: /AgrofloraPlantasEJardins

Instagram: @agroflora_psg

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile