Optar pelo uso de pulverizadores é uma das escolhas mais assertivas na hora de aumentar a dinâmica e produtividade do trabalho no campo. Isso acontece porque esse tipo de equipamento é um ótimo auxílio para fazer a aplicação de defensivos contra insetos, pragas e doenças. Além disso, são bons aplicadores de fertilizantes, compostos que servem para repor os nutrientes que ajudam no desenvolvimento do solo e crescimento das plantas.
Dessa maneira, é necessário pesquisar corretamente o tipo de ferramenta que irá investir, já que, hoje em dia, o mercado possui diversas opções de modelos e marcas, como o pulverizador Guarany, por exemplo. Você deve se lembrar de realizar uma análise em relação ao tipo da sua plantação. Afinal, essa compra e o uso desse equipamento, podem influenciar significativamente na qualidade do produto final.
Produtos
Para usar os pulverizadores é preciso ter uma combinação de produtos que são adquiridos em forma concentrada e diluídos em água, resultando em uma calda. De modo geral, para ficar mais claro, essas ferramentas possuem o objetivo de dividir a esse fluído de forma precisa, justa e uniforme.
Modelos
Os tipos de pulverizadores manuais são excelentes para às lavouras de pequena extensão, como jardins e pastos. Porém, se for usar essa ferramenta em áreas de média e grande porte é interessante escolher equipamentos que possam ser acoplados a tratores. Aliás, os modelos que se adequam a esse tipo de maquinário, podem ser adquiridos em qualquer região. Por exemplo, se você for buscar por tratores a venda no Paraná, pode comprar de forma virtual pulverizador em qualquer outro estado do país.
Analise as plantas
Observar o porte das plantas e os espaçamentos entre as plantações pode te auxiliar na escolha pela ferramenta ideal. Existem, de modo geral, cerca de 10 tipos diferentes de pulverizadores agrícolas. Mas, os mais populares que são usados em trator se dividem em:
Pistola – tipo que apresenta ar comprimido;
Barra – alternativa que possui bicos pulverizadores acoplados a uma barra longa, sendo possível usar em vários tipos de cultura;
Canhão – realiza a aplicação à longas distâncias;
Turbo – com uma cortina de ar em forma de leque, essa ferramenta é formada por um conjunto de ventilador e deflatores
Segurança
Nunca se esqueça que antes de comprar algum material para usar no campo, é preciso conferir a confiabilidade do local de vendas. Ou seja, só realize investimentos se tiver certeza que os fornecedores são confiáveis e reconhecidos no mercado.