“Com muito orgulho, a indústria mineira colabora com Minas Gerais. Conseguimos mobilizar nossas empresas e, por meio das doações, atuamos em várias frentes: consertamos respiradores parados e fora de uso em todo o Brasil e investimos no Projeto Inspirar, da Tacom, que agora entrega esse grande número de ventiladores. É um equipamento 100% mineiro, que mostra a resposta rápida da indústria do estado às angústias da sociedade”, afirmou o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe.
Os equipamentos estão sendo entregues em todas as regiões do estado, sendo distribuídos para hospitais e municípios conforme os critérios técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Juiz de Fora recebeu a doação de 27 respiradores. Ao todo, a Zona da Mata recebeu 71 equipamentos, divididos entre as cidades de Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Juiz de Fora, Ponte Nova, Recreio, Rio Novo e Ubá.
Para o prefeito Antônio Almas, a parceria feita junto às empresas, como a FIEMG, tem possibilitado tomar as melhores decisões para o enfrentamento da doença. “A FIEMG vem realizando um trabalho incansável e forte, estamos conseguindo vencer essa situação, mas somente porque estamos juntos. Agradeço aos empresários de Minas Gerais e, em especial à FIEMG, pela doação dos ventiladores mecânicos que vão dar maior robustez para o sistema de saúde público de Juiz de Fora”, comentou.
Respiradores produzidos por empresa mineira
Os ventiladores pulmonares doados ao estado foram idealizados e produzidos pela Tacom, com objetivo de minimizar os impactos no sistema de saúde gerados pelo coronavírus. A produção dos equipamentos contou com o suporte da FIEMG, que mobilizou a indústria e arrecadou recursos para viabilizar o projeto. A empresa mineira desenvolveu tecnologia inédita para a fabricação dos equipamentos, permitindo reduzir seu valor de mercado, tornando-os muito mais acessíveis se comparado a produtos semelhantes.
O equipamento produzido pela Tacom é o VI-C19, que utiliza dois módulos para fazer a ventilação: o volume controlado (VCV) e o modo pressão controlada (PVC), ambos de fácil manuseio. O VI-C19 está apto a ventilar qualquer doente com insuficiência respiratória que necessite do suporte mecânico. Além da Covid-19, o aparelho beneficia pacientes com doenças neuromusculares, como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA); com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), como enfisema, bronquite e a asma; e pessoas que desenvolveram uma pneumonia ou infecção respiratória.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores. Os aparelhos já foram homologados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem ser utilizados e comercializados por hospitais de todo o Brasil.
Outras ações de combate encabeçadas pela FIEMG
Além dos respiradores, a FIEMG também foi responsável por doar a instituições de saúde de municípios do estado milhares de máscaras feitas em TNT duplo e máscaras hospitalares especiais, confeccionadas pelo SENAI Modatec, além de litros de álcool glicerinado 70%, produzido pelo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT SENAI). Ambos estão localizados em Belo Horizonte. Na Zona da Mata, as cidades contempladas até agora nesta ação foram Juiz de Fora, Além Paraíba, Barbacena, Cataguases, Recreio, Rio Novo, São João Nepomuceno e Ubá.
À Prefeitura de Juiz de Fora, a FIEMG já realizou o encaminhamento de 6.550 máscaras em TNT duplo, 4.600 máscaras hospitalares especiais e 2.695 litros de álcool. “Nossa entidade não para de trabalhar e pensar em estratégias que possam ser desenvolvidas para minimizar os efeitos desta pandemia. Todo empresário está acostumado a renascer das cinzas. Vamos vencer essa situação, apesar de todas as dificuldades”, destacou o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro.
Sobre a FIEMG
A FIEMG é o órgão que representa o setor industrial em Minas Gerais, tendo como principal objetivo defender seus interesses e oferecer às empresas apoio e assessoria nos setores crédito e financiamento, tributária, meio ambiente, trabalhista e energia. A Federação trabalha para que a indústria mineira se torne cada vez mais competitiva, inovadora e sustentável, capaz de gerar novos negócios, riqueza e desenvolvimento.
Fazem parte da composição da FIEMG as seguintes entidades: Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (CIEMG), Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, essas instituições oferecem à indústria mineira estratégias para o seu desenvolvimento e formação da força de trabalho, inclusive, preparando as novas gerações para a indústria do futuro.
Telefone: (32) 3249-1065
Site: www.fiemg.com.br