Ícone do site Tribuna de Minas

A hora certa para abrir sua empresa; confira dicas do Sebrae Minas

destacada 3
PUBLICIDADE

Desempregado desde abril, Jerônimo Friaça da Costa decidiu, com sua esposa, abrir a empresa Temperos da Alice (@temperodaalice). Com a ajuda do Sebrae Minas, o empresário se tornou Microempreendedor Individual (MEI), e, após conquistar o CNPJ da empresa, o processo se tornou muito mais fácil. Durante o isolamento, o produto foi sendo divulgado e ofertado em mercados, padarias, hortifrutis e açougues.

“Começamos com a cara e a coragem mesmo, disponibilizamos para os clientes e esperamos o retorno deles. Como não tenho carro, ofereço de porta em porta. Tivemos um certo receio no início, mas estamos torcendo para crescer a cada dia, para engrenar aos poucos. Com força de vontade, a gente vai seguindo em frente”, conta Jerônimo.

PUBLICIDADE
Jerônimo Friaça da Costa abriu a empresa Temperos da Alice (Foto: Acervo Pessoal)

Produzido exclusivamente pelo casal e sem conservantes, o tempero pode ser adquirido nas versões alho e sal, com ou sem pimenta. O apoio do Sebrae Minas, segundo o Jerônimo, foi fundamental para iniciar a empresa. “Quando a gente não tinha o CNPJ, muitos estabelecimentos ficavam com medo de adquirir. Decidimos formalizar nossa empresa e, para isso, procuramos o Sebrae para o nosso empreendimento. Assim que chegamos lá, eles nos apoiaram nesse processo”, afirma.

PUBLICIDADE

Ter seu próprio negócio, muitas vezes, pode se tornar um risco se o empreendedor não tiver controle e planejamento. Destacar os prós e contras é, imprescindível, para obter o sucesso da marca. Segundo a cartilha do Sebrae, para iniciar um empreendimento é necessário estudar o mercado e buscar informações sobre o que você deseja promover. Após esse processo, é preciso se organizar, planejar o espaço, o marketing e as finanças da empresa. Informar-se sobre crédito também é um passo importante, afinal é preciso saber como gerenciar o dinheiro.

O Sebrae oferece vários cursos gratuitos e atualizados para empresários iniciantes que, assim como Jerônimo, decidiram abrir sua empresa. “Eu conheço o Sebrae há muitos anos, por meio de depoimentos de pessoas que pediram ajuda e que tiveram sucesso. Pretendo buscar mais informações com os cursos, porque o Sebrae nos ajudou muito nesse processo de divulgar a marca”, reforça o empresário.

PUBLICIDADE

Como iniciar um novo negócio durante a pandemia

Gustavo Magalhães, analista do Sebrae Minas, ressalta que a prioridade ao abrir uma empresa é analisar o mercado (Foto: Fernando Priamo)

Planejamento é o passo mais importante de toda a estratégia para lançar um novo empreendimento. Buscar meios para inovar no mercado também é imprescindível, afinal há espaço para todos os negócios, mas é preciso se sobressair entre os concorrentes. Para isso, demonstre sempre clareza e defina seu cliente como a peça mais importante da sua marca. Trabalhar na divulgação do produto é outra peça chave neste processo, seja em meios digitais ou tradicionais. Colocar-se em evidência promove, espontaneamente, seu produto, e, assim, os clientes se fidelizam.

Todo consumidor quer se sentir único, portanto, seja uma empresa que se preocupa com o bem-estar de cada cliente. Ao entregar a mercadoria ou realizar o serviço, mostre sua atenção e seja sempre transparente.

PUBLICIDADE

Segundo o analista do Sebrae Minas, Gustavo Magalhães, a prioridade ao abrir uma empresa é analisar o mercado. “Muitas pessoas fazem uma análise superficial do seu negócio. E, nesse processo, as coisas podem ficar escondidas e aparecerem posteriormente. O pilar básico ao iniciar uma empresa é colocar na ponta do lápis, não tem segredo”, sugere.

No site do Sebrae, é possível se atualizar com uma coletânea de cursos e materiais que podem ajudar, principalmente neste momento. “Temos material para praticamente todos os seguimento de negócios. A gente orienta desde o produtor rural até as startups. Para atender essas pessoas, fornecemos material que está sempre atualizado. Afinal, o mercado está mudando, e o consumidor, também”, destaca.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 436 – Santa Helena
Telefone: (32) 32574712
Site: www.sebraemg.com.br
Instagram: @sebrae.minas

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile