
Cursos profissionalizantes funcionam como uma boa porta de entrada para o mercado de trabalho. Servem, ainda, para que as pessoas possam tanto conhecer melhor o segmento que pretendem atuar, quanto aprimorar seus conhecimentos para conquistar novas oportunidades. Estreitar os laços entre a comunidade e a instituição sempre foi o objetivo da Doctum, que em agosto oferece minicursos gratuitos para quem pretende explorar o mercado da construção civil. As capacitações fazem parte do evento Escola de Oportunidades e são coordenadas pelo projeto Escritório Escola Engenheiros do Povo, que reúne professores e alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Civil e Elétrica, e de Arquitetura e Urbanismo da Doctum.
Conforme explica a coordenadora do Escritório Escola, Ana Cristina Junqueira, ao longo dos semestres, o projeto sempre realizou cursos de capacitação, no entanto, pela primeira vez, vai abrir mais vagas para a comunidade externa. Para este semestre serão oferecidas 15 vagas em cada um dos quatro minicursos, podendo abrir turmas extras caso necessário. A abordagem dos cursos são: instalações elétricas residenciais; instalações hidráulicas prediais, desenvolvimento de produtos e projetos em 3D e reparos em construções. “Quando elaboramos um curso, pensamos sempre no mercado de trabalho ligado às engenharias e à arquitetura, de acordo com as experiências vividas por nossos alunos na graduação, nos estágios e no próprio Escritório. Acreditamos que esses minicursos são uma oportunidade para que pessoas que já trabalham na área da construção civil aprimorem seus conhecimentos e, também, para que quem tem interesse na área possa ter contato com algumas ferramentas e procedimentos importantes nesse cenário, que cada vez mais busca por profissionais qualificados”, aponta.
As aulas acontecem entre os dias 12 e 15 de agosto nos campi Centro e Zona Norte. Contudo, no dia 16, todos os participantes terão uma aula extra, que acontecerá no campus Dom Orione. “Neste dia, os alunos poderão experienciar nos laboratórios os conteúdos que foram ministrados durante as aulas”, destaca Ana Cristina. Podem participar dos cursos profissionais que precisam de reciclagem e os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e precisam se qualificar para ter um diferencial. As inscrições terminam no dia 2 de agosto e podem ser feitas pelo formulário, e-mail escritorio.escola.jf@doctum.edu.br ou pelo Whatsapp: (33) 99951-5292.
O Escritório Escola, de acordo com Ana Cristina, foi criado em 2016 com o intuito de atender famílias carentes (com renda até três salários), disponibilizando a elas uma série de serviços gratuitos, como por exemplo, atendimento para a medição e o levantamento planimétrico para usucapião, que acontece em parceria com a Câmara Municipal de Juiz de Fora e o Núcleo de Práticas Jurídicas da Doctum. “O objetivo do Escritório Escola é retornar para a sociedade os conhecimentos aprendidos na Faculdade Doctum, buscando uma formação técnica e humanista para o aluno”, ressalta.
Engenharias e Arquitetura avaliados com conceito 4 no MEC
Os cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, oferecidos pela Doctum, foram classificados no conceito 4 do Ministério da Educação (MEC). Além disso, ambos estão entre as graduações mais procuradas para o vestibular do segundo semestre da instituição. O motivo, segundo os coordenadores de cada curso, está no perfil multidisciplinar do aluno obtido ao final do curso, que o permite atuar em uma ou várias áreas dentro de formação escolhida.
“A área comum de atuação para os arquitetos é a área de projetos de arquitetura, de paisagismo, de interiores e de urbanismo. Entretanto, existem muitas possibilidade de carreira, como trabalhar com projetos de restauração de bens culturais, laudos técnicos de conforto ambiental, acompanhamento e execução de obras, análises ambientais no âmbito de suas competências, coordenação do planejamento urbano e regional e perícias no âmbito de sua atuação”, explica a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ana Carla Carvalho Schirru.
Somado a essas possibilidades, tanto o aluno de arquitetura quanto o das engenharias, pode seguir na área acadêmica, pois entre os pilares da Doctum está o estímulo à produção científica desde os primeiros períodos de cada curso, com a elaboração de artigos e resumos, além da participação em eventos, como simpósios, seminários e congressos.
“A proposta é possibilitar, também, um perfil acadêmico com habilidades voltadas para áreas sociais, administrativas e ambientais para atuar em empresas de grande e pequeno porte, ou de forma autônoma. O curso de Engenharia Civil forma profissionais generalistas e humanistas, com habilidades críticas e reflexivas capazes de absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a atuação criativa na identificação e resolução de problemas, em atendimento às demandas da sociedade”, destaca o coordenador do curso de Engenharia Civil, Kleber Almeida Gonçalves. Ele acrescenta, ainda, que o profissional formado pela Doctum está apto a realizar quaisquer atividades dentro das seguintes áreas: edificações, estrutura, estradas, solos, sistemas de abastecimento de água e saneamento.
Estrutura e convênios
Com a criação do campus Dom Orione, em 2012, a Doctum ampliou seu rol de formações incluindo os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia Elétrica. Em 2014, houve a introdução do curso de Arquitetura e Urbanismo, sendo uma das primeiras instituições a oferecer as graduações na cidade, tanto no turno diurno quanto noturno. A localização do cursos em um campus de especialidade permite aos alunos a vivência interdisciplinar com grande parte dos profissionais da área e com as demandas da sociedade. Este contato, conforme os docentes, possibilita a criação de empresas juniores, como a Docway Empresa Jr, que conta com uma equipe de mais de 20 estudantes/profissionais da área de engenharia civil, elétrica, ambiental e arquitetura, além de projetos como o Escritório Escola.
Outra possibilidade que agrega valor aos cursos são os diversos convênios de estágio estabelecidos com escritórios e empresas de renome local e regional, o que permite aos graduandos atuar no mercado, tornando a formação ainda mais completa, conciliando a teoria e a prática.
Escola de oportunidades
Confira os minicursos gratuitos oferecidos pela Doctum:
Campus Centro (Avenida Rio Branco, 2.655)
12 e 13 de agosto: das 13h às 17h
– Instalações hidráulicas prediais
– Reparos em construções
14 e 15 de agosto: das 13h às 17h
– Instalações elétricas residenciais
– Desenvolvimento de produtos e projetos em 3D
Campus Zona Norte (Rua Onofre de Oliveira Sales, 16, Santa Maria)
12 e 13 de agosto: das 13h às 17h
– Instalações elétricas residenciais
– Desenvolvimento de produtos e projetos em 3D
14 e 15 de agosto: das 13h às 17h
– Instalações hidráulicas prediais
– Reparos em construções
16 de agosto, às 13h
Visita guiada aos laboratórios da Doctum no campus Dom Orione (Avenida Eugênio do Nascimento, s/n, Dom Bosco, próximo ao trevo do Hospital Universitário – HU)
Inscrições:
Até o dia 2 de agosto pelos seguintes canais:
– Formulário
– E-mail escritorio.escola.jf@doctum.edu.br
– Whatsapp: (33) 99951-5292.