As obras do Moinho Center JK, o maior shopping a céu aberto da região, estão a pleno vapor. Localizado na Avenida JK, um dos principais corredores viários da cidade, o empreendimento chama a atenção pela revitalização das antigas instalações do Moinho Vera Cruz, um importante marco da industrialização, patrimônio histórico e sociocultural de Juiz de Fora que estava desativado.
Na fase atual, mais de 300 trabalhadores estão envolvidos nas obras que transformarão as antigas edificações em modernas instalações comerciais, para abrigar um residence service, centro educacional, centro médico com quatro pavimentos para clínicas e consultórios, academia de ginástica, restaurante, coworking, streetmall, drive thru, estacionamento e praça de alimentação.
O complexo multiuso do Moinho Center JK ocupa uma área total de 30 mil m2e está recebendo investimentos da ordem de R$ 90 milhões.É um empreendimento inovador que se destaca também pela localização, de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, num dos vetores de crescimento da cidade no qual houve significativo aumento da densidade demográfica, reafirmando a importância do empreendimento para a população local, estimada em 200 mil pessoas, distribuída por 65 bairros.
A sustentabilidade como presente para o futuro
O conceito de desenvolvimento sustentável prevê o uso racional dos recursos naturais para garantir que as gerações futuras usufruam do planeta em condições iguais ou melhores do que as atuais.Descobrir que os recursos são finitos levou o homem a buscar novas relações de produção e consumo desdobradas em diversas iniciativas adotadas por governos, empresas e sociedade,no mundo afora.
Diante de sua relevância, os especialistas em economia, meio ambiente e responsabilidade social defendem o investimento em projetos sustentáveis, pela visão holística que integra homem, recursos e natureza, de maneira harmônica, gerando benefícios para todos. É a partir desta compreensão de sociedade e sobre as bases da sustentabilidade, nos seus eixos econômico, social e ambiental,que o empreendimento Moinho Center JK está sendo erguido.
Retrofit
A opção pelo retrofit– isto é, a revitalização das antigas estruturas do Moinho Vera Cruz, preservando-as ao invés de derrubá-las, está entre as práticas inovadoras defendidas pela Agenda 21 para a Construção Sustentável em Países em Desenvolvimento. A opção pelo retro fit revela o compromisso do Moinho com o desempenho econômico, ambiental e social do empreendimento, adicionando valor para investidores, propósito e qualidade de vida para as comunidades do entorno, minimizando as interferências e preservando este importante patrimônio histórico e cultural, tão querido e valorizado pela Zona Norte.
Energia limpa
O Moinho Center JK utilizará a energia fotovoltaica produzida a partir de luz solar. Dentre as vantagens do uso da energia solar fotovoltaica está a operação com vida longa e pouca manutenção. Os custos operacionais são baixos, exigindo investimento substancial na implantação, mas com retorno e ganhos consideráveis na conta de energia, no longo prazo.
Iluminação
O projeto luminotécnico do Moinho foi concebido por empresa especializada para extrair o melhor que a iluminação, natural e a artificial, pode oferecer aos condôminos e usuários, conciliando economia, beleza e praticidade. Lâmpadas e cordões de LED para ambientes internos, externos e fachada, além de postes de iluminação solar autônoma estão entre as medidas adotadas.
Elevador inteligente
Os elevadores inteligentes usados no Moinho adotarão tecnologia mais eficientes que garantem o baixo consumo de energia elétrica, reduzindo custos.
Reaproveitamento da água
Os antigos silos de trigo do Moinho Vera Cruz serão transformados em reservatórios para armazenagem de água provenientes do sistema de captação de águas da chuva para uso em atividades de limpeza e conservação.
Mobilidade urbana
O planejamento viário do entorno do Moinho trará melhorias no trânsito, minimizando impactos e interferências causados pelos pontos de estrangulamento de tráfego hoje existentes na região.
Projeto Flexível
O projeto do Moinho Center JK é flexível e adaptável para se adequar às demandas do futuro. O estacionamento, por exemplo, contempla pontos para abastecimento de carros elétricos e o pé direito alto permite sua conversão para novos usos.
Porque investir em empreendimentos sustentáveis
- O custo total operacional da obra sustentável é de 8 a 9% menor que em uma obra comum. Segundo levantamento do Sebrae, a valorização do preço de um imóvel desse tipo é de cerca de 10%.
- O conforto térmico e aproveitamento da iluminação natural minimizam a demanda por ar-condicionado e luz artificial. A instalação de painéis fotovoltaicos, aliada à escolha de equipamentos de baixo consumo energético, representa grande economia na conta de energia.
- A implantação de sistemas de captação de águas pluviais ou reuso de água e a utilização de dispositivos inteligentes constituem economia significativa na conta de água, trazendo também retorno financeiro em breve espaço de tempo.
Invista no Moinho Center JK
Endereço: Avenida Juscelino Kubitscheck, 900 – Francisco Bernardino
Telefone: (32) 99909-5515
Eles amam a Zona Norte. E nós também
A integração e a criação de vínculos duradouros com a comunidade são bandeiras defendidas pelo Moinho Center JK. Sob a chancela da campanha “Eu amo a Zona Norte”, uma eleição aberta realizada pelas redes sociais e hot sitemobilizou a população com três objetivos distintos: escolher o nome do empreendimento entre quatro opções disponíveis, apontar empresas de diversos segmentos para ocupar as instalações do Moinho e definir os 12 garotos-propaganda entre os moradores da região.
O resultado revelou muito mais do que apenas as suas preferências. Descobrimos pessoas especiais, comprometidas, engajadas e apaixonadas pela Zona Norte. Conheça um pouco mais sobre cada um dos garotos-propaganda do Moinho Center JK, seus sonhos e expectativas sobre o empreendimento e o futuro.
Modernização
Nome:Akleis Müller Ferreira Júnior
Apelido ou como gosta de ser chamado: Junior
Bairro: São Judas
Idade:18
Profissão: Estudante
Eu amo a Zona Norte porque: é o local que meus antepassados escolheram para chamar de Lar.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: extremamente positivas, busco um lugar que ofereça serviços de qualidade para uma população que carece deles.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é: Modernização
Oportunidade
Nome: Carolayne Bárbara Lima Oliveira
Apelido ou como gosta de ser chamada:Nany
Bairro: Jardim dos Alfineiros
Idade:21
Profissão: Auxiliar de Transporte Escolar.
Eu amo a Zona Norte porque: nasci nela e cresci na convivência com ótimos amigos e familiares.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: trazer esperança e visibilidade para uma região carente de atenção e progresso.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é: Oportunidade.
Sustentabilidade
Nome: Jessica Seghatti de Paula Magalhaes
Apelido ou como gosta de ser chamada: Seghatti
Bairro: Francisco Bernardino
Idade: 27
Profissão:Arquiteta e fotógrafa
Eu amo a Zona Norte porque: ela faz parte de toda minha história.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são:que o espaço promova ainda mais a ZN e seja um ponto de referência para a cidade.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é Sustentabilidade (desde uso dos materiais até admissão de mão de obra localizada na construção)
Renovação
Nome: Samuel Rodrigues de Castro
Apelido ou como gosta de ser chamado: Barba
Bairro: Cidade do sol
Idade: 28
Profissão: Barbeiro
Eu amo aZona Norte porque: meus melhores momentos são aqui.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são as melhores, pois a Zona Norte vai ganhar mais força e visibilidade
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é Renovação
União
Nome completo: Emilainy Werneck
Apelido ou como gosta de ser chamada:Emy
Bairro:Nova Era 2
Idade: 16
Profissão:modelo
Eu amo a Zona Norte porque: fui criada aqui e vejo muitas pessoas necessitadas de amor, de um abraço, de um aperto de mão. Participo de um projeto nas ruasque tem o objetivo de compartilhar o amor, uma riqueza da Zona Norte.
Minhas expectativas para Moinho Center JK são: que tenha mais oportunidades de trabalho e um bom espaço de lazer
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é: União
Comunidade
Nome: Alan Roger José Maria
Apelido ou como gosta de ser chamado: Alan
Bairro: Cidade do Sol
Idade: 28
Profissão: Nutricionista
Eu amo a Zona Norte porque: ela abriga boa parte das pessoas que eu amo e acolhe de braços abertos aqueles que vêm de fora.
Minha expectativa para o Moinho Center JK é: a mudança de perspectiva dos moradores da Zona Norte e das outras regiões da cidade sobre a Zona Norte.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK: Comunidade
Diversão
Nome: Luísa Ribeiro Elpes
Apelido ou como gosta de ser chamada: Lulu
Bairro: Santa Cruz
Idade:4
Profissão: estudante
Eu amo a Zona Norte porque: todas as pessoas que amo estão aqui, bem pertinho, e ela me oferece tudo o que preciso!
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: de ter mais um lugar parar passear, descansar e criar memórias incríveis!
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK éDiversão
Felicidade
Nome:Brenda Visoná Terra
Apelido ou como gosta de ser chamada:Brendinha
Bairro: Francisco Bernardino
Idade: 8
Profissão: estudante
Eu amo a Zona Norte porque: nasci aqui, meus amigos, minha família, minha escola, estão todos aqui!
Minhas expectativas para o Moinho Center Jk são: diversão, passeios e facilidade. Vamos aproveitar muito!
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK: Felicidade
Crescimento
Nome:Helena Oliveira Almeida.
Apelido ou como gosta de ser chamada: Helena
Bairro: Francisco Bernardino
Idade: 4
Profissão: estudante.
Eu amo a Zona Norte porque:aqui é lugar de gente feliz!
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: as melhores possíveis, acessibilidade.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é: Crescimento
Inovação
Nome: Gabriel de Paiva Fonseca
Apelido ou como gosta de ser chamado: Gabriel
Bairro: Industrial
Idade: 23
Profissão: arquiteto/criador de conteúdo
Eu amo a Zona Norte porque: foi onde passei minha infância e adolescência e vivo até hoje com minha família momentos incríveis.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: geração de empregos para os moradores da região, um espaço de lazer para a comunidade e até um novo olhar sobre a arquitetura e a sustentabilidade por um projeto tão bacana.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é: Inovação
Transformação
Nome: Vinicius Oliveira
Apelido ou como gosta de ser chamado:Vineh
Bairro: Industrial
Idade: 17
Profissão: Modelo, Influencer, Consultor de Moda e Cabeleireiro.
Eu amo a Zona Norte porque: ela faz parte da minha vida, nasci, cresci e estou sendo feliz aqui!
Minhas expectativas para o Moinho Center JK são: as melhores possíveis, tenho certeza de que a chegada desse novo empreendimento imobiliário vai nos proporcionar momentos únicos na Zona Norte!
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é:Transformação
Avanço
Nome: Sebastião Paulo de Oliveira Filho
Apelido ou como gosta de ser chamado: Louro
Bairro: Francisco Bernardino
Idade:81
Profissão:trabalho em um sítio
Eu amo a Zona Norte porque:constitui minha família e até hoje estamos firmes e contando as histórias para a nova geração.
Minhas expectativas para o Moinho Center JK: são de felicidade pois este novo empreendimento trará alegria e emprego para muitas pessoas.
Uma palavra que sintetiza o Moinho Center JK é:Avanço
Acompanhe o Moinho Center JK nas redes sociais
Instagram: moinhocenterjk
Facebook: moinhocenterjk
site: www.projetomoinho.com.br