Início do século XX
No início do século XX, o transporte público em Juiz de Fora era dominado pelos bondes, afinal, fomos a quarta cidade do país a adotar esse meio de transporte. Esses bondes percorriam ruas estreitas e irregulares, sendo movidos inicialmente por tração animal e depois por eletricidade. Eles representavam um avanço significativo na mobilidade urbana da época. No entanto, com o crescimento populacional e a expansão urbana, a infraestrutura dos bondes mostrou suas limitações.
Uma curiosidade interessante é que os bancos de madeira dos bondes geraram a gíria “almofadinha”, referindo-se aos passageiros que levavam almofadas para amenizar a dureza dos assentos.
Década de 1960
Na década de 1960, os bondes foram substituídos pelos ônibus, que se tornaram o principal meio de transporte coletivo na cidade. Inicialmente, o serviço de ônibus era precário e desorganizado, com várias empresas operando independentemente.
Década de 1980
Reformas do Prefeito Melo Reis
Sob a administração do prefeito Melo Reis, foram implementadas reformas para melhorar o transporte público. Foram criadas pistas exclusivas para ônibus nas principais avenidas, como a Avenida Rio Branco, e o número de empresas operadoras foi reduzido de 27 para 8, aumentando a eficiência e qualidade do serviço.
Novos Desafios
Na década de 1990, o aumento da frota e da população trouxe novos desafios, como congestionamento nas áreas centrais e lentidão dos ônibus durante horários de pico. A construção do “mergulhão” na Avenida Rio Branco ajudou a agilizar o tráfego, mas não resolveu todos os problemas.
2011
Em 2011, a Astransp mudou a forma de pagamento, retirando o vale-transporte de papel e introduzindo o cartão eletrônico. Essa mudança visava acabar com a venda ilegal, falsificação dos bilhetes e roubos a passageiros. A bilhetagem eletrônica diminuiu filas nos ônibus e facilitou a recuperação de cartões perdidos ou roubados.
A evolução a partir de 2022
2022: Novo Consórcio
A Prefeitura rescindiu o contrato com o Consórcio Manchester e transferiu a operação para o Via JF, iniciando uma nova fase de modernização do transporte público.
Melhorias Implementadas
O Consórcio Via JF, composto pelas empresas Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda (Ansal) e São Francisco, trouxe diversas melhorias, como wifi gratuito em todos os ônibus, aplicativo de mobilidade urbana e frota 100% monitorada.
Segurança e Acessibilidade
Foram instaladas câmeras de vigilância e monitoramento no interior dos veículos, garantindo maior segurança e pontualidade para os passageiros.
2023
Renovação da Frota
Renovação da frota com 170 novos ônibus com motor Euro 6, equipados com tecnologia avançada, sistemas de acessibilidade e redução de emissão de poluentes.
Domingão de Busão
Gratuidade aos domingos e feriados, permitindo às pessoas se moverem não apenas para trabalhar, mas também para lazer, visitar familiares e amigos, ou ir ao hospital.
Novo Sistema de Bilhetagem
Introdução do sistema de bilhetagem eletrônica Moov, trazendo maior agilidade e segurança, facilitando a recarga de créditos através de pagamentos realizados por chatbot.
2024
Expansão da Rede de Vendas
Expansão da rede de vendas e implementação de pontos de recarga nos 6 Postos DIGA da Prefeitura.
Mudança da Bilhetagem Eletrônica
No dia 12 de agosto, mudança da bilhetagem eletrônica, desativação do sistema antigo e implementação de novas formas de pagamento.
Chegada de Novos Ônibus
O Consórcio Via JF anuncia a chegada de mais 68 novos ônibus, totalizando o equivalente a 347 novos veículos para o transporte público de Juiz de Fora (MG).
A história do transporte público de Juiz de Fora é uma jornada de evolução e adaptação, buscando atender melhor às necessidades de uma população em constante crescimento e mudança. As melhorias significativas feitas em um curto espaço de tempo refletem o esforço contínuo entre o Consórcio ViaJF e a Prefeitura de Juiz de Fora para oferecer um serviço de qualidade aos cidadãos. O futuro aponta para mais inovações, trazendo alternativas sustentáveis e eficientes para o transporte coletivo da cidade.
Conceito de Mobilidade Humana
Rafael Santana, presidente da ASTRANSP, falou sobre a recente implementação do Sistema Moov e suas significativas melhorias para a mobilidade urbana em Juiz de Fora. Ele destacou a importância dessa evolução, que marca a transição de um conceito tradicional de mobilidade urbana para uma abordagem centrada na mobilidade humana.
“A mobilidade nas cidades vem passando por constantes evoluções e transformações, e uma das mais importantes é a mudança do conceito de mobilidade urbana para mobilidade humana. A tecnologia é fundamental para o transporte, e após renovar nossa frota em Juiz de Fora, focamos em renovar também nosso parque tecnológico para trazer soluções completas para todos.”
Ele explicou também que o novo sistema inclui uma unidade central de processamento que funciona como um supercomputador em cada ônibus, integrando todos os dispositivos embarcados em um único sistema. “Isso facilita a geração de relatórios e a eficiência operacional, permitindo melhores tomadas de decisões que impactam diretamente no cliente. A evolução do transporte requer eficiência e, principalmente, praticidade para o cliente”.
Rafael Santana concluiu expressando satisfação com a migração tecnológica para o novo Moov, ressaltando a importância da evolução contínua. “Nossa missão é sempre evoluir, e essa transformação tecnológica nos trouxe muita segurança. Estamos muito satisfeitos com a maneira tranquila e profissional como vem sendo feita, com um suporte super adequado.”