Ícone do site Tribuna de Minas

Os riscos de comprar um imóvel sem corretor

corretor
corretor
(Foto: Pixabay)
PUBLICIDADE

O sonho de muitos é comprar uma casa ou um terreno para, futuramente, se transformar em um lar. É normal, por exemplo, todo mês guardar um dinheiro para a realização desse sonho. Quando, finalmente, ele se aproxima, o próximo passo é a escolha do lugar ideal, que une gosto pessoal e o melhor custo benefício. Mas, nessa hora de negociar, é preciso muita atenção. Os golpes não param de acontecer, e, na maioria das vezes, os compradores são leigos em assuntos legais e jurídicos. É por esse e outros motivos que Marcia Lombardi, diretora executiva da Universal Imóveis, explica ser arriscado comprar imóvel sem um corretor. Conheça os riscos e saiba porque é melhor confiar em uma imobiliária e seus corretores.

A imobiliária garante segurança para o comprador e o vendedor, ressalta Marcia Lombardi, diretora executiva da Universal Imóveis

Cuidado com golpes

São vários os jeitos de cair em um golpe na hora de comprar um imóvel, seja na documentação, na negociação, até na falsificação do lugar ou do preço. Hoje em dia, por causa da crise, isso ainda tem sido mais comum: ver preços mais baixos, com negociação facilitada, pode chamar atenção. Mas, nesse caso, é melhor ter calma e procurar um corretor ou uma imobiliária conhecida e que traga segurança para a compra. Marcia Lombardi destaca que a Universal Imóveis possui métodos para analisar a fundo a documentação, além de ter corpo jurídico especialista na área, que garante respaldo aos clientes.

PUBLICIDADE

Manutenção e reforma

Quando a compra é de uma casa já pronta, muitas vezes os problemas que ela traz são escondidos, para chamar atenção do comprador e criar falsa ilusão de que tudo está certo. Só quando, finalmente, a mudança é feita é que as imperfeições aparecem. Principalmente questões hidráulicas e elétricas, que são mais difíceis de serem analisadas. E aí? Sem o corretor, o antigo dono pode, simplesmente, desaparecer e não dar apoio. Já com uma imobiliária, é mais fácil encontrar os responsáveis e receber orientações legais para reaver e analisar as cláusulas do contrato nesse caso. Além de que os próprios corretores, na vistoria, sabem quais pontos precisam ser melhor analisados para orientar os clientes. Saber quem e onde procurar garante a segurança necessária para uma compra sem pesadelos.

PUBLICIDADE

Dificuldade com documentação

São muitas as documentações necessárias para a compra de um imóvel. Muitas vezes, os compradores são leigos, assim como os vendedores. Um problema com algum documento é capaz de desandar toda a negociação, e isso envolve todas as partes do negócio. Mas ninguém é obrigado a lidar com a parte burocrática, saber quais são as certidões necessárias e analisar se tudo está certo – além de nem sempre ter tempo disponível para isso. Como disse Marcia: “Muitas vezes o comprador só tem o sonho e o dinheiro”. Confiar essa parte a uma imobiliária já alivia a negociação. Uma empresa, como a Universal Imóveis, que está há 25 anos no mercado, sabe bem o que é necessário, o que fazer e o que não fazer nesses casos.

Problemas com o preço

Acontece, também, de, na hora de fechar o negócio, o vendedor mudar o preço. E, muitas vezes, não dá para saber se ele é ou não justo. Os corretores possuem experiência para lidar com isso, uma vez que estão dentro do mercado e sabem como os imóveis devem ser avaliados para a venda. O olhar desses profissionais já é treinado para esse tipo de situação. No site da Universal Imóveis, universalimoveis.com.br/corretores, é possível encontrar todos os corretores vinculados à empresa e, além disso, conhecer mais sobre cada profissional e os imóveis que estão sendo vendidos por cada um. Marcia ainda garante que todos eles passam por análise antes de serem vinculados, para garantir a segurança de todos os clientes.

PUBLICIDADE

Leia também: Dicas para aproveitar melhor a varanda gourmet

PUBLICIDADE

Instagram
@universalimoveisjf

Facebook
/universalimoveisjf

Site
www.universalimoveis.com.br

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile