Santos Dumont (MG) recebeu o projeto “Circuito e Cidadania” nos dias 1º, 2 e 3 de outubro, com o objetivo de promover a educação a respeito do trânsito para crianças.
Em sua 2ª edição, o projeto “Circuito e Cidadania” teve o objetivo de trazer a montagem e circulação de uma peça teatral interativa sobre cidadania e importância da educação no trânsito. As atividades foram realizadas com o público infantil, em instituições públicas, de forma totalmente gratuita.
Os objetivos do projeto incluíram a divulgação de informações essenciais sobre as regras de trânsito, por meio da arte e brincadeira. Além disso, visaram o desenvolvimento de valores cidadãos, através da experiência com situações no trânsito, bem como melhorar as relações entre as pessoas e as cidades, incentivando o cuidado e limpeza das vias.
Ao todo, as apresentações contemplaram 360 crianças, e foram realizadas na instituição Colégio Municipal São José.
Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Circuito e Cidadania” tem a produção de Ricardo Martins, apoio da Komedi/SSP, com patrocínio da MRS e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Sobre a MRS
A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS.
Sobre o Ministério
A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.
Contato para pautas:
Isabelle Mancini – isabelle.mancini@viracomunicacao.com.br – (19) 99228-1535