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Santa Casa JF é destaque em gestão de qualidade em saúde

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Ao longo da centenária história da Santa Casa JF, certificações chancelam que o hospital se preocupa com a qualidade de seus processos e tornam a segurança do paciente maior, assim como a satisfação com os serviços assistenciais. Nesta conta, a qualidade em saúde está associada a aspectos bastante abrangentes, como educação em saúde, acesso às informações sobre programas de prevenção e rastreamento das doenças, formação profissional, disponibilidade de equipamentos para diagnósticos e recursos terapêuticos.

A gestão da qualidade em saúde, porém, caracteriza-se por um conjunto para além dos cuidados globais com este tema de extrema importância na sociedade, como também à eficiência do setor administrativo e da organização do trabalho.

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Na Santa Casa JF, todo este conjunto torna a entidade uma referência em saúde. O Sistema de Gestão da Qualidade é um conjunto de ferramentas de administração que interagem, visando o cumprimento das diretrizes da política da qualidade e os objetivos da instituição atendendo as expectativas dos clientes e partes interessadas do negócio.

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Registro de auditoria da ONA e ISO, de 2019; Santa Casa buscará a renovação do Certificado ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência na nova versão do Manual 2018 (Foto: Divulgação)

Engloba este sistema a padronização, a divulgação e a capacitação nas ferramentas, tais como o mapeamento de interação de processos, o controle de documentos e registros, a gestão de ocorrências (não conformidades), e gestão de riscos. Somam- se a essas, ferramentas de gestão estratégica, como o planejamento e a análise da efetividade de ações, o KPI – indicador de desenvolvimento -, a análise crítica e mais indicadores balanceados de desempenho, sempre objetivando otimizar o controle e a efetividade dos processos, cujo foco está na segurança e qualidade assistencial.

O comprometimento da direção da Santa Casa JF é fundamental para a sustentação da política da qualidade na instituição, levando em conta principalmente a continuidade de investimentos e a disponibilização de recursos para este fim. Alinhada a isso, a mudança de cultura é um foco permanente da unidade, considerando o processo contínuo de assessoria da área da qualidade e comprometimento das lideranças e colaboradores.

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Gestão de riscos

Gerente de Qualidade da Santa Casa, Christine Hill, ao centro da foto tirada antes da pandemia, reforça que o hospital prioriza a constante evolução, o que o mantém como referência (Foto: Divulgação)

A Gestão de Riscos é uma das principais ferramentas utilizadas para garantir a qualidade dos serviços prestados. Ela permite identificar os fatores de ameaças com base nas principais áreas de trabalho e nos impactos e no grau de exposição desses riscos. Neste contexto, é essencial traçar ações para minimizar as ocorrências de falhas, por exemplo, bem como analisar os perigos expostos, identificar as causas e definir ações corretivas. O suporte à gestão de riscos assistenciais ocorre mediante atuação do Núcleo de Segurança do Paciente, sempre integrado às políticas institucionais.

Aprimorando processos e garantindo qualidade: um ‘hábito institucional’

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Instituição centenária de saúde possui selos que comprovam a qualidade... (Foto: Divulgação)

Ao longo dos mais de 160 anos, a Santa Casa JF vem aprimorando seus processos, superando crises e acumulando certificações que a colocam num patamar elevado quando o assunto é qualificação e serviços em saúde. O passado bem alicerçado e glorioso é o exemplo e a base de uma procura do hospital pela constante evolução em todos os aspectos.

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“Realmente as certificações são consequência da validação do trabalho desenvolvido, mas que deve ser mantido como hábito institucional. A busca pela melhoria contínua e o real aprendizado com os erros são essenciais para manter a cultura ativa e o desenvolvimento permanente das pessoas, visto que a globalização impõe mudanças e que implicam em ciclos de adequação. É um processo sem fim, que requer muita paciência e persistência”, detalhou a gerente de qualidade da Santa Casa JF, Christine Maria Lopes Hill.

Reconhecimento e certificação internacional

Para este ano, a Santa Casa JF passará por auditoria para renovação do Certificado ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência na nova versão do Manual 2018. Conforme a Organização Nacional de Acreditação (ONA) em seu site, a chancela significa que “a entidade de saúde sinaliza ao seu público o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança.”

Os três níveis de acreditação da ONA são reconhecidos internacionalmente e certificados pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), a Sociedade Internacional para Qualidade em Saúde, na tradução literal.

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Além disto, também em 2021 a Operadora PLASC, que integra a Santa Casa JF, busca a implantação do Sistema de Gestão Qualidade para certificação no Programa de Acreditação de Operadoras – ANS e de Governança Corporativa com ênfase em controles internos e gestão de riscos. As atenções também estão voltadas para a conquista da Acreditação Internacional Dias Niaho, certificação internacional reconhecida pelos Centros de Medicare e Medicaid (CMS) do Governo dos Estados Unidos. Já fazem parte da lista de certificações conquistadas a ONA Nível 3, ISO 9001 versão 2015, Certificação de Hospital de Ensino e Certificação de Hospital Amigo da Criança.

“As acreditações e os selos que trabalhamos nos permitem aprimorar as práticas colocando em auditoria, mostrando nossa eficiência e melhorando de forma contínua.”, enfatizou o presidente da Santa Casa, o doutor Renato Loures.

Por outro lado, Christine Hill lembra que a manutenção das certificações é até mais difícil que a conquista. “O desafio constante é manter o sistema de qualidade ‘robusto’ e as melhores práticas incorporadas à rotina de trabalho, de forma a permitir busca de novas certificações”, acrescenta.

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Assim, a sustentação da qualidade vem de práticas seguras e com custo-benefício viável, que agreguem valor ao processo e favoreçam a melhor experiência do cliente e o atendimento às expectativas de partes interessadas.

“Como um dos pontos principais para um resultado satisfatório, está o investimento permanente no desenvolvimento das pessoas que suportam todo o processo e da infraestrutura para que os processos possam ser desenvolvidos de forma eficaz. As pessoas são o grande diferencial institucional e a tecnologia acoplada a isso vem agregar valor e favorecer a melhor experiência do colaborador no desenvolvimento das suas atividades, que é ponto chave para o sucesso do atendimento na prestação de serviços”, reforça Christine Hill. Através da capacitação de pessoas e melhoria dos processos, o Sistema de Gestão vem sendo fortalecido a cada novo ciclo, caminhando ao lado do crescimento da Santa Casa de Juiz de Fora.

Leia também: Santa Casa de JF reforça cuidados para superar pandemia

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