“Dos 166 anos da Santa Casa, eu estive presente no dia a dia do hospital durante 46 anos, como membro do corpo clínico como médico pediatra, contribuindo em vários setores científicos e administrativos, até que em 2010 passei a ocupar o cargo de presidente, talvez um dos maiores desafios da minha carreira profissional. E um desafio que aceitei com coragem e determinação, pois sempre tive a compreensão da importância da Santa Casa no sistema de saúde não só de Juiz de Fora, mas de toda a região”, destaca Dr. Renato Loures, médico da Santa Casa de Juiz de Fora.
Neste ano, em razão da pandemia provocada pelo coronavírus, as celebrações serão um pouco diferentes, voltadas para gratidão e memória. “Minha mensagem, nesse momento, é de agradecimento a todos que participaram desses 166 anos de história da Santa Casa. Não é tempo de comemorar, mas é sempre tempo de renovar os propósitos de transparência, qualidade e compromisso com a população”, ressalta.
Por conta disso, Loures convida todos os envolvidos com a história da Santa Casa a olharem para a estrada já percorrida, pois, segundo ele, é um meio de ganhar mais ânimo e forças para seguir o caminho que ainda existe pela frente. “A Santa Casa evoluiu de forma exemplar nos últimos anos, foram muitas e importantes conquistas que trouxeram mais segurança para a população, mais saúde, mais recursos, mais tecnologia, mais conhecimento, mais gestão. Sinto-me honrado de ter participado dessas vitórias, de ter trabalhado ombro a ombro com os profissionais de saúde e colaboradores nessa jornada incansável de oferecer atendimento de qualidade aos nossos pacientes. E neles incluo de forma especial os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Sem dúvida, os que mais encontram dificuldade de assistência”, ressalta.
E nesta toada, nas próximas três edições do Saúde em Dia, a Santa Casa vai compartilhar com seus leitores os principais fatos que marcaram a sua história mais recente, registrados nos últimos 10 anos, mostrando como a Santa Casa esteve e está sempre presente na vida de Juiz de Fora.
Destaques da Santa Casa na última década
2010
Posse do Conselho de Administração
O início da última década trouxe profundas mudanças para a rotina da Santa Casa de Juiz de Fora. Em fevereiro de 2010, houve a posse do Conselho de Administração, formado pelo presidente Dr. Renato Loures, o vice-presidente Dr. Carlos Adolpho de C. Pereira e o diretor-secretário, Padre José Léles da Silva. A partir deste ano, foram iniciados os trabalhos para a estruturação de um novo Modelo de Gestão Hospitalar e Assistencial da Santa Casa. De maneira sinérgica e colaborativa, este novo caminho percorrido contou com a participação da direção executiva, gestores e gerentes dos setores assistenciais, administrativos e financeiros. Foram desenvolvidos e implementados novos planejamentos estratégicos, de modo a garantir uma nova dinâmica em seu funcionamento, atendimento e no sistema de gestão da qualidade.
2013
Certificações ISO 9001: 2015 e Acreditação ONA
Um dos trabalhos mais importantes liderados pela presidência da Santa Casa foi a preparação para conquistar e manter importantes certificações: a ONA e a ISO 9001:2015. Para isso, ainda em 2011, foi criado um grupo para elaborar o Plano de Gestão Assistencial (PGA), que envolveu toda a direção técnica, administração, enfermagem e médicos. O trabalho realizado pelo grupo foi fundamental neste processo.
Em fevereiro de 2016, a empresa credenciada para acreditações hospitalares DNV GL recomendou a Santa Casa para receber o certificado da ONA nível 2, também conhecido como Acreditado Pleno. Este selo mostra que o hospital atende aos critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos que ocorreram de maneira fluida em plena comunicação entre as atividades. Dois anos depois, em março de 2018, a Santa Casa passou por um novo processo de avaliação ONA, visando alcançar o nível máximo da Acreditação Nacional: a ONA Excelência. Mais uma vez, o resultado foi positivo. O princípio deste nível é a “excelência em gestão”. O Hospital Acreditado com excelência, atende aos níveis 1 (segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais) e 2, além dos requisitos específicos de nível 3.
A norma ISO 9001 é um componente estratégico de uma organização, que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gerenciada. Tem como objetivo identificar e atender as necessidades dos clientes. A Santa Casa já possuía a versão 2008 da norma e, em novembro de 2017, conquistou o upgrade para a versão 2015, em auditoria de manutenção, realizada em novembro de 2018.
2017
Ampliações e inaugurações: Espaço Clínico e UTI
Em novembro de 2018, o novo Espaço Clínico Santa Casa – Plasc foi inaugurado em Benfica. Com isso, os beneficiários do plano de saúde da Santa Casa na Zona Norte passaram a contar com um ambiente moderno para atendimento nas principais especialidades médicas: cardiologia, clínica médica, endocrinologia, ginecologia e obstetrícia, oftalmologia, ortopedia e pediatria. Além disso, o Espaço Clínico Zona Norte possui laboratório próprio para a realização de exames de sangue, urina e fezes. No ano anterior, 2017, o Espaço Clínico do Centro foi ampliado, ganhando novas salas e serviços, entre eles, atendimentos nas especialidades de fisioterapia convencional, RPG, respiratória, neuropediatria e terapia ocupacional. Hoje, o Espaço Clínico possui 23 consultórios e 60 médicos que atendem em 18 especialidades. Ainda em 2020, está prevista a ampliação do serviço, quando serão acrescentados mais 18 consultórios e outras especialidades como alergia, infectologia, hematologia, proctologia e angiologia. Antes da pandemia, o Espaço Clínico do Centro realizava quase cinco mil consultas por mês e cerca de 800 procedimentos médicos. Já a unidade na Zona Norte, cerca de mil consultas por mês. No começo de 2020, a Santa Casa ampliou o número de leitos de UTI em um momento muito oportuno por conta pandemia. Assim, o hospital aumentou em 100% a capacidade operacional de UTIs. Parte do recurso veio de doações de eleitores do presidente Jair Bolsonaro.
2019
Santa Casa atinge a marca de 1.000 transplantes
Um dos pilares mais sólidos da Santa Casa é o transplante de órgãos. No final de 2019, a entidade atingiu a marca de mil transplantes realizados. Os constantes investimentos no setor, juntamente com corpo clínico especializado, fizeram da Santa Casa maior unidade transplantadora de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Em 2013, o serviço completou 30 anos de atividade e, desde então, tem evoluído e realizado procedimentos inéditos em sua história.
Além do transplante de rim, realizado desde 1983, a Santa Casa foi credenciada, em fevereiro de 2017, para realizar o transplante de outros dois órgãos: fígado e pâncreas. O primeiro procedimento de fígado foi registrado em agosto do mesmo ano. Em junho de 2018, a Santa Casa foi pioneira novamente ao realizar o transplante de pâncreas em paciente na cidade.
Em 2016, o setor de transplantes trouxe mais uma inovação: o acompanhamento dos pacientes transplantados por meio do aplicativo Magnus Monitor, a primeira plataforma de monitoramento de pacientes à distância após alta hospitalar. A iniciativa gerencia o quadro clínico de cada paciente, garantindo a sua plena recuperação e evitando novas internações hospitalares.
2020
Enfrentamento à Covid-19
A maneira como a Santa Casa vem enfrentando a pandemia provocada pelo coronavírus tem se destacado em Juiz de Fora. Desde o surgimento dos primeiros casos da Covid-19, a instituição reforçou o seu compromisso com a população, divulgando informações, dados e orientações de forma clara, transparente e responsável.
O divisor de águas nesta batalha foi marcado pelos constantes treinamentos e capacitações oferecidas às equipes médica e multidisciplinar. E, para que o trabalho acontecesse de forma criteriosa e segura, um comitê multidisciplinar foi criado para traçar estratégias e ações de enfrentamento à Covid-19. O grupo, formado por membros fixos e eventuais, se reúne diariamente para analisar questões administrativas e assistenciais, e atualizar as equipes sobre resoluções, orientações e normativas técnicas e clínicas referentes à pandemia, proporcionando embasamento, agilidade e dinamismo nas decisões.
Outra atuação importante atribuída ao comitê foi a parceria com a Assessoria de Comunicação da Santa Casa, no que tange a divulgação, a orientação e a promoção das ações definidas pelo grupo. Uma dessas estratégias foi a forma como o boletim diário sobre a Covid-19 passou a ser divulgado nas redes sociais da Santa Casa. Além dos casos confirmados e óbitos, foram incluídas informações sobre o número de pacientes suspeitos internados que aguardam investigação, total de atendimentos realizados no setor de urgência, total de pacientes suspeitos na urgência durante a pandemia e total de altas hospitalares dos casos confirmados.
Lives comemoram os 166 anos da Santa Casa
Diferente do que aconteceu nos últimos anos, as festividades para o aniversário de 166 anos da Santa Casa serão concentradas por meio de lives e eventos on-line. O primeiro evento foi a Missa em Ação de Graças presidida pelo Padre José Léles da Silva. A celebração aconteceu na noite da última quinta-feira (6) e foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Nestes mesmos moldes, o Dia da Família foi comemorado na tarde de sábado (8). A Jornada Médica, que faz parte da agenda comemorativa do aniversário da Santa Casa há mais de 20 anos, acontecerá de forma on-line, ao vivo pelo YouTube. A edição de 2020 acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto e terá como tema a Covid-19. O propósito do evento visa à educação continuada, reafirmando ainda mais a vocação da Santa Casa na formação de profissionais da saúde. Além disso, haverá a Benção da Nova Portaria, dia 11 de agosto, às 18h, que também será transmitida ao vivo pelo canal da Santa Casa no YouTube.
Telefone: 3229-2222
Site: santacasajf.org.br
Facebook: /SantaCasaJF
Instagram: @santacasajf