Segundo a psicóloga, Caroline Abreu R. Azevedo, coordenadora da Clínica de Psicologia do UniAcademia, todos que procuram ajuda passam por uma triagem e têm a sessão de acolhimento garantida, principalmente durante o isolamento social. “Muitas mudanças ocorreram na vida das pessoas desde o início da pandemia. Desde o total isolamento, ausência de atividades antes praticadas, como físicas, escolares, lazer, passando por perda de empregos, medo da doença e seu acometimento intrafamiliar, podendo chegar à perda de um ente. Tudo isso, gera muita insegurança e principalmente ansiedade, que tem sido a queixa da maioria das pessoas que procuram atendimento atualmente”, observa Caroline.
Clínica de psicologia em JF com atendimento on-line
O Conselho Federal de Psicologia liberou todos os psicólogos registrados a fazer sessões terapêuticas on-line. No UniAcademia, os psicólogos e estudantes estão trabalhando dessa forma, conforme explica Caroline. “Desde o primeiro semestre, os atendimentos estão acontecendo de forma remota. O paciente entra em contato com a clínica deixando seu nome e seu contato. Um acadêmico realiza a entrevista de triagem on-line, e, logo após a entrevista, o paciente já pode ser encaminhado ao atendimento, caso haja vaga de acordo com a sua disponibilidade”, ressalta.
Durante a pandemia, com os atendimentos acontecendo de forma on-line , a taxa de R$ 10 por sessão não está sendo cobrada. “Nestes casos, o acompanhamento psicológico se faz muito importante, na tentativa de lidar melhor com as angústias, tornando-as mais suportáveis”, ressalta a coordenadora.
Primeira clínica-escola de Juiz de Fora
A psicóloga Marlene Pereira Martins, fundadora da clínica de psicologia, vê com muito orgulho a criação desse espaço. “Nós começamos com três salas, 20 acadêmicos e três supervisores. Hoje nós temos 16 salas, 10 supervisores e um movimento de mais de 60 alunos ajudando e que transitam pela clínica. Nós começamos só como estágio em psicologia clínica, atualmente envolve a psicoterapia, o psicodiagnóstico infantil ou adulto, diagnóstico diferencial, orientação ou encaminhamentos para outras especialidades”, conta.
Primeira de Juiz de Fora, a clínica-escola do UniAcademia tem uma importância fundamental no atendimento à população vulnerável. “Nós temos uma média de 30 clientes atendidos por dia, são pessoas que não teriam tantas possibilidade de serem cuidadas em clínicas particulares. Os valores são simbólicos, é um valor social que ainda pode ser estudado em cada caso”, ressalta.
Estágio supervisionado para os alunos de psicologia
A ideia da clínica surgiu no final em 1978, quando a terceira turma de psicologia se formava. Antes dela, a faculdade tinha um espaço alugado em uma clínica particular no Bairro São Mateus. O curso de psicologia se firmava e já era referência na cidade. Daí a necessidade de um espaço próprio para o UniAcademia promover a ciência, a prática e a ética.
O estágio em orientação profissional também acontece na clínica e é igualmente ofertado à população, dando prioridade aos estudantes do ensino médio. “Os alunos dos últimos períodos da faculdade fazem os estágios específicos em atendimento clínico. Todos os acadêmicos possuem acompanhamento de um professor/supervisor que os orienta em relação aos atendimentos. Ainda assim, os dados dos clientes são mantidos em sigilo”, explica Caroline.
Leia também: UniAcademia se reinventa e oferece 21 cursos de graduação em Juiz de Fora
Seminário Santo Antônio: Av. Barão do Rio Branco, 4516 – Centro Telefone (32) 3239-8615
Campus Arnaldo Janssen: R. Luz Interior, 345 – Estrela Sul Telefone: (32) 3250-3900
WhatsApp: (32) 99812-1494
Instagram: @uniacademiajf