Ícone do site Tribuna de Minas

Moinho ativa novos serviços e cria grupo de empresas de software

EDM 2332
Foto divulgação
PUBLICIDADE

Desde que ativou os primeiros serviços, o Moinho consolida cada dia mais sua vocação como polo de empreendedorismo, inovação e criatividade, em seu minicentro urbano com 33 mil metros quadrados de área construída, na região que congrega o maior Produto In terno Bruto (PIB) da cidade.

Formado por quatro eixos temáticos (saúde, educação, comércio e moradia) que visam promover e fortalecer a convivência como instância transformadora das relações humanas, o empreendimento oferece ambientes que inspiram a conexão e a inovação. Tanto que sua rede empreendedora conta hoje com mais de 800 negócios reunidos em um modelo coletivo e compartilhado, para promover transformação e desenvolvimento.

PUBLICIDADE

Integrante do Corredor de Inovação JF Norte, o Moinho se prepara para abrigar um grupo fechado de empresas de software, fruto de um persistente movimento que visa atrair investidores, profissionais de excelência no mundo e empresas de base tecnológica, tendo a criatividade e o conhecimento como matéria-prima. O marco recente desta iniciativa é a chegada da empresa de tecnologia Enali Artificial Inteligence, comandada pelo especialista em Inteligência Artificial, Marcelo Castanha.

PUBLICIDADE

“Estamos entusiasmados em anunciar a criação de nossa empresa no Moinho, que tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento de um novo polo de tecnologia e Inteligência Artificial na cidade. Nosso negócio terá alcance global, com a matriz nos Esta dos Unidos e a unidade brasileira em Juiz de Fora”, afirma o fundador da Enali Artificial Inteligence.

Foto divulgação

“Aproveitando esse cenário promissor, estamos formando um grupo fechado de empresas de desenvolvimento de software também no Moinho. Juntos, trabalharemos para acelerar e intensificar o desenvolvimento dessas empresas, promovendo um ambiente colaborativo e inovador”, acrescenta Marcelo Castanha.

PUBLICIDADE

Caracterizado por ser um empreendimento que estimula a inovação em segmentos que já são referências na economia de Juiz de Fora, como saúde, educação e comércio, o Moinho reúne condições ideais para abrigar empresas de base tecnológica. Sua estrutura física incentiva a convivência em espaços multiusos, coletivos e dinâmicos, assim como seu ecossistema, formado por uma ampla rede de agentes focados no desenvolvimento sustentável.

Foto divulgação

“É um movimento genuíno, verdadeiro de transformação. Eu agradeço muito a existência desse espaço em Juiz de Fora, porque a minha instituição faz muito mais sentido aqui”, explica a empresária e educadora, Daniela Benício, que está à frente da Faculdade Somas, focada em construir processos formativos inovadores, disruptivos e inspiradores. Responsável pela Soberana, faculdade da área de Saúde também sediada no Moinho, André Machado enfatiza que o empreendimento “é um ecossistema vivo que integra três grandes pilares que conversam com a nossa marca: empreendedorismo, sustentabilidade e inovação”.

PUBLICIDADE

Como mais uma materialização de seu ecossistema, o Moinho está lançando o Clube de Benefícios com vantagens exclusivas para empresas e pessoas que estão presentes fisicamente no empreendimento. A iniciativa oferece acesso a uma rede de serviços diferencia dos e oportunidades de networking. No início de 2025, a Zona Norte terá mais um atrativo com a inauguração da Rua Abherta que é uma extensão da Rua Berta Halfeld, com a criação de mais um ponto de ligação dos ônibus com a Avenida JK. Nos finais de semana e feriados, a via será palco para atividades de lazer, cultura e gastronomia ligadas ao com plexo do Moinho.

Inovação também marca as unidades de moradia

Para testar um modelo inovador de moradia por assinatura, o Moinho ativa, no próximo mês, 22 unidades habitacionais que ocupam o sexto e o sétimo andares do prédio onde funcionavam os silos de armazenamento de grãos do antigo Moinho Vera Cruz. A estrutura de concreto traz muita personalidade única ao espaço. As unidades foram projetadas com a identidade de artistas locais, transformando as moradias em verdadeiras galerias de arte personalizadas.

A moradia por assinatura do Moinho é um conceito moderno que se adapta perfeitamente às necessidades contemporâneas de flexibilidade e praticidade, com contratos dinâmicos e ajustáveis. Assim, o empreendimento não apenas oferece um local para se viver, como também cria uma experiência imersiva e cultural, conectando os moradores com a arte e a identidade de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

As unidades usam tecnologias inteligentes que contribuem para a sustentabilidade, a começar pela experiência digital desde os primeiros contatos para ocupação, por meio das plataformas virtuais. No universo físico, o projeto busca soluções que incentivam o uso dos espaços coletivos e serviços auxilia res já instalados no empreendimento, assim como experiências capazes de gerar conexões afetivas. Tudo assinado com a marca da inovação.

Sair da versão mobile