Na metade da década de 1990, uma jovem natural da cidade de Rio Pomba chegou a Juiz de Fora com o objetivo de conquistar um futuro melhor. Em busca de seu primeiro emprego, surgiu a oportunidade de ingressar no mercado de imóveis, como secretária em uma imobiliária. A rotina da empresa, somada à movimentação dos corretores, despertou na jovem a vontade se capacitar, empreender e se lançar no ramo que, por muito tempo, foi sumariamente dominado pelos homens. Hoje, Márcia Lombardi é diretora da Universal Imóveis e uma das idealizadoras e gestora da Setor 1, a primeira rede de imobiliárias da Zona da Mata.
“Abri a Universal aos 22 anos. Apesar de muito nova, já tinha uma bagagem, pois estava no mercado desde os 17. Tinha consciência de que era um ramo bem masculino, logo, meu principal desafio naquele momento foi mostrar meu trabalho com bastante seriedade, comprometimento e profissionalismo. Dessa forma, fui conquistando a confiança e o respeito dos clientes. Felizmente, não sofri nenhum tipo de rejeição ou preconceito por ser mulher. Quando comecei havia poucas mulheres neste mercado, porém, aos poucos, esse quadro foi mudando. Hoje temos muitas mulheres à frente de imobiliárias e também atuando como corretora de imóveis”, relembra Márcia.
Em setembro deste ano, a Universal Imóveis completa 25 anos de mercado, uma trajetória construída através do conhecimento e da tecnologia, tornando mais eficiente os atendimentos nos serviços de administração de aluguel, venda de imóveis e, mais recentemente, administração de condomínio. “Somos fortes nestes setores e temos aprimorado bastante o nicho de administração de condomínios, oferecendo um trabalho diferenciado, com muita transparência e profissionalismo, com o foco na tecnologia para otimizar processos e agilizar a vida dos condôminos e proprietários. Temos utilizado aplicativos que permitem uma comunicação mais eficaz, soluções de problemas e serviços, como agendamentos, emissão de 2º via de boleto, acesso às informações de cobrança, taxas e descontos, reclamações e solicitação de reparos. Tudo isso para que todos os envolvidos ganhem mais tempo. Estamos trabalhando para, a cada dia, sermos ainda mais ágeis e resolver tudo em um prazo máximo de 48 horas”, explica Márcia.
Setor 1: um sonho que virou realidade
Adotar uma linguagem pautada na atualização e na tecnologia foi fundamental para criar a expertise que a Universal tem no mercado. E para compartilhar um pouco das técnicas que ajudam a melhorar o desempenho das empresas, surgiu a Setor 1. “A Setor 1 era um sonho antigo, e, junto do Júlio Ribeiro, da Ribeiro&Arrabal, conseguimos planejá-lo para colocá-lo em prática. Tenho muito orgulho de ser uma das idealizadoras da rede, pois o mundo está caminhando para o colaborativismo, já que sozinhos não fazemos nada. Sempre defendi que precisamos ter liberdade para trabalhar, assim como trocar ideias e experiências entre as empresas. Ter autonomia para fazer um bom trabalho e, ao mesmo tempo, trazer outras imobiliárias para crescer junto com a gente, de modo a tornar esse mercado ainda mais forte, profissional e competente. É um ganha-ganha para todos os nossos clientes e parceiros.”
Não é franquia, é parceria!
Além da Universal, a Setor 1 é composta por outras cinco imobiliárias renomadas e experientes de Juiz de Fora: Alicerce Negócios Imobiliários, Ribeiro & Arrabal, a Dom Imóveis, Almeida Polini Negócios Imobiliários e Mancini e Cunha. E conta com mais de 150 colaboradores, que atuam nas áreas de venda e locação dos imóveis. Uma equipe grande e diversificada contribui para gerar mais liquidez e receita para os ativos dos licenciados. A grande vantagem em ser parceira da rede, para as empresas, é que todas têm total liberdade para manter sua identidade e trajetória. Ao integrar à rede, não há interferências na marca, na gestão e no nicho de atuação. Além disso, os custos de adesão são bem mais atrativos e acessíveis, se comparado aos praticados no franchising.