Ícone do site Tribuna de Minas

Inter Construtora: Uma das 20 maiores construtoras do país

Inter Construtora: Uma das 20 maiores construtoras do país
Fazer diferente e fazer melhor: Equipe da Inter Construtora, que este ano alcançou recordes e se expande para grandes cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo
PUBLICIDADE

“O desastre ou o sucesso de uma pessoa está nos pequenos detalhes. Quando eu vendia frango assado, meu pai me ensinou a fritar um salgadinho e servir um refrigerante gelado para quem estivesse na fila esperando seu frango. Aquilo fazia da fila o melhor lugar do mundo para aquele cliente. São pequenos detalhes”, destaca o fundador e CEO da Inter Construtora Neylson Almeida. Ele aprendeu o que era empreender e descobriu sua vocação aos 17 anos. Vendeu pão com manteiga, frangos assado, cavalos, carros. Hoje mais de 20 mil pessoas vivem em imóveis da Inter Construtora. Uma história que inspira gerações.

Natural de Santos (SP), Neylson, desde muito novo, esteve junto aos pais nos negócios. Aos 3 anos, no colo do pai, atrás do balcão da padaria da família, já dava troco aos clientes. “Eu entendo de gente, quem entende de gente tem uma apólice de seguro contra o fracasso. Entender de pessoas é entregar aquilo que elas esperam e ir além da expectativa. Vendi pão com manteiga no terminal rodoviário de Campinas. Eu ia para a escola com relógio e voltava sem, porque vendia. Toda vez que você tem um problema, é a vida te dando uma oportunidade de sucesso”, pontua.

PUBLICIDADE

Identificando oportunidades

Em 2007, quando tinha uma loja de automóveis, com venda mensal de cerca de 250 carros, Neylson, que sempre morou de aluguel, resolveu comprar sua primeira casa própria. Porém, seu crédito foi negado. Mais uma vez, a vida lhe fechava uma porta para que ela abrisse muitas outras. “Cheguei em casa, e minha esposa, que é de Juiz de Fora, perguntou se eu consegui, falei que não, mas que íamos montar uma construtora, ela pensou que eu estava louco. Eu vi ali naquela tentativa um corretor despreparado, que não entendia de gente. Conheci meu sócio e começamos a construir em condomínios fechados, de alto padrão em Juiz de Fora”, conta.

PUBLICIDADE

Em seguida, Neylson começou a vender imóveis mobiliados, foram mais de 70 casas vendidas em condomínios de alto padrão. O destino mais uma vez mudou tudo para melhor. Ele foi convidado para vender em um feirão da casa própria da Caixa. Foi ali que começou sua parceria com o banco e a construção dos imóveis do projeto federal Minha Casa, Minha Vida. Como sempre, ele queria fazer diferente e melhor: Suas unidades para baixa renda trouxeram mais qualidade de vida para os moradores, com instalação de piso laminado, entrega de área de lazer equipada, wi-fi nas áreas comuns, bicicletário e bicicletas compartilhadas, câmeras de segurança, cerca elétrica e cancela automática, além de muitos outros itens.

Inter Construtora na lista da Bolsa de Valores

“Conseguimos conquistar várias coisas nesses últimos anos, mas nada disso poderia ser conseguido sem a união dos sócios. Cada um teve a sua contribuição para o sucesso da companhia hoje” Neylson Almeida – CEO da Inter Construtora

O negócio deslanchou, porém, como conta Neylson, chegou um momento em que era preciso dinheiro para comprar terrenos para que os empreendimentos fossem erguidos. Foi então que ele teve a ideia de tentar a Bolsa de Valores para captar dinheiro para crescer. Com a coragem de sempre, seguiu para São Paulo sem entender sobre a Bolsa e “bateu na porta” da B3. “Não sabia o que era necessário para listar na Bolsa. Voltei de lá, montei um grupo de trabalho e comecei a fazer nosso formulário de referência. Em 2018, toquei a campainha na Bolsa, mas de uma forma diferente: juntei três ou quatro ônibus com funcionários e fomos para São Paulo. Naquele momento que toquei a campainha, vi gente chorando, ligando para os pais dizendo que estavam na Bolsa. Isso é muito gratificante”, lembra.

PUBLICIDADE

A Inter Construtora foi listada na Bolsa em março de 2018 e hoje está entre as 20 maiores construtoras do país, ultrapassou os limites de Juiz de Fora e possui empreendimentos em São João Del Rei, Cataguases, Ubá, Uberaba, Uberlândia (MG), além de São José do Rio Preto e Araraquara (SP). “Nos últimos três anos, temos nos aperfeiçoado em entregar qualidade mesmo sendo para baixa renda. Depois da listagem na Bolsa, passamos a outro patamar, com governança, transparência”, diz Neylson.

Lançamentos recordes da Inter Construtora em 2020

No primeiro semestre de 2020, a construtora foi impactada diretamente pelas consequências da pandemia da Covid-19. Porém, no terceiro trimestre de 2020, foi iniciada a retomada dos resultados operacionais e financeiros conforme previsto pela companhia. Foram registrados lançamentos recordes, alcançando R$ 482,8 milhões, destacando o primeiro lançamento na cidade de Uberlândia, o que reforça a estratégia da Inter Construtora de expandir sua presença em grandes cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo.

PUBLICIDADE

Além disso, a operação no interior de São Paulo também vem sendo reforçada, com o segundo lançamento da companhia realizado em São José do Rio Preto, fortalecendo a presença da marca na região. Como consequência, no terceiro trimestre deste ano, as vendas tiveram resultado satisfatório, recuperando-se gradualmente mês a mês.

Para o futuro, a Inter Construtora quer acessar o mercado de capitais e avalia o melhor momento. Paralelamente, a empresa foca em melhorias nos processos, visando alcançar maior eficiência no ciclo operacional, com a redução no prazo de construção e melhor gestão operacional e financeira nas obras. “Conseguimos conquistar várias coisas nesses últimos anos, mas nada disso poderia ser conseguido sem a união dos sócios. Cada um teve a sua contribuição para o sucesso da companhia hoje”, finalizou Neylson.

Acompanhe a Inter Construtora no Instagram: @interconstrutora

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile