“Nosso propósito é fomentar o setor produtivo de Juiz de Fora, buscando soluções para as empresas na condução de seus negócios. A complexidade do mercado nos impõe mudanças rápidas, melhoria contínua e, principalmente, uma necessidade de criarmos um sincronismo entre o estratégico, o gerencial e o operacional.” A afirmação é do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), Marcos Casarin, e denota com maestria os desafios encontrados pela entidade no que diz respeito a seu maior ativo no mercado: subsidiar as ações dos empresários e impactar o desenvolvimento da cidade.
Há seis anos à frente da CDL/JF, Casarin encontrou muitas adversidades e identificou no investimento em soluções inteligentes, inovação dos processos, tecnologia e novas ferramentas, a alternativa providencial para avançar em seu corebusiness e, o mais relevante, ser parceiro dos associados, com uma entidade mais produtiva, eficiente no atendimento às demandas dos empreendedores e da comunidade em geral. Ou seja, uma instituição melhor para todos, inclusive para a sociedade.
Atualmente a cidade possui cerca de 40 mil empregos em 10.200 empresas varejistas e atacadistas, número que comprova a importância do setor e de entidades que o representam. Juntos, formam 51% do Produto Interno Bruto (PIB) de Juiz de Fora. Há ainda que se considerar os setores que envolvem instituições financeiras, telecomunicações, eletrodomésticos, instituições de ensino, supermercados, construção, imobiliárias, serviços, indústrias, entre outros atendidos pela Câmara de Diretores Lojistas de Juiz de Fora (CDL).
“Cumprimos nosso papel de ser referência para os empresários, integrando, representando e amparando sempre que necessário. Daí a necessidade da instituição para a história e o desenvolvimento de Juiz de Fora”, completa Casarin.
“Os empresários estão preocupados com a Saúde Pública, mas a saúde financeira de seus empreendimentos também está em jogo. E, cuidar para que cada um deles não sangre ainda mais nessa retração econômica é meu dever como representante do setor”
Marcos Casarin
Presidente da CDL Juiz de Fora
Uma história de desafios e suporte aos empresários
A CDL/JF iniciou suas atividades em 13 de janeiro de 1964 e, mais tarde, assumiu o Serviço de Proteção ao Crédito, o que a habilitou para o uso da sigla SPC em Juiz de Fora. A entidade tem no associativismo sua base e, com esta bandeira, conseguiu construir ações duradouras, com foco em soluções, nos mais variados âmbitos: sociais, culturais, políticos, econômicos, científicos, entre outros. “Somos um braço para o empresário, seja pelos inúmeros serviços ofertados para fomentar negócios, ou pelas ferramentas oferecidas, que trazem maior segurança nas transações, chegando a impactar, inclusive, na queda dos índices de inadimplência”, contextualiza.
Para Casarin, o mercado sempre aspira por mais, e a proposta da entidade é sempre sair da zona de conforto e criar alternativas que contribuam com as atividades comerciais. “Foi neste cenário que idealizamos o aplicativo CDL Descontos & Vantagens. Uma ferramenta certeira para atrair e fidelizar os consumidores cada vez mais exigentes.” Segundo ele, é de suma relevância fazer com que a instituição exerça sua função efetivamente e não de forma protocolar. “Estamos do lado do empresário e trabalhamos sempre em prol do seu sucesso, de maneira transparente e responsável”, ressalta.
Ferramentas que apoiam o crescimento das empresas
A CDL/JF oferece informações cadastrais que apoiam decisões de crédito e negócios, além de outros serviços que fortalecem a gestão com soluções capazes de aumentar a produtividade e os resultados. Possibilita informação de crédito, com o melhor e maior cadastro do Brasil. Com a ferramenta, empresas avaliam o potencial dos seus clientes com base em critérios parametrizados de acordo com a política de concessão de crédito.
Há ainda o Cadastro Positivo, que é um banco de dados contendo histórico de pagamentos realizados por consumidores e empresas. Trata-se de um serviço gratuito em que todos têm direito a participar. O certificado digital também é disponibilizado pela instituição para facilitar transações on-line, otimizando o tempo de maneira prática e segura. Atividades como reconhecimento de firmas e envio de documentos podem ser substituídas por transações on-line com garantia da autenticidade e proteção das informações, podendo ser de pessoa física (CPF) ou pessoa jurídica (CNPJ).
As campanhas de recuperação de crédito são outra ação certeira da entidade. O “Faça as pazes com seu crédito” é uma oportunidade para que os juiz-foranos que estão com nome negativado regularizem a situação e tenham novamente o nome limpo no comércio. “Criamos a campanha para que o consumidor inadimplente tenha mais facilidade e comodidade para negociar as melhores condições de pagamento das dívidas. E o melhor: com descontos que chegam a 50%. Ganha a população, ganham as empresas”, ressalta Casarin.
Desafios impostos pela pandemia
A pandemia de Coronavírus impôs à sociedade sérias medidas restritivas. E a CDL/JF foi a voz que não parou de ressoar em todas as reuniões realizadas pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora no Comitê de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. “Assumimos o papel de liderança para defender e proteger os interesses do empresariado. É a mesma voz que, constantemente, reivindica na imprensa local e regional o cumprimento de direitos e o estabelecimento de regras mais claras e justas”, afirma Marcos Casarin. Mais que isso, “contribuímos de forma consistente para o fortalecimento de nossos associados através de soluções focadas em informação e inteligência digital”.
Para Casarin, a entidade lida com o maior propulsor da economia de Juiz de Fora. “Os empresários estão preocupados com a Saúde Pública, mas a saúde financeira de seus empreendimentos também está em jogo. E, cuidar para que cada um deles não sangre ainda mais nessa retração econômica é meu dever como representante do setor.”
Pensar em CDL/JF também significa reconhecer, além da promoção de inúmeras ações para auxiliar os empresários a superar os momentos difíceis, as iniciativas beneficentes junto a entidades que promovem assistência social. “Caminhamos também ao lado da comunidade, através de ações socialmente responsáveis, como distribuição de máscaras e álcool gel, distribuição de cestas básicas, campanhas de valorização do comércio local e manutenção de empregos.”
A força da entidade
CDL /JF é autoridade de registro
A CDL/JF também funciona como Posto de Atendimento de Certificação Digital do SPC Brasil. Depois de um longo processo de adequação, tornou-se uma autoridade de registro. Ou seja, a entidade poderá credenciar postos de atendimento em Juiz de Fora e região. “Isso porque chegamos a um nível de trabalho e credibilidade que nos permitiu tamanho avanço. Agora, teremos ainda mais agilidade em todos os processos”, orgulha-se Casarin.
Acompanhe a CDL/JF no Instagram: @cdljf