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Camilo dos Santos: A força que vem da crise

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Camilo dos Santos: A força que vem da crise
Eduardo dos Santos e os filhos Felipe e Eduardo no comando da empresa de transportes Camilo dos Santos (Foto: Fernando Priamo)
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Com 17 unidades espalhadas pela Região Sudeste, uma frota de cerca de 250 veículos e quase 800 colaboradores (entre diretos e eventuais). Essa é a Camilo dos Santos. Há quase 37 anos no mercado, a empresa surgiu da garra de seu fundador, Eduardo Santos, que teve como fonte de inspiração seu pai, Camilo dos Santos Filho. Das primeiras entregas de bicicleta e em um Fusca, Eduardo sempre teve em mente que apenas com muito trabalho conseguiria atingir suas aspirações. Hoje, no topo do mercado com os diferenciais de transporte de cargas fracionadas em 24h, rastreamento de carga, monitoramento via satélite, Eduardo prepara a transição para os filhos, Felipe e Eduardo, já atuantes na Camilo dos Santos.

Desde jovem, ainda em Ubá, sua cidade natal, Eduardo conta que via a paixão de seu pai pelo setor de transportes e por toda a dinâmica que isso proporcionava. “Meu pai sempre foi muito corajoso. E para acertar ou errar, tem que primeiro ter coragem. Coragem para acreditar no que se propõe, nas pessoas e nos sonhos. Sempre me modelei nisso, e também me impressionava com os caminhões. Escondido dele, gostava de manobrar os veículos e depois voltar a estacioná-los, deixando exatamente do jeito que ele estacionou. Mas é lógico que ele percebia”, se diverte o empresário.

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Eduardo acredita que essas experiências o levaram a tentar a vida em Juiz de Fora e, ainda na faculdade, aproveitava o caminhão do seu pai, que ia coletar em São Paulo, para trazer para a cidade os fretes que ele vendia. O caminhão parava em Juiz de Fora e deixava suas caixas, que, como ele conta, eram entregues primeiro de bicicleta e depois de Fusca. Com visão empreendedora, Eduardo fez da república de estudantes que morava sua primeira sede de empresa. “Todos lá já sabiam que, quando o telefone tocasse, tinha que atender como se estivesse na transportadora. Depois, quando o meu pai quis desfazer da empresa, meus irmãos assumiram a sociedade. Como eu não quis, meu pai me deu um dos caminhões. Foi assim que começou o Rodoviário Camilo dos Santos Filho. Parece ontem, mas já tem quase 37 anos”, diz.

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Sucesso com muito trabalho

(Foto: Fernando Priamo)

“Não existe uma fórmula pronta para o crescimento de um empreendimento que não seja através de muito trabalho, além da confiança nas pessoas, pois são elas é que dão vida a um negócio. Você pode ter uma boa ideia, toda a estrutura, a tecnologia mais avançada, mas precisa entender que são pessoas que tocam tudo isso. E pessoas não são máquinas. Todas têm seus pontos fortes e seus aspectos que podem ser aprimorados, e isso varia para cada um. Compreender isso e se dispor a mergulhar nessas características para tirar o melhor de cada um são itens fundamentais para se ter sucesso”, destaca Eduardo Santos.

Desde o início, a Camilo dos Santos se prendeu muito nos objetivos que humanizam os processos. “Isso é reconhecido pelos próprios colaboradores, que apontaram, em pesquisa interna recente, o compromisso e o sentido de justiça como os maiores valores da empresa. Ou seja, o que é combinado aqui é cumprido. Além da equipe mais qualificada e engajada, é essencial também estar atento ao mercado. De uma maneira geral, os mercados já são assim, mas no transporte o movimento é ainda mais rápido. Não basta acompanhar. É preciso estar junto dessas mudanças frequentes, inerentes ao segmento. Para isso, muitas vezes é preciso, além de um bom diagnóstico, agilizar movimentações, não ter medo de investir.

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Por fim – e talvez o mais importante – é ter sempre foco que a satisfação do cliente é que faz o sucesso do negócio. Costumamos dizer aqui na Camilo que o nosso processo de venda de frete só acaba quando o cliente nos contrata pela segunda vez. Vendemos algo intangível, espaço dentro da carreta. Ou seja, vendemos a qualidade do nosso processo de fazer com que a encomenda chegue aos nossos clientes de acordo com o que foi combinado”, detalha.

Foi assim que a Camilo dos Santos levou sua credibilidade para outras praças além de Juiz de Fora: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Petrópolis, Campinas, Varginha, Pouso Alegre, Uberlândia, Vitória, Macaé, Nova Friburgo, Cabo Frio, Volta Redonda, Barbacena, São João del Rei e Conselheiro Lafaiete.

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Hoje são 520 colaboradores diretos, além de mobilizar outros 250 indiretos. O empresário conta que gosta de calcular isso em famílias. São quase 800 famílias representadas na rotina diária, a família Camilo dos Santos.

Construir hoje o amanhã

(Foto: Fernando Priamo)

Para Eduardo, contribuir não é somente gerar emprego e renda para as pessoas que fazem o dia a dia da empresa. Investir onde se atua passa também por buscar melhorar a realidade de todas as formas. A Camilo dos Santos investe na educação e no esporte como base para a formação de uma sociedade qualificada.

No esporte, uma das paixões de Eduardo, a empresa organiza anualmente uma corrida dentro do ranking de corridas rústicas da cidade, que terá sua décima edição em 2021, atraindo mais de 2.500 pessoas e sendo reconhecida pela sua qualidade. Na educação, a empresa mantém uma escola de ensino infantil que beneficia 50 crianças no Bairro Bela Aurora, Zona Sul, o Centro Educacional Nice Braga dos Santos. “Tenho isso de forma muito séria em meu radar em todos esses anos. Além de buscarmos práticas que impactam o menos possível o ambiente, privilegiamos as pessoas sempre. Acredito que tudo isso é ainda pouco pelo que a cidade e sua população permitiram à Camilo nessas quase quatro décadas, mas é a nossa maneira de ajudar nos primeiros passos dessa turminha que, em breve, fará parte da população que irá ditar os rumos de Juiz de Fora.”

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A força que vem da crise

Baseando seu negócio no respeito às pessoas, no produto de qualidade, na agilidade da entrega e no preço justo. É assim que vem a força necessária para enfrentar e vencer as crises econômicas nacionais que se passaram ao longo da história da empresa. “O caminho que escolhemos foi sempre adaptar o nosso custo ao que tínhamos capacidade de arrecadar. E sermos rápidos nesse ajuste. Ao mesmo tempo, tínhamos que estar sempre preparados para os momentos de bonança, os intervalos entre uma crise e outra. Quem vai à fonte primeiro, bebe água fresca, não é? Isso significa estar pronto para o que o mercado oferece de desafio”, diz Eduardo.

A pandemia, uma das maiores crises dessa trajetória, pelo seu impacto e, sobretudo, pela concentração de variações em um curtíssimo intervalo de tempo, forçou muitas decisões, e rápidas, em várias reviravoltas. Foi estabelecido um comitê de crise, onde foram centralizadas as decisões, em seguida compartilhadas com todo o time. “Fomos transparentes e, ao mesmo tempo, usamos a tecnologia para integrar todas as nossas bases, através de reuniões virtuais diárias com nossos gestores e um amplo programa de capacitação para nossos colaboradores. Em seis meses, realizamos mais de 50 cursos, que envolveram praticamente todos os nossos funcionários. Além do treinamento, o programa serviu como ferramenta de diálogo, divulgação, união, empatia e mobilização do time diante de todas as incertezas do momento. Acabou sendo um divisor de águas.”

Para ele, o novo mundo pós-pandemia traz grandes desafios. “Trabalhamos com serviços, e os serviços são muito afetados pelo comportamento dos consumidores. Mas continuam sendo serviços, contratados por pessoas, realizados por pessoas. A tecnologia é meio para chegar até elas, assim como os caminhões. O importante é estarmos preparados para atender bem, para encantar os clientes. Fazendo isso, viabilizamos o negócio, crescemos a empresa e retornamos para a sociedade. Como todos, ainda estamos enfrentando as consequências da pandemia. Mas posso afirmar que sairemos mais fortes dela por conta de todas essas ações.”

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Juiz de Fora e a Camilo dos Santos

O carinho e comprometimento de Eduardo Santos por Juiz de Fora são inegáveis. Para ele, além de ser um dos melhores lugares para se viver no país, Juiz de Fora pode e deve ser um ambiente de negócios propício para o desenvolvimento que gera qualidade de vida para seu povo. “Já que estamos falando de logística, o município tem uma das localizações mais estratégicas do Brasil, possui boa e séria mão de obra e uma tradição de empreendedorismo, de inovação, de buscar sempre estar à frente do seu tempo.

Estes são ativos importantes que devem ser aproveitados pelas empresas, mas também pelo poder público e pela própria população. Juiz de Fora é a nossa casa, aqui começa nossa estrada. A cidade nos acolheu e sempre acreditou no nosso trabalho. Foi daqui que crescemos nossa atuação, ampliamos nossas filiais e, principalmente, montamos a vitrine do trabalho que oferecemos nas demais cidades e estados. É justo, pois, retribuirmos toda essa confiança. E fazemos isso com muito trabalho, buscando a melhor qualidade para nossos clientes.”

Futuro de transição

Eduardo destacou que “vive do presente”. Para ele, tudo que se projeta para o futuro é construído com ações pautadas no hoje. “É por isso que sou acelerado. Penso, planejo e ajo. Se vai dar certo ou não, têm condicionantes que não dependem de mim. O certo é que minha parte será feita, sempre. É assim que a Camilo também atua. Nosso time incorporou essas características, e eu acabo intensificando as minhas quando a empresa manda. E hoje ela manda que eu faça a transição para os meus filhos, Felipe e Eduardo. Os dois estão na empresa já há alguns anos, e têm função ativa nas áreas operacional e comercial. Procuro fazer com eles o que tive do meu pai, exemplo de trabalho, dedicação e comprometimento com as pessoas e com a empresa. Depois desses 36 anos, é chegada a hora de passar o bastão. Preciso ter sempre responsabilidade pelo que a Camilo determina. Foi dessa maneira que chegamos até aqui. E dessa maneira, creio, podemos chegar ainda mais longe”, finaliza Eduardo.

Acompanha a Camilo dos Santos no Instagram: @camilodos_s

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