Trabalhadores que atuam no segmento de asseio, conservação e limpeza urbana, tanto de Juiz de Fora quanto das cidades da região, contam, há mais de 12 anos, com umas das representações sindicais mais reconhecidas e atuantes junto aos órgãos ligados ao trabalho: o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de Juiz de Fora e Região (MG) (Sinteac). Nesta trajetória de lutas, a organização foi crescendo e dando visibilidade a essas categorias, que sempre se sentiram ignoradas e invisíveis pela sociedade, conseguindo garantir direitos e ampliar o acesso a serviços e orientações. Para 2020, o sindicato planeja envolver ainda mais as classes representadas para que fiquem cada vez mais informadas sobre seus direitos.
“Temos como principal desafio mudar a mente do trabalhador de modo a engajá-lo. É preciso que ele entenda sobre a importância da qualificação profissional e veja a nossa entidade sindical como uma parceira. Nesses 12 anos à frente do sindicato, nossas maiores conquistas foram: obter maior respeito da sociedade aos trabalhadores, conseguir reajustes salariais sempre acima da inflação e implantar benefícios além da remuneração dos nossos trabalhadores, bem como o vale alimentação e o programa de saúde. Estamos diariamente ouvindo os trabalhadores e mantendo um diálogo aberto com os empresários”, destaca o presidente do Sinteac, Sérgio Félix.
Poder estar à frente de uma entidade como o Sinteac, para Sérgio, é uma forma de realização pessoal. Por ter sido porteiro e sentir na pele a discriminação, ele sente-se motivado a ir à luta por justiça, por mais respeito e por mais igualdade. “Mesmo hoje sendo advogado, ainda sinto discriminação. E com meus companheiros de portaria e limpeza não é diferente. Por isso me empenho tanto em incentivá-los e mostrar a eles que todos nós somos capazes de alçar voos maiores e que não temos que nos limitar. Por isso é importante o trabalhador buscar uma representação para ficar atento aos seus direitos e deveres, e saber que existe alguém que o defenda. Além de todas as ferramentas de defesa, garantia e melhoria dos benefícios aos trabalhadores, o Sindicato ainda oferece uma vasta gama de convênios em serviços de saúde, lazer e bem-estar aos associados.”
Além do programa de saúde, os trabalhadores associados ao Sinteac têm acesso a serviços exclusivos, como assistência jurídica e social. Com a recente ampliação de sua sede, tanto física quanto humana, a entidade consegue fornecer um atendimento mais adequado ao trabalhador. Outra conquista que tem contribuído muito para formar esse diálogo entre o sindicato, os trabalhadores e a sociedade é a implantação de uma assessoria de comunicação, que atua na produção de conteúdos informativos no site do Sinteac (www.sinteacjf.com.br), redes sociais e informativos impressos e digitais, disponíveis para download em seu portal.
Uma história pautada no reconhecimento
A história do Sinteac começa em 2003, quando um grupo de trabalhadores estava insatisfeito com a representação sindical, à época, sob a responsabilidade do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Bares e Similares de Juiz de Fora. Depois de muitos anos de disputa judicial, em 2006 o Sinteac foi reconhecido judicialmente como único e legítimo representante dos trabalhadores do segmento de asseio, conservação e limpeza urbana, uma categoria que, até então, não havia quem lutasse e defendesse seus interesses. Desde então, o sindicato vem se destacando nas negociações junto às organizações. Além dos benefícios já citados, o sindicato orgulha-se por ter obtido garantias aos trabalhadores relativas ao pagamento em dobro em feriado e escala 12X36. Para esses avanços, o Sinteac conta com uma diretoria bastante atuante, que tem como principal foco lutar por melhores condições salariais e de trabalho para todos os trabalhadores e seus dependentes.
Endereço: Rua Barão de São Marcelino, 165, Alto dos Passos
Telefones: (32) 3218-7127 / 3212-0803 / 3321-0227
Funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 17h. Sexta, das 8h às 16h