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Estratégias para a retomada segura de bares e restaurantes

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18.09.2020 05
Restaurante Choupana adotou protocolo de higienização em todo o seu espaço (Foto: Fernando Priamo)
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O peixe é a especialidade na Choupana, situada no Mariano Procópio. O restaurante surgiu nos anos 1980 e, ao reabrir em 2015, manteve as mesmas receitas que fizeram sucesso na época. Durante a retomada, em pleno isolamento social, o restaurante precisou se reinventar para continuar recebendo seus clientes de forma segura. Para cumprir com os protocolos de segurança, o negócio perdeu quase 50% das mesas e cadeiras. Com isso o espaço ficou mais harmonioso, garantindo a distância segura entre as pessoas. Através de materiais básicos de limpeza, o restaurante segue fornecendo ambiente limpo e agradável para os consumidores.

Segundo o proprietário do estabelecimento, Marcos Antônio de Assis, o atendimento ainda está engatinhando, visto que muitas pessoas ainda estão com medo. “O domingo continua sendo o melhor dia, ainda não é o movimento esperado, mas, devido à situação, já está bom. Investimos no uso do álcool em gel, na limpeza das mesas e na higienização do ambiente”, conta. “Nosso público é mais família, está começando a voltar”, diz o empresário.

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Os funcionários precisaram adotar medidas específicas, como usar o uniforme apenas no restaurante. “Eles não podem chegar nem sair com o uniforme. Os sapatos também precisam ser trocados ao entrar na Choupana”, informa Assis. “Já os clientes devem usar máscara e álcool em gel na entrada. O foco é a segurança nossa e dos consumidores, para que a gente evite ao máximo a proliferação do vírus.”

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Boa comunicação e relação de transparência

Sede do Sebrae em Juiz de Fora, onde empreendedores podem buscar orientação sobre como proceder na pandemia (Foto: Fernando Priamo)

De acordo com o analista do Sebrae Minas, Gustavo Magalhães, o restaurante precisa ficar atento às normas de biossegurança. “Disponibilizar um ambiente seguro deve ser evidenciado, por isso é importante criar uma comunicação clara com seu cliente – em quadros de avisos, banners e cartazes -, assumindo que essa é uma das principais preocupações do estabelecimento durante este momento delicado. Isso transmite sensação de tranquilidade e mostra que, realmente, aquela equipe de colaboradores está efetivamente preocupada em não ser ali um ponto de disseminação do vírus”, sugere.

Outra sugestão é permitir que o cliente veja a parte interna da cozinha. “Os cuidados precisam ser redobrados no estoque, com alimentos, e na limpeza deste setor. É interessante também possibilitar a entrada do cliente na cozinha, caso queira ver como estão sendo as mudanças. A transparência na relação mantém o cliente tranquilo e seguro de que está frequentando um ambiente com risco controlado e de que a probabilidade de se contaminar no espaço é reduzida por conta dos protocolos”, indica Gustavo.

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Endereço: Av. Olegário Maciel, 436 – Santa Helena
Telefone: (32) 32574712
Site: www.sebraemg.com.br
Instagram: @sebrae.minas

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