
No domingo, às 8h, acontece a 9ª Corrida de rua Camilo dos Santos, com percurso de 8,8 km e largada e chegada no Centro de Futebol Zico. Os atletas partem em direção ao estádio, contornam e seguem para a BR-440, fazendo o retorno na Represa de São Pedro de volta ao Zico. Já os participantes da caminhada, que ocorre também no dia 22, cumprirão a metade do percurso, com 4,5km. As inscrições para as provas podem ser feitas nas lojas Terra Bike e Endorfina ou pelo site camilodossantos.com/corridaderua2019. São ofertadas 2.500 vagas, com troféus de medalhas para os cinco primeiros colocados nas categorias masculino e feminino, as três primeiras equipes masculino e feminino e para as equipes PCD (pessoas com deficiência) masculina e feminina. Além disso, todos os participantes que cumprirem todo o percurso receberão medalhas.
No sábado, as atividades na Via São Pedro começam às 8h com o desafio entre 12 equipes da cidade, cada uma com 15 integrantes. Esta competição ocorreu pela última vez em 2016 e, atendendo a pedidos, a Camilo dos Santos decidiu retornar com ela este ano. Um congresso técnico, sob a coordenação do ultramaratonista Gláucio Monte-Mór, expôs as regras da gincana. Cada equipe escolheu uma entidade filantrópica para representar. O prêmio em dinheiro será destinado 100% para esta instituição.
Para vencer a competição, as equipes precisam cumprir sete provas, três delas foram repassadas aos participantes no congresso técnico. São elas: arrecadação de fraldas geriátricas, captação de doadores de sangue para o Hemominas e a torcida mais animada presente no dia do desafio. Esta última prova será decidida por um júri formado por três jornalistas convidados pela Camilo dos Santos.
As outras quatro provas só serão informadas no dia do desafio. Elas serão baseadas em atividades físicas que vão testar força e velocidade. As pontuações de todas as provas serão somadas, e os vencedores serão anunciados no domingo, logo após a premiação da corrida. “Este é um evento 100% social. Tanto o dinheiro do prêmio quanto as fraldas arrecadadas serão destinados a projetos sociais escolhidos pelos participantes”, frisa Keley Lopes, lembrando que haverá arquibancadas no local para que o público possa assistir de perto ao desafio, que tem previsão de término ao meio-dia.
Às 15h, será realizada a corrida infantil para atletas de 6 a 15 anos, com percurso de cem a mil metros, dependendo da idade. A prova, que terá coordenação técnica do professor da UFJF Jorge Perrot, terá a mesma estrutura da corrida de domingo, incluindo o kit atleta. “Nossa proposta é inserir a criança desde cedo no esporte. Não queremos incentivar a competitividade e sim incentivar a participação dessas crianças. Por isso, não haverá premiação individual, e sim coletiva. Todas as crianças vão receber medalhas. “ Serão aceitas 300 inscrições para a prova infantil, sendo que 200 serão destinadas a integrantes de projetos sociais cadastrados na Prefeitura.
Prova inédita
Ainda no sábado, às 16h30, haverá a 1ª Corrida dos Funcionários da Camilo dos Santos. “A empresa sempre incentivou a prática de esporte entre seus colaboradores, inclusive mantém um profissional qu treina a equipe Sangue Azul Team, formada só por funcionários. Mas nossos atletas sempre trabalham como staff da corrida, e nunca puderam participar. Corriam outras provas, menos a da Camilo dos Santos”, afirma a gerente de comunicação e marketing da empresa.
Para dar uma oportunidade a seus colaboradores, este ano a Camilo Santos decidiu organizar uma prova só para eles, com um trajeto menor, 5,5km. “Entendemos que o percurso menor será um atrativo para quem nunca correu”, diz Keley. Segundo ela, a empresa convidou os funcionários de todas as filiais da Camilo dos Santos no país para a prova. “A empresa vai pagar transporte e hospedagem. Vem funcionário do Rio, São Paulo e Espírito do Santo. Esperamos a participação de aproximadamente 200 atletas.”
Dia: 22 de setembro
Largada: 8h, Via São Pedro
Percurso: 8,8 km
Inscrições:
Lojas Terra Bike e Endorfina ou pelo
site camilodossantos.com/corridaderua2019